Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera,

Primeiramente sinto muito caso esteja postando na sessão errada do forum pois é meu primeiro post. Caso esteja errado por favor me mostrem aonde posso posta-lo novamente!

Então o problema que estou enfrentando é o seguinte,

"Montei" um PC novo recentemente e estou tendo problema com a temperatura do Processador. 

Devido ao problema efetuei a troca do cooler stock por um Cooler Master  Hyper 212X (já que vi muitas reclamações do cooler stock do processador na internet). Porém mesmo com a troca jogando Dragon Age Inquisition no mínimo de tudo, o processador chegou a atingir temperaturas de 61º. E enquanto utilizo ele (como agora por exemplo) ele fica com a temperatura entre 38 - 45º.
É normal essa temperatura? Se não, o que posso fazer para melhorar? Coloco um water cooler? 

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Obs.: Estou utilizando a pasta térmica que veio com o cooler da cooler master.

Seguem algumas informações do computador:

Placa Mãe: Gigabyte GA-78LMT-USB3
Processador: Vishera Amd Fx-8320
Memoria: Corsair Vegeance 8Gb
Placa de Vídeo: Nvidia GeForce 9800GT
Fonte: Corsair 550VX - 550w Real
Gabinete: GABINETE PCYES! JAVA

post-709569-0-83156300-1417980054_thumb.

Postado

Seguem algumas informações do computador:

Placa Mãe: Gigabyte GA-78LMT-USB3
Processador: Vishera Amd Fx-8320
Memoria: Corsair Vegeance 8Gb
Placa de Vídeo: Nvidia GeForce 9800GT
Fonte: Corsair 550VX - 550w Real
Gabinete: GABINETE PCYES! JAVA

Postado

Abra a Box verifique se o Cooler está  a funcionar bem, CPU, Coolers mal montados/encaixados provocam temperaturas elevadas.

Quantas ventoinhas tem ao todo na Box?

As voltagens estão todas  muito baixas, experimente com outra fonte

• Curtir 1
Postado

Opa, as tensões estão baixas porque essa série de processadores varia o clock de acordo com a exigência de uso.

O meu processador por exemplo, quando está "parado" fica a 1,9GHz e tensão também menor que 1V.

Teste a temperatura com o SpeedFan, só pra conferir; as vezes tenho problemas aqui com o HWmonitor.

Com esse cooler realmente a temperatura está estranha.

Veja para qual lado está a ventoinha do cooler, virada para placa de vídeo, memórias? Não está puxando calor de nenhum lado?

Postado

Tome muito cuidado ao usar esses FX octa-core com essas placas-mãe mais simples. Geralmente o VRM não aguenta e algumas a proteção não age conforme o necessário.

Um tempo atrás fiz um tópico onde tive um FX-8120 e uma MSI 970A-G46 e pipocou meu processador e a placa-mãe, e os sintomas eram parecidos com o seu PC.

De qualquer forma, se tiver outra placa-mãe disponível para testar, recomendo que teste. Claro, posso estar enganado, mas de qualquer forma não deixa de ser um cuidado a mais para não ter um prejuizo maior.

Qualquer coisa, faça a consulta das placas-mãe que tem uma proteção de VRM e se alguma tem algum problema com FX octa-core.

https://docs.google.com/spreadsheet/pub?key=0AgN1D79Joo7tdE9xMUFlMEVWeFhuckJEVF9aMmtpUFE&chrome=false&gid=3

Postado

Temperatura mínima de -91ºC está errado. Você atualizou o BIOS da placa-mãe? Elas são antigas, e o FX-8320 é relativamente novo.

Essas placas-mãe não são aconselhadas para os octacore. O VRM vai trabalhar no limite. Veja se precisa atualizar o BIOS e faça a leitura com o AIDA64. 

Postado

@PPK2 A box que você diz seria no gabinete? se sim o mesmo possui 2 coolers. Um na parte traseira e outro na parte frontal.
e o cooler do processador esta funcionando normalmente...

@Japz Eu realmente não tenho outra placa mãe compatível com esse processador para testar, será que o problema seria essa placa mãe? 

@felipesyopan o Cooler do processador esta "virado" na posição em que puxa o ar da parte traseira do gabinete, onde tem outro cooler que puxa o ar de fora do gabinete pra dentro. Abaixo a temperatura com o SpeedFan e com o Programa usado anteriormente.

post-709569-0-73495700-1418163802_thumb.

Postado

Se for placa-mãe rev.5.0 está correto, não tem outro BIOS para fazer upgrade, mas você podia conferir na placa-mãe.

Se puder, coloque o print do AIDA64 com as temperaturas para a gente ver.

Postado

Qual a média de temperatura na sua cidade?

Aqui na minha cidade não estou confiando que a o cooler vá puxar ar frio de fora do gabinete, então coloquei meu cooler puxando ar de baixo e troquei o cooler traseiro do gabinete para o topo(minha fonte é na base do gabinete), puxando o ar do cooler para cima. Acho que, como o calor tende a subir, isso esteja dando certo.

Até acho que como o meu está talvez possa puxar um pouco de calor da traseira da placa de vídeo para o processador, outra hora vou testar puxando da direção das memórias para a traseira, com cooler traseiro.

O meu cooler é o Cooler Master TX3, e as temperaturas estão boas.

Será que não vale a pena tentar jogar o ar quente pra fora?

Depende um tanto da temperatura da sua cidade também..

Obs. Meu processador é um A8-6600K, rodando a 4,5GHz.

Postado

Não estou tendo tempo de ver, mas também acho que 60ºC não é tão ruim assim, mas dá para melhorar.

Como você tem o Hyper 212X, que não é ruim, a única coisa que pode melhorar é:

Aplicar pasta térmica de qualidade - MX4 / DeepCool, por exemplo.

Aplicar pasta térmica corretamente - tem vários posts explicando.

Limpar o dissipador do cooler e a CPU corretamente - com álcool isopropílico e filtro de café de papel, que não solta fibras.

Ventilação adequada do gabinete - fonte embaixo.

Em CPUs da AMD de 125W, é preciso comprar placas-mãe fortes, com dissipador no VRM e de preferência com 8 fases para a CPU - se o northbridge e o VRM sobrecarregarem e superaquecerem, a temperatura do soquete vai na Lua.

Fonte de qualidade.

Checar o encaixe do cooler e tomar cuidado para não puxá-lo, mas sim girá-lo antes de soltar a pasta térmica da CPU.

E assim por diante.

No geral, não tem mistério. Meu FX-6300 com cooler Zalman 9900NT e placa-mãe GA-970A-D3P deixa o bichinho sempre entre 25ºC e 45ºC, sendo que raramente chega aos 50ºC.

Postado

@felipesyopan Realmente aqui em minha cidade esta um cado quente, vou tentar verificar a temperatura no ar condicionado...
@EitaNoís O maximo que chegou aqui foi 61 jogando, isso me preocupa um pouco por quase todas as peças serem novas =/
@Contiusa Vou tentar comprar uma pasta térmica melhor pra ver se da alguma diferença!

• Curtir 1
Postado

@mrportgas suas voltagens estão incorretas, e suas temperaturas também estão incorretas, o que não é normal.

Sua fonte pode está com problema.

Teste com outra fonte,  e veja novamente nos programas, temperatura, e as voltagens. 

Caso não mude com outra fonte emprestada, faça a

atualização da BIOS. 

Postado

Processador AMD esquenta muito meu phenom  no inverno nem precisava de aquecedor no quarto era só Jogar aquecia todo o ambiente kkk

mas é tenso AMD esquenta Muito mesmo eu resolvi meu problema deixando a tampa lateral aberta e deixando o pc num lugar bem arejado a temperatura dele fechado antes era de 75 a 85C +- e olha que moro em Curitiba onde é quase o Ano todo frio agora faz tempo que não controlo mas a ultima vez que vi acho que estava +- 60 C Jogando e o meu lembro bem desde o dia que comprei sempre aqueceu muito 

Postado

@mrportgas suas voltagens estão incorretas, e suas temperaturas também estão incorretas, o que não é normal.

Sua fonte pode está com problema.

Teste com outra fonte,  e veja novamente nos programas, temperatura, e as voltagens. 

Caso não mude com outra fonte emprestada, faça a

atualização da BIOS. 

É impossível as tensões estarem como esses programas indicam.

A fonte dele está boa, o que está ruim ai são os programas que não estão se dando bem com os sensores da placa-mãe.

• 2 anos depois...
  • 5 semanas depois...
Postado

@Luiz Lourenço Neto Conseguir resolver eu resolvi, porém com um water cooler. Coloquei um H75 da corsair e nunca mais tive problemas com a temperatura do processador. Com o passar do tempo, antes do water, comecei a ter temperaturas muito absurdas no processador principalmente no verão. Comprar o water foi um gasto a mais, porém realmente valeu a pena já que as temperaturas caíram quase que 80% e no futuro poderei usar ele em outros processadores.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!