Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programa de desenvolvimento de placas de circuito impresso.


Jofreyjaf
Ir à solução Resolvido por xyko-2020,

Posts recomendados

Galera,

Quero desenvolver um projeto no diptrace, mas encontrei uma dúvida nas bibliotecas, por exemplo, 

como vou saber na biblioteca qual é o capacitor radial de 47uf por 25volts se os componentes estão com descrição 

diferente pois não entendo como estão descritos lá na biblioteca, pois no caso dos capacitores dependendo da tensão e dos uf muda o tamanho do capacitor

isso vale para os resistores também pois dependendo de quantos watts é, também muda o tamanho.

 

exemplo: 

 

na biblioteca está assim --- CAPPR - 10/30h20

             QUE CAPACITOR SERIA ESTE???

 

anexo uma imagem para entender melhor minha dúvida... 

 

ME AJUDEM POR FAVOR JÁ PROCUREI ESTA INFORMAÇÃO EM VÁRIOS LUGARES E NÃO ACHO SOLUÇÃO...

NEM NO MANUAL DO PROGRAMA TEM ISSO...

 

VALEU...

post-746757-0-00717800-1418265660.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, amigo, obrigado mesmo,,,,

 

 

Dei uma olhada no arquivo e é muito bom,  sim esclarece muita coisa, mas ainda tem uma complexidade,,,,, td bem vejo lá na biblioteca um componente e suas dimensões, mas na hora de usar meu componente tenho que sair medindo ele com o paquímetro para saber se quando eu imprimir  ele vai encaixar nos furos ou tentar encontrar o datasheet de cada componente do meu projeto para comparar com o componente que encontrei na biblioteca.....será que tem uma maneira mais simples de achar o componente na biblioteca que seja igual ao que vou usar no projeto ou o programa é complexo assim mesmo....

 

valeu pela ajuda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1ªmente informo que não conheço o programa mas já trabalhei com cads pcb desde a época do tango for dos.

 

amigo por gentileza não leve pro lado pessoal mas tem uma maneira sim: alguns anos de experiência,calos, um pouco de intuição, técnica, arte, etc (e um pouco de magia.rs). Então vou te dar uma dica mágica de alguns anos de experiência: no seu projeto pcb, planeje caber componentes de mais de um tamanho, obviamente sem comprometer o limite de tamanho da pci. p.ex. SMD crie padrão de componentes que comportem 0806 e 0603 ou 0604 e 0402. PTH capacitor pm tem vários tamanhos com mesmo valor, o mesmo para eletrolíticos. Isso para trabalhos profissionais. Para trabalhos made in home a dica é: tenha os componentes em mãos antes de começar o projeto pcb.

 

Enfim, espero não tê-lo ofendido e que lhe possa não  ser totalmente inútil

 

Sucessos!

 

edit erros de digitação

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Isadora está certa!

Meus projetos são para meu uso. Não são comercializáveis.

Não uso o mesmo CAD que você.

Criei uma biblioteca com os mais variados componentes.

Medi quase tudo no paquímetro.

No começo dediquei muito tempo para criá-los, mas agora colho os frutos.

A minha biblioteca não segue os padrões de bibliotecas criadas, existentes nos programas. Desenho o componente (com suas ilhas) em um arquivo ponto PCB do software. Quando preciso usar o componente, simplesmente uso o Ctrl Copy e Ctrl Paste.

 

Componentes_zps35744833.jpg

 

Antes de fazer o layout, verifico o tamanho do componente que JÁ POSSUO. Aí então é que faço o layout.

Já tenho alguns componentes SMD, mas evito usá-los. Como são meus projetos, então não tenho a necessidade de tanta redução de tamanho.

Já uso óculos há um bom tempo e tentar acompanhar a redução dos componentes é uma batalha perdida. Minha visão só tende a piorar e os componentes só tendem a diminuir de tamanho.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezada Isadora,

 

Não se preocupe com o comentário que fez, com relação a experiência eu tenho também, já elaborei vários componentes no tango 2000 pois me estressava aquelas nomenclaturas que não batia com os componentes que precisava usar no projeto, quando imprimia o layout e colocava o componente no local do desenho não dava certo agrrr, aí tinha que começar tudo de novo,,,,,,só estou tentando saber se tem alguma maneira mais prática de se livrar das bibliotecas complicadas destes programas, mas parece que o único jeito é elaborar sempre as próprias bibliotecas com a linguagem que a gente entende não é?  ou ler muito e tentar entender as bibliotecas do programa que cá pra nós é muito chato....hehehe...

 

Valeu pela dica vou continuar minha Luta..

 

Abraço....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!