Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o motivo dos bancos usarem o Windows XP no caixa eletrônico?


Ir à solução Resolvido por minoso,

Posts recomendados

Trabalhei durante 10 meses no itaú ajudando no caixa eletrônico e fiquei muito surpreso ao descobrir que utilizam até hoje o Windows XP neles. sinceramente por questão de segurança eu acreditava que utilizavam o Linux ou algo do tipo. não é a toa que vive caindo os servidores dos bancos em dias de pagamento e vive dando problema nos caixas de várias agências.

 

 

O sistema parou de receber atualizações da Microsoft e é um dos mais inseguros que já vi. Qual o motivo dos bancos continuarem com ele e não migrar para uma versão mais recente ou outro S.O. que ajude a acabar com a lentidão e problemas?

 

pelo que vi Bradesco, Santander e Itaú são os que utilizam o Windows XP. Banco do Brasil e caixa utilizam o Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Windows XP que roda nos caixas automáticos foi lançado em 2001, enquanto o Windows 7 chegou ao mercado oito anos depois. Isso significa que existe quase uma década de diferença nos requisitos mínimos de hardware utilizado. Como você deve imaginar, os computadores dos caixas automáticos não são equipados com componentes muito poderosos, uma vez que executam apenas funções básicas.


 


Sabendo disso, não é difícil perceber que muitas máquinas podem não conseguir executar o Windows 7. Ou seja, além de alterar o software utilizado pelos caixas eletrônicos, os bancos ainda terão que modificar os próprios computadores. Dessa maneira, é bem possível que nem todos os bancos consigam realizar a substituição. Este mesmo conceito se aplica a não-utilização do sistema Linux - incompatibilidade de software, talvez?


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

O Windows XP que roda nos caixas automáticos foi lançado em 2001, enquanto o Windows 7 chegou ao mercado oito anos depois. Isso significa que existe quase uma década de diferença nos requisitos mínimos de hardware utilizado. Como você deve imaginar, os computadores dos caixas automáticos não são equipados com componentes muito poderosos, uma vez que executam apenas funções básicas.

 

Sabendo disso, não é difícil perceber que muitas máquinas podem não conseguir executar o Windows 7. Ou seja, além de alterar o software utilizado pelos caixas eletrônicos, os bancos ainda terão que modificar os próprios computadores. Dessa maneira, é bem possível que nem todos os bancos consigam realizar a substituição. Este mesmo conceito se aplica a não-utilização do sistema Linux - incompatibilidade de software, talvez?

 

minoso, Obrigado por me responder. só mais uma coisa: se um determinado banco que usa o Windows XP não conseguir migrar para um novo S.O. o que poderá acontecer com ele no futuro na questão das informações de contas de usuários(Conta Corrente e Conta Poupança)? essas informações podem estar em risco? seria melhor as pessoas mudarem suas contas para bancos com o S.O. mais seguro ou não mudará nada na questão da segurança?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Acho que isso é uma preocupação demasiadamente exagerada.

 

Se o banco está onde está e com o portfólio que possui, não é por menos. Também não será o sistema operacional que ele usa que o definirá como absurdamente seguro ou não.

 

É claro que segurança sempre foi algo questionável quando comparamos Windows com Linux, mas ainda assim não é o sistema operacional o único responsável pela segurança detida pelo banco. Eles possuem toneladas de programas, configurações e servidores que servem de escudo e muralha contra os ataques.

 

Com relação a migrar, no caso do XP que não possui mais suporte direto da Microsoft, é questão do banco se planejar levando em consideração vários itens:

  • O hardware atual vai suportar o Win7 ou 8?
  • Qual será o investimento para que o hardware atual suporte novas versões de SO?
  • Qual o impacto para o banco e para o usuário final na migração?
  • Qual a real necessidade? A segurança está mesmo sendo posta a prova?
  • etc
  • etc
  • etc
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, o hardware do caixa eletrônico é comparado é um Athlon XP, acho que até um Pentium 4 consegue bater. A ideia original era o banco rodar sistemas baseado em C, uma linguagem que não exige tanto desempenho da máquina e é totalmente funcional...

 

No mais, é isso mesmo. Está na hora dos caixas terem um octacore com eVGA de 3GB e tudo mais, daria até pra jogar Watchdogs neles! Hahahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, eu não sabia que o Banco do Brasil usava o Linux. Eu sou cliente do BB e tenho que admitir que a parte informatizada deles é boa, inclusive os caixas eletrônicos são bem rápidos (não tenho experiência com muitos bancos pra dizer se são os mais rápidos).<br />

Eu penso da mesma maneira que o OP, usar Linux seria uma solução barata, eficiente, boa para os dois lados.<br />

Inclusive a Caixa econômica, na ultima vez que fui lá tive problemas porque o sistema havia travado. Qual a solução? Reiniciaram os computadores, tudo Windows XP/7.<br />

Um Debian nessas horas faria muita diferença.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahaha sei bem do que o @Razorfoot está falando (ou escrevendo hehehe)...

 

Minha irmã tem conta no BB e eu no Santander. A diferença do software entre os caixas é gritante, não digo apenas na questão gráfica, visualmente falando, mas em desempenho, otimização, tempo de resposta, etc. Não sei se é justo justificarmos isso apenas e unicamente pelo uso exclusivo de um determinado sistema operacional... mas que está na hora dos bancos saírem da zona de conforto e começar a deixar o lance mais high-tech, ah isso não posso negar! :)

 

Discussão boa essa @Pablo4lves ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, eu não sabia que o Banco do Brasil usava o Linux. Eu sou cliente do BB e tenho que admitir que a parte informatizada deles é boa, inclusive os caixas eletrônicos são bem rápidos (não tenho experiência com muitos bancos pra dizer se são os mais rápidos).<br />

Eu penso da mesma maneira que o OP, usar Linux seria uma solução barata, eficiente, boa para os dois lados.<br />

Inclusive a Caixa econômica, na ultima vez que fui lá tive problemas porque o sistema havia travado. Qual a solução? Reiniciaram os computadores, tudo Windows XP/7.<br />

Um Debian nessas horas faria muita diferença.

Exatamente, pior é que sempre em dia de pagamento(dia 10 de cada mês) os sistemas dos caixas sempre caem ou fica aquela lentidão. me lembro que uma vez caiu e voltou depois de umas 4 horas!!!. o Banco perde muito com esses acontecimentos.

 

Eu já vi o sistema do BB e é realmente muito bom em comparação com os outros. logico que em qualquer banco tem os probleminhas dos caixas pararem de funcionar rsrs, mas os que possuem o sistema windows acaba prejudicando mais do que ajudando os clientes.

 

Vi que os bancos que utilizam o xp já se pronunciaram e pretendem sim atualizar o sistema dos caixas. o único que não deu notícias foi o Itaú.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoaal. Vou explicar mais ou menos por que realmente o uso do Windows xp. Na verdade o problema é um pouco mais ligado a software, do que a hardware. Todo o processamento e base de dados que os bancos usam ficam guardados em mainframes e são acessados, criptografados, etc por programas da alta plataforma feitos normalmente em Cobol. Como a alta é voltada para o desempenho não há preocupação visual. A baixa plataforma (Windows/linux) fica responsável só em fazer uma ponte e dar uma interface ao usuário.

Muitos dos programas que fazem essas pontes / ou transformam dados tem restrição de S.O / internet explorer, etc. Antes do banco decidir que o Windows xp está velho (back level) tem que fazer a migração ou alterações em mais de mil programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!