Ir ao conteúdo

Carregador de notebook 15V 5A

Andersong

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal.

Quero usar um carregador de bateria de notebook, que tem 15V e 5A, para carregar uma bateria automotiva.

Minha duvida é se esses carregadores de notebook tem limitador de corrente, pois caso contrário, creio eu que o carregador superaqueceria e queimaria....

• Membro VIP
Postado

na verdade, mesmo que não tenham, não é difícil de montar meu caro. Um LM 7814 (se existe) deve dar conta... basta procurar por carregadores de bateria, que só aqui no CdH tem às pencas. daí "em vez de transformador" tu consideras o carregador do notebook

Postado

Acho que LM7814 não tem não, mas se tiver só ira aguentar 1A melhor seria um lm 338K ou um LT1083, que suporta a corrente e ainda é variável pode deixa ele em 13,8v, cuidado com a dissipação.

Postado

Claro que tem! Nao existe fonte chaveada sem alguma protecao! Hehehe

De curto a vontede na sua fonte, nada vai acontecer com ela!

Não duvide da capacidade dos xing-ling:

:D

Postado

Então pessoal, comprei os jacarés, conectei na bateria e funcionou, não fiz alteração nenhuma na bateria, medi a tensão com o carro ligado, e o alternador fornece 14,5v

A fonte fornece 15,2v.

Como eu estou carregando a bateria com a mesma conectada no veiculo, fiquei com medo de queimar algo, mas como a diferença de 14,5 para 15,5 é pouco, arrisquei e não deu problema.

Segue foto.

http://img144.imagevenue.com/img.php?image=96623_IMG_20150110_111902770_122_595lo.jpg

http://img292.imagevenue.com/img.php?image=97091_IMG_20150110_113550373_122_515lo.jpg

Só fiquei com algumas duvidas, será que esse carregador de bateria de notebook sabe quando a bateria esta carregada e diminui a corrente?

Sera que esses 15,3 volts é demais? Apesar da corrente ser de 5a e a bateria de 70ah?

Teoricamente esse carregador não deveria ser "pior" que um desses carregadores de bateria automotiva, ou tem diferença?

• Membro VIP
Postado

é o seguinte... desde que você não deixe o carregador conectado o tempo todo, tudo bem. Digamos que você não consiga dar partida. Deixe-o por uma hora ou duas, desconecte o 'carregador' e faça o teste.

E não, ele não sabe quando parar (tipo quando eu bebo). E de certo ponto de vista ele é melhor pois a corrente é dc e não só retificada sem filtro igual aos automotivos baratos.

E se a bateria está dando 15.5 com ele, ela já está suspeita

Postado

Mas se ele não sabe quando parar, porque ele não estraga a bateria do notebook?

A tensão da bateria começou em 12v e foi subindo até a tensão de saída do carregador, que é de 15,5v...

Não sei se é demais para a bateria...

Ela não estava descarregada, estava com 12,4 volts, que equivale a uns 75% de carga.

Postado

Porque isso é uma fonte, e não um carregador de bateria! O carregador em si está dentro do notebook.

Via de regra não se deve ultrapassar 14,4V em uma bateria de chumbo-ácido. Se passar disso, o que pode ocorrer é a liberação de gás e consequente dano à bateria. Como sua bateria não é selada, não ter como trocar o eletrólito, então ela vai ser danificada permanentemente. Normalmente a bateria vai esquentar quando isso acontecer.

Postado

Ah bom, agora entendi, achei que essa fonte fosse o carregador.

Agora ta explicado.

A fonte tem saída de 15,5v sem nada ligado a ela, quando liguei a bateria, a tensão subiu até 15,3v.

Antes a bateria estava com 12,4v agora esta com 12,6v

Eu monitorei a temperatura da bateria e ela não esquentou, ficou na temperatura ambiente.

Então acho q funcionou, mas para carga lenta realmente, que é o que eu queria, acho q esta fonte não serve... ;(

Gastei dinheiro a toa.

Postado

Na recomendação da acdelco (fabricante) fala em no maximo 16v para carregar a bateria, já li em vários lugares que falam em 15v outros 16v como tensão máxima para recarregar baterias chumbo ácidas, acho que 15v com uma corrente que não chega a ser nem 10% da capacidade da bateria não a danificaria...

http://www.bateriaspampa.com.br/dicas/

http://autosom.net/artigos/baterias.htm

Postado

Isso é completamente sem noção! 16V numa bateria dessa vai estragar ela rapidinho se deixada nesse estado por muito tempo, acima de 14,4V elas se deterioram muito rápido!

O primeiro site diz: "Não permita que a tensão durante a carga ultrapasse 16V", já o segundo diz que não pode ultrapassar 15V. Bem diferente do que você está pensando. Esse é um limite que não deve ser ultrapassado em hipótese alguma.

Postado

Curioso é que no próprio catalogo da acdelco fala em 15,5v tensão de carga, já a moura é 14,5v

As especificações da acdelco:

Tensão de Flutuação : de 13,2 a 13,8V @ 25 ºC

Tensão Carga / Equalização : de 14,4 a 15,5V @ 25 ºC

Da Moura :

Tensão de Flutuação : de 13,2 - 13,38V @ 25 ºC

Tensão Equalização : de 14,16 a 14,4V @ 25 ºC

http://www.valbaterias.com.br/download/catalogo-aplicacao-acdelco.pdf

A minha é acdelco, acho q o negócio é não usar essa fonte com bat. moura

Postado

tensão de equalizaçao! Nao de recarga continua

você conseguiria por 10V em um capacitor sem mandar corrente antes? Kkkk

E quanto mais rápido você quer que chegue aos 10V, maior a corrente que deve mandar pra ele... Tecnicamente se você coloca instantaneamente 10V num capacitor a corrente sera infinita!

Postado

tensão de equalizaçao! Nao de recarga continua

você conseguiria por 10V em um capacitor sem mandar corrente antes? Kkkk

E quanto mais rápido você quer que chegue aos 10V, maior a corrente que deve mandar pra ele... Tecnicamente se você coloca instantaneamente 10V num capacitor a corrente sera infinita!

Se eu entendi,

A tensão de equalização seria a tensão que deve ser utilizada pra chegar próximo aos 100% de carga, a tensão de flutuação seria a tensão para manter os 100% de carga.

Claro que nesse caso ligar um fonte de 15v em uma bateria e esquecer ela lá a superaqueceria, mas deixar os 15v na bateria até ela carregar não seria ruim...

É informada a temperatura ambiente também, pois Creio que a temperatura ambiente também faria alguma diferença, pois em um ambiente quente, uma tensão perto do limite ajudaria a bateria a ferver.

Postado

Esquece 15V, a bateria descarregada deve ter uns 11.5V por exemplo, a fonte deve ser uma fonte de corrente, que vai se igualar esses mesmo 11.5V mas mandando a corrente, essa corrente pode ser 10% a da capacidade da bateria... Quando ela ja tiver carregada, a fonte pode coloar 15V para equalizar as tensoes das celulas, mas é por um momento bem rápido!

É impossivel colocar 15V fixo numa bateria descarregada, ela ira explodir!

Se você colocou 15V na bateria descarregada, ou a corrente la é imensa, provocando 3.5V de queda so nas resistencias interna, ou a resistencia dela esta alta, bateria ruim

Postado

A bateria estava carregada, acho que por isso chegou nos 15v.

Outra coisa que eu estava pensando, o alternador fornece exatos 14,5v com o motor ligado, porém o mesmo tem 90A, digamos que o consumo só do necessário para manter o motor ligado, bomba de combustível, bobina, painel, modulo de injeção seja de uns 30A, ainda sobrariam 60A para bateria, ou seja, a bateria tem que aguentar 60A a 14,5V.

Por esse ponto de vista, 5A com 15,5v não deveria fazer nem "cócegas" na bateria.

Postado

O alternador não fornece x o tempo todo. Ele é capaz de fornecer os 90A, mas como tem nada puxando 90A dele, ele simplesmente não os fornece, rs. O alternador está fornecendo apenas o necessário para manter a carga da bateria e as outras coisas do carro. Como a bateria está carregada, ela puxa não muita corrente do alternador.

A propósito, a tensão de saída dele é regulada, por isso fica sempre igual.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...