Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda para escolher fonte [computador de alto consumo]


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Pessoal, preciso de sugestão para escolher uma fonte de alimentação para meu PC, pois andei tendo problemas com a que tenho atualmente. O técnico que instalou no meu pc disse que tinha 500w, mas logo após a fonte queimar (e levar junto meu processador, placa mãe e meu HD -que felizmente me trocaram na garantia- eu reparei que a tensão é 500W MAX. ou seja...500w apenas no pico, isso sem contar dissipação de calor e corrente baixa (pelo que li por aqui). além de PFC ser passivo, ou inexistente (não sei diferenciar).
Ou seja, decidi trocar de fonte.

Minha configuração é bem pesadinha e com muitos acessórios:
Processador intel core i7 7xx 3,4GHz (acho que é isso)
duas memórias DDR3 4GB
Motherboard Azus M-16
GPU GeForce GTX970
HD 1 Terabyte (não lembro a marca)
Placa de som externa M-audio Fast track pro USB series com 2 monitores de som (tipo de estúdio)
Também costumo ligar no TV via HDMI

Tenho hobbies de Produção musical amadora, edição de vídeos e jogo muitos jogos pesados no tempo livre, com controles joysticks.
Ou seja: frequentemente uso todas as peças ligadas ao mesmo tempo, demandando muita energia do pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa sua config nao consome tanto assim como você pensa nao... se você colocar uma fonte decente de 550 ou 600W ja dá e com folgas.. essa gtx970 tem um consumo relativamente baixo e o restante de sua config, idem

 

 

você devia usar uma fonte generica antes, nao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta.
Não era genérica não. Eu apenas não lembro a marca e estou no trabalho, bem longe do meu PC.
Foi a fonte recomendada pelo técnico quando eu dei upgrade para uma geforce gt640 (a dois anos atrás)

Já são duas dessa fonte que queimou, a primeira em dois anos e essa agora em 2 meses (que me trocou na garantia). Acho que a queima está relacionada com o Upgrade recente que eu dei (mais uma TV, placa mais potente, processador e motherboard novo, além dos monitores de som que tenho certeza que é o que mais demanda energia.)
Enfim. Minha fonte antes de queimar já estava "vacilando" toda vez que ligava minha TV e placa de som. Sinal que não estava aguentando alimentar meu sistema. São em média 8 tomadas para ligar tudo, incluindo roteador e modem.

Pensei em pegar uma Corsair 650W com PFC ativo, ou algo parecido, mas quero opinião de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fonte de 650w é para sli ou croos fire ^^ acho q a fonte q você tinha n tnha qualidade pois uma boa fonte de 500w ja leva tua config com um pe na roda ^^ você pode pegar qualquer uma dessas: cosair cx 500, seasonic sII 500w, evga 500w, xfxf 550w

resaltando q n deves ligar fontes com pfc ativo em estabilizadores/modulo/nobreak esses trecos so acabam com a fonte 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o fato de você ter coisas conectadas no pc nao tem nada a haver com o consumo geral.. 

 

 

essas fontes queimadas com certeza se tinham alguma marca eram duvidosas.. fontes minimamente decentes para queimarem tem que ser muito exploradas e olhe la porque tem algumas q simplesmente possuem dispositivos q as desligam em situacao de extremo consumo evitando a perda e a queima/explosao como ocorre com essas fontes vagabundas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o fato de você ter coisas conectadas no pc nao tem nada a haver com o consumo geral.. 

 

 

essas fontes queimadas com certeza se tinham alguma marca eram duvidosas.. fontes minimamente decentes para queimarem tem que ser muito exploradas e olhe la porque tem algumas q simplesmente possuem dispositivos q as desligam em situacao de extremo consumo evitando a perda e a queima/explosao como ocorre com essas fontes vagabundas..

Sério?

No caso então, o fato de eu ter uma placa de som USB com dois amplificadores ligados e uma guitarra gravando em um programa de produção como o Sonar x1 com 15 linhas de uma vez "rodando" enquanto gravo uma música, não altera o consumo exigido da fonte?

porque quando eu jogava Skyrim (por exemplo), de 10 minutos a 1 Hora, minha placa de som dava "pau" e perdia o som. Eu tinha que desliga-la e religar (os monitores continuavam ligados no processo). Quer dizer... o Pc rejeitava por menos de meio segundo o funcionamento da minha placa, que religava sem nem ao menos piscar a luz do sinal. Isso acontecia quando eu ligava todos os aparelhos de uma só vez, conforme descrito acima.

De qualquer forma acho que vou com a Corsair descrita pelo colega acima.

DÚVIDA: Caso eu ache que o custo benefício vale a pena, comprar uma de ~600W vai me prejudicar de alguma forma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso então, o fato de eu ter uma placa de som USB com dois amplificadores ligados e uma guitarra gravando em um programa de produção como o Sonar x1 com 15 linhas de uma vez "rodando" enquanto gravo uma música, não altera o consumo exigido da fonte?

Placa de Som USB?

 

Enfim, acho que quase tudo ligado nessa placa de som, tem uma fonte de energia externa, não? USB fornece 5V / 0,5A e não aguentaria tudo isso ligado nele não..

 

Leve em consideração apenas o que usa efetivamente a USB como alimentação..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério?

No caso então, o fato de eu ter uma placa de som USB com dois amplificadores ligados e uma guitarra gravando em um programa de produção como o Sonar x1 com 15 linhas de uma vez "rodando" enquanto gravo uma música, não altera o consumo exigido da fonte?

porque quando eu jogava Skyrim (por exemplo), de 10 minutos a 1 Hora, minha placa de som dava "pau" e perdia o som. Eu tinha que desliga-la e religar (os monitores continuavam ligados no processo). Quer dizer... o Pc rejeitava por menos de meio segundo o funcionamento da minha placa, que religava sem nem ao menos piscar a luz do sinal. Isso acontecia quando eu ligava todos os aparelhos de uma só vez, conforme descrito acima.

De qualquer forma acho que vou com a Corsair descrita pelo colega acima.

DÚVIDA: Caso eu ache que o custo benefício vale a pena, comprar uma de ~600W vai me prejudicar de alguma forma?

Comprar uma fonte com watts a mais do q tu precisa n fará mal porém tu vai jogar grana fora ^^ se por exemplo tu só consegue tomar 1 copo de refrigerante, tu vais comprar 2 para 1 garantir q tu vai tá cheio? Acho q n né ^^ e uma boa fonte de 500w como a seasonic sII 520w suporta qualquer upgrade q tu quiser, menos para você usar 2 placas de vídeo ^^
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprar uma fonte com watts a mais do q tu precisa n fará mal porém tu vai jogar grana fora ^^ se por exemplo tu só consegue tomar 1 copo de refrigerante, tu vais comprar 2 para 1 garantir q tu vai tá cheio? Acho q n né ^^ e uma boa fonte de 500w como a seasonic sII 520w suporta qualquer upgrade q tu quiser, menos para você usar 2 placas de vídeo ^^

Certo, Entendi. Quanto mais aproximado dos 70% do gasto real, melhor. correto?

Minha dúvida foi devido ao conhecimento básico que tenho de elétrica, pois quanto mais Watts, menor a corrente e mais segura é a rede contra queimas e descargas [A=V/W] (Não sei se isso de fato é uma verdade).

De toda forma Obrigado pela ajuda pessoal!

____

Respondendo o post acima.

Sim. Minha placa USB entra guitarras e tem saída analógica através de dois cabos p10 que saem no monitor de som (que é alimentado pela tomada).

De toda forma todo o sinal da guitarra e instrumentação passa para o software de gravação, o que consome muito do processador principalmente por serem em tempo real.

Essa grande atividade de processamento não exige mais força?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Minha placa USB entra guitarras e tem saída analógica através de dois cabos p10 que saem no monitor de som (que é alimentado pela tomada).

De toda forma todo o sinal da guitarra e instrumentação passa para o software de gravação, o que consome muito do processador principalmente por serem em tempo real.

Essa grande atividade de processamento não exige mais força?

Sim, assim como jogos ou renderização de imagens e outras coisas que necessitam de bastante processamento..

 

Cálculo de fontes, geralmente, já se leva em consideração o "pior cenário possível"..  É o que o pessoal faz aqui.. Talvez, você precise de um pouco mais, por causa dos muitos periféricos que tens aí..

 

Basicamente, tudo que tiver a fonte do PC como alimentação, se inclui na conta. O próprio PC, a placa de som e uma ou outra coisa que tem ai... Sua guitarra e o resto do equipamento de som, já tem fonte externa, ou seja, não tira energia da fonte e não precisa ser levada em consideração, pra dimensionar a fonte...

 

 

 

Minha dúvida foi devido ao conhecimento básico que tenho de elétrica, pois quanto mais Watts, menor a corrente e mais segura é a rede contra queimas e descargas [A=V/W] (Não sei se isso de fato é uma verdade).

Corrente = Potência / Tensão

 

Se fosse assim, um chuveiro ia consumir menos que uma TV...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, assim como jogos ou renderização de imagens e outras coisas que necessitam de bastante processamento..

 

Cálculo de fontes, geralmente, já se leva em consideração o "pior cenário possível"..  É o que o pessoal faz aqui.. Talvez, você precise de um pouco mais, por causa dos muitos periféricos que tens aí..

 

Basicamente, tudo que tiver a fonte do PC como alimentação, se inclui na conta. O próprio PC, a placa de som e uma ou outra coisa que tem ai... Sua guitarra e o resto do equipamento de som, já tem fonte externa, ou seja, não tira energia da fonte e não precisa ser levada em consideração, pra dimensionar a fonte...

 

 

 

Corrente = Potência / Tensão

 

Se fosse assim, um chuveiro ia consumir menos que uma TV...

 

Sim, assim como jogos ou renderização de imagens e outras coisas que necessitam de bastante processamento..

 

Cálculo de fontes, geralmente, já se leva em consideração o "pior cenário possível"..  É o que o pessoal faz aqui.. Talvez, você precise de um pouco mais, por causa dos muitos periféricos que tens aí..

 

Basicamente, tudo que tiver a fonte do PC como alimentação, se inclui na conta. O próprio PC, a placa de som e uma ou outra coisa que tem ai... Sua guitarra e o resto do equipamento de som, já tem fonte externa, ou seja, não tira energia da fonte e não precisa ser levada em consideração, pra dimensionar a fonte...

 

 

 

Corrente = Potência / Tensão

 

Se fosse assim, um chuveiro ia consumir menos que uma TV...

Isso. Certo. Eu troquei as siglas rs.

Minha medição deu 116V na tomada. (não testei com os aparelhos ligados). logo se minha fonte tivesse de fato os 500W a corrente seria ~4,3A. A fonte diz suportar mais. Mesmo assim queimou.

Como eu disse. A fonte já "vacilava" ao ligar a placa de som + TV quando eu exigia mais do meu PC.

Situação 1: ver seriados ou filmes não dava nenhum problema.

Situação 2: Jogando jogos pesados minha placa de som parava de funcionar até que fosse manualmente religada pelo botão reset.

Tudo indica que a fonte não aguentava quando eu exigia um pouco mais do meu PC, e falhava em suprir energia por um curtíssimo período de tempo.

Seja jogando Skyrim com MODs, Assassin's creed Unity ou quando gravava musicas mais pesadas esse problema persistia, até ela queimar de vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso. Certo. Eu troquei as siglas rs.

Minha medição deu 116V na tomada. (não testei com os aparelhos ligados). logo se minha fonte tivesse de fato os 500W a corrente seria ~4,3A. A fonte diz suportar mais. Mesmo assim queimou.

Como eu disse. A fonte já "vacilava" ao ligar a placa de som + TV quando eu exigia mais do meu PC.

Situação 1: ver seriados ou filmes não dava nenhum problema.

Situação 2: Jogando jogos pesados minha placa de som parava de funcionar até que fosse manualmente religada pelo botão reset.

Tudo indica que a fonte não aguentava quando eu exigia um pouco mais do meu PC, e falhava em suprir energia por um curtíssimo período de tempo.

Seja jogando Skyrim com MODs, Assassin's creed Unity ou quando gravava musicas mais pesadas esse problema persistia, até ela queimar de vez.

Existem ótimas fontes de 500 Watts e outras bem vagabundas de "500 Watts", mas que queimam entregando 250 Watts.. A sua era o segundo caso..

 

Qual a sua fonte antiga? Com o nome e modelo dela, dá pra dar um diagnóstico mais preciso..

 

 

Voltando pra dúvida da fonte, uma de 500 ~ 550 Watts, já seriam o suficiente.. Fontes de BOA qualidade..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A fonte e HRCS champion double heatpipe 500w.

Tem certificaçao 80 plus. Ou pelo menos diz que tem. Tsc.

Confiei no tecnico que recomendou, mas agora nao sei se foi a melhor escolha

Seu "técnico" te deu um chapéu.. Fonte genérica e com selo falso, ainda por cima.. Lamentável.. Manda um ***** pra ele, por mim...

 

 

Sobre a fonte necessária, uma dessas é o bastante:

 

EVGA 500Bhttps://www.guerradigital.net/fontes/evga/fonte-evga-500w-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-100-b1-0500-kr.html

 

Corsair CX-500https://www.guerradigital.net/fontes/corsair/corsair-builder-series-cx500-500w-atx12v-v2-3-80-plus-bronze-pfc-ativo-cp-9020047-ww.html

 

Seasonic 520 Wattshttps://www.guerradigital.net/fontes/seasonic/fonte-seasonic-520w-80-plus-bronze-pfc-ativo-s12ii-520-bronze.html

 

 

Se quiser uma folga extra, essa Seasonic 620 Watts é a melhor do mercado..

 

https://www.guerradigital.net/fontes/seasonic/fonte-seasonic-620w-80-plus-bronze-pfc-ativo-s12ii-620-bronze.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal. Para todos que me ajudaram. Os foruns e materias daqui sao muito legais, a cada dia aprendo mais e vocês sao muito atenciosos.

Vou comprar uma dessaa fontes recomendadas.

Foi meu primeiro topico aqui e espero nao ter quebrado nenhuma regra.

Amanha estou indo para a santa efigenia comprar minha fonte nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...