Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Saude do hardware


zeli

Posts recomendados

Olá,

 

Tenho um pc que demora para iniciar, ele liga e desliga varias vezes, liga tudo e desliga varias vezes até em algum momento finalmente ligar, nem da boot nem nada. o processador roda e para varias vezes até finalmente em algum momento tudo funcionar

 

Vi um tópico semelhante, onde resolveram limpando a memória. Limpei tudo com alcool isopropilico (placa-mãe, memoria, cooler, etc) troquei a pasta termica, testei com outra fonte, e o problema persiste.

 

Gostaria de um programa para linux que mostre a "saude" do hardware, se tem defeitos etc. uso o linux Elementary OS

 

 Agradeço ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você ja descartou o fato de ser o HD? , o programa chama Hirens Boot http://www.baixaki.com.br/download/hiren-s-bootcd.htm

passe um teste, eu utilizo ele, recomendo, pode ser difícil, mais se pensar bem, o problema acontece na hora de iniciar o computador, hora que exige um bocado o hd, pelo hirens boot utilize tanto o memtest86 como programas para checar os clusters do hd. Poderia ser também a memoria ram, mais se você já fez algum teste nela e não apresentou mensagens de erro, e viável desconsiderar, o processador acho difícil pois se trata de um sistema bem complexo, se ele liga, se ele chega a dar sinal de vida, e quase improvável que seja ele, mais claro e bom se possível tentar trocar, Boa sorte rs 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada Victor, vou tentar com o Hiren's e ver a possibilidade de ser o HD, acredito que não seja, já que coloquei ele como segundo HD no computador que estou usando agora e reconheceu tudo direitinho. Posso tentar colocar o HD daqui la, que doideira rsrs, mas vai que é isso né?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elix, os capacitores estão todos intactos... outra coisa, encontrei um WD-40 aqui em casa, por acaso, como em alguns videos vejo usarem spray antioxidante, pra minha surpresa pesquisei pelo nome e esse WD-40 é muito usado em eletronicos. Mas quero ter certeza, posso usar??? é o mesmo da imagem abaixo. Se sim depois de usar quanto tempo tenho que esperar, pra não tocar fogo na casa??? kkkk

 

Então Victor, como posso aprender mais sobre o controlador e fazer manutenção dele? Como é mais ou menos a manutenção do controlador?

 

 

DESENGRIPANTEWD40.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O controlador é a bios, e tipo uma parte da bios, que controla mesmo o bot, as placas mães mais caras que tem esse controlador via hardware( é um chip na placa), se for o controlador, e um problema interno na bios, ai e difícil de arrumar rsrs, mais se for isso, na maioria das vezes problemas como esse, e jogar fora a placa mãe, geralmente ate tem concerto, mais e muito caro e não vale a pena, pra chegar nesse problema e bom ter certeza, faça outros testes, como da uma olhada nos cabos, ou no próprio HD, Se ele ligou direito em outro pc, Pode começar a visar mesmo a placa mãe. Olhando bem problema de hardware não me parece ser tanto assim problema de hardware(porém não vamos excluir essa possibilidade certo?). Primeiro de tudo, veja se o windows não esta corrompido , talvez o tempo todo pudesse ser problema de software tenta formatar e instalar o windows de novo, se o problema continuar, volte a cogitar de ser realmente o hardware rsrs, Quando é assim e difícil arrumar, porque se não e problema de cabo, ou problema de fonte( o que deve ser testado), se depois de todos os testes, todas as tentativas de substituir não funcionar, ai deve ser a placa, e como eu disse geralmente não vale a pena arrumar, e caro, e geralmente exige ressoldas. 

Talvez possa ser fonte, também não descarte esta hipótese, afinal ela que manda energia pra tudo, para testar ela e bom ter algum conhecimento em eletrônica, por isso o ideial e mandar em uma loja física para que um técnico especializado possa resolver o problema, é um tanto difícil ajudar pelo pc rsrs, o que você vê de problema, são varias coisas que podem causa-la.

Siga esses passos para ver se consegue resolver por completo, se não, é recomendado mandar para o técnico mesmo rsrs 

 

1. Salve seus arquivos utilizando um Live cd( o Hirensboot vem com o pacote MiniXP, caso precise, me avise que eu faço um tutorial explicando como acessar o MiniXP por ele) 

Formate seu HD por completo, e reinstale uma versão do windows que seja confiável, se possível baixe diretamente da Microsoft para poder ter certeza de sua integridade 

Se ele continuar tendo problemas, Faça o mesmo Com outro HD, o mesmo que você tem certeza que funcione( Caso tenha, se não... desconsidere este passo) 

Se os problemas continuarem, e quase certo ser sua Placa mãe.

 

2. Faça um teste na fonte, Recomendo que tenha um pouco de experiencia em eletrônica para poder lidar com esse equipamento. 

Utilize o multímetro para poder conferir as voltagens dos fios, Tomando como, o Preto Negativo, teste a corrente em outros fios

http://3.bp.blogspot.com/-wdi5fwSy76I/U-v8tny-oVI/AAAAAAAAAVs/rZinWewl6po/s1600/img1.pngUsando como base essa imagem, você tem a cor e a tensão correta de cada fio, tomando como as principais voltagens Amarelo: 12v | Vermelho: 5v | Preto : Negativo(0V) | Laranja : 3,3v

Lembrando que o Multímetro tem que estar em corrente Continua e se possível bote na tabela de 20v( Pois nenhuma das tensões internas do pc passam de 12V)

Se estiver tudo correto, Novamente, aponte para sua placa mãe. 

 

3. De uma conferida , nos capacitores , como o rapaz ali em cima disse, veja se realmente não esta algum estufado, Talvez mesmo que não esteja estufado, ele pode ter algum problema, o recomendado é fazer um teste de capacitor na placa mãe, Novamente é a experiencia em eletrônica. 

 

4. Tudo ok? e mesmo assim com problemas? Ai recomendo levar assistência, pois o problema e quase certo ser a placa mãe. 

 

Sobre o WD eu tinha uma visão diferente, eu dei uma pesquisada, ele e bom apenas para motores, por exemplo para lubrificar Coolers e rolamentos do mesmo, Eu já utilizei em placa, por recomendação de um segundo técnico é não tive problemas, porém como o victhor393 Disse ali em baixo, não é recomendado, Agradeço ele por deixar esta parte mais clara :D 

Peço desculpas caso o tutorial não tenha sido muito útil, pela internet e difícil ter uma noção correta do que esta acontecendo, Peço que mantenha o tópico atualizado de o que esta fazendo rsrs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O quê????? Se eu não me engano, na parte de trás da lata do WD-40 tem escrito em negrito: "NÃO USAR EM COMPONENTES ELETRÔNICOS" ou algo do tipo. WD-40 deixa um resíduo oleoso na placa (afinal de contas, ele é um lubrificante, e não um produto de limpeza), que pode causar todo tipo de problema - exatamente o que você não quer! Sem falar que ele contém querosene, dependendo do plástico em alguns componentes, eles podem dissolver também.

 

Use apenas álcool isopropílico ou produtos para limpeza de placas de circuito para limpezas desse tipo, pois eles não deixam resíduos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!