Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como testar carregador de pilhas?


rlcdo

Posts recomendados

Boa noite, pessoal!

 

Tenho um carregador de pilhas Sony BCG-34HUE e gostaria de saber se ele está funcionando corretamente. Tenho algumas pilhas, mas também não sei se estão funcionando. Gostaria de testar o carregador e depois as pilhas. Como posso testá-lo?

 

Segue abaixo a imagem do carregador de pilhas e do Multímetro para testar o carregador.

 

20150128_201500_zps07i5rw5p.jpg

20150128_201637_zpsreqmuyvu.jpg

20150128_201829_zps2fu3mzhd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque o botão do multímetro em DCV 20 (até 20 volts corrente contínua), a ponta de prova preta no COM e a vermelha no 10A. Ligue o carregador à tomada e insira a ponta de prova vermelha no positivo e a preta no negativo, sem as pilhas. Isso lhe dará a tensão de saída que irão para as pilhas. Deve ser maior que a nominal da pilha (1,5 V).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coloque o botão do multímetro em DCV 20 (até 20 volts corrente contínua), a ponta de prova preta no COM e a vermelha no 10A. Ligue o carregador à tomada e insira a ponta de prova vermelha no positivo e a preta no negativo, sem as pilhas. Isso lhe dará a tensão de saída que irão para as pilhas. Deve ser maior que a nominal da pilha (1,5 V).

Não coloque a ponta de prova vermelha na entrada de 10A, mas sim va entrada de V/Ω.

 

Edit:

@Bcpetronzio

Postamos quase ao mesmo tempo.

Obs: Deveria haver uma forma de saber se tem alguém digitando ao mesmo tempo que a gente...kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rlcdo,

Não é fácil testar isso. Os carregadores inteligentes desse tipo simplesmente só entram em operação correta quando percebem que existe uma certa impedância de carga ( isto é, precisam de uma bateria para realmente iniciar o processo de carga ).

voce precisa medir a corrente de carga quando a tensão da pilha estiver bem baixa, e depois acompanhar a tensão na pilha e a corrente de carga, fazendo um gráfico com os dados, e verificar o momento em que o carregador acusa que a bateria está carregada qual é a tensão que a pilha tinha no momento anterior, e ver se estava nos valores recomendados para as pilhas de Ni-Mh.

Eu nem perderia tempo com isso, compraria logo um carregador novo...

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpem a minha ignorância, mas como eu sei qual o positivo e o negativo? E como eu vou fazer isso? Conecto a fonte no carregador e encosto a ponta vermelha em uma perna e o preto na outra perna da fonte?<br />

<a class='bbc_url' href='http://mlb-d2-p.mlstatic.com/21443-MLB20211425957_122014-P.webp'>http://mlb-d2-p.mlstatic.com/21443-MLB20211425957_122014-P.webp</a><br/>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegue um resistor de 12R 1/4W, e ligue no carregador... Se ele esquentar e porque ta funcionando!

Com isso você ja sabera que o carregador esta "funcionando"...

Meça a tensão com a resistor ligado nele... (Meça a tensão sem o resistor e com o resistor)

Faça isso também com 6.8R!

O vai depender do carregador, 12R dissiparia uns 270mW, estou considerando o meu carregador sony com caracteristica: 1.8V 165mA...

6.8R dissiparia quase metade disso... Uns 150mW..

O seu ai eu nem entendi... 7.5A???

@aphawk,

Esses carregadores sao simples fontes de alimentaçao com uma corrente limitada para a carga das pilhas, e desligam apos algumas horar de carga... Tipo 10 ou 15hrs...

Aqui o meu desliga apos umas 15hrs, suficiente para carregar uma pilha de uns 2500mA..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

 

Só se o seu carregador funciona como você falou .... o que eu tenho é bem mais complicado do que isso !

 

Eu tenho um Sony, inteligente, com refresh , que eu já abrí para consertar a fonte, e dentro dele tem um PIC e algus transistores e indutores, além de 4 pequenos sensores que são colocados no plástico imediatamente abaixo das pilhas, do lado de trás, que pelo que eu lí são sensores de temperatura para cada uma delas. Inclusive com esse carregador consegui recaregar várias pilhas Ni-Mh que outro carregador que eu tenho nem começava a carregar, acusando erro logo no início.

 

Como o do autor do tópico também é Sony, acredito que seja bem parecido.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que a sony diz @aphawk,

"Características: Carrega 2 ou 4 pilhas AA/AAA regarregáveis; Pilhas AA - Desliga automaticamente após 15 horas de carga; Pilhas AAA - Desliga automaticamente após 6 horas de carga."

http://store.sony.com.br/br/site/catalog/ProductDisplay.jsp?parentCatId=cat4430008&ref=recommendations&category=&tabNum=1&from=1&id=BCG-34HH4KN

Tanto que quando ele desliga, é so retirar a pilha e colocar de novo que ele inicia de novo kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98, gostei da advinhação meu amigo !    :D

 

E desde quando isso que a Sony Brasil disse  informa qual o circuito interno ou o funcionamento dele ???????  :)

 

Este é o manual do meu :

 

http://docs.esupport.sony.com/BCG34HRMF.pdf

 

Os timers de proteção são apenas medidas de segurança, pois existem sim controles de temperatura e de tensão independentes para cada uma das baterias !

 

E para que um PIC dentro se fosse só isso o funcionamento ???? Os processos recomendados para um bom carregador de Ni-Mh são bem sofisticados, com alteração nos parâmetros da carga em função de tempo x corrente  e de tensão x tempo. 

 

Testar o carregador, como quer o autor do tópico, inclui saber se todo o processo de carga está sendo feito corretamente de acordo com as recomendações para carga de Ni-Mh.

 

Foi por isso que eu disse que não dá para testar de maneira fácil.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rlcdo,

 

Não é muito difícil testar de forma mais simples. Mesmo sem um multímetro, coloque as baterias, deixe um determinado tempo (1 hora). Após, veja se há aquecimento das baterias. Se sim, está funcionando. Se não, tente com outras baterias. Se não ocorrer qualquer aquecimento, é indício de defeito. Esse é um teste para leigos sem afeição à eletrônica. A formas descritas pelos nobres @aphawk e @mroberto98, requerem maior conhecimento no assunto que, aparentemente, o Senhor não tem. entretanto, este método, não é eficaz em determinar quem está ruim, se as baterias ou carregador, mas dá uma pista.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rlcdo

É isso mesmo que diz o seu manual, mas claro que está tudo errado lá !

Repare que lá diz que para carregar uma bateria que tem menor capacidade, demora 25 minutos.....

Eu sempre vejo que os tempos variam em funcão da quantidade de baterias. Compare com o manual do meu, que é mais moderno e a Sony chama de Super Quick Charger, lá os tempos variam de duas a quatro horas....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!