Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida com Leds e Arduino


dmhigor

Posts recomendados

Boa tarde,

 

Estou fazendo um projeto onde terei que ligar 20 leds no arduino MEGA 2560, um em cada porta.

Tem caso onde eles estarão ligados todos juntos, acredito que o arduino não terá corrente suficiente para suprir.

Os leds são de alto brilho 10mm 8000mcd.

 

A duvida é como fazer a ligação deles. Usar uma fonte externa 5v com optos acopladores 4n25 sendo acionados pelo arduino?

 

Por favor ajudem, sua experiencia sera de grande valia!! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dmhigor,

Pode usar tranquilamente esses drivers.

Outra solução seria fazer um multiplex, onde apenas 4 leds estariam acesos ao mesmo tempo, mas daria a impressão de que todos estão acesos.

Paulo

Muito bem lembrado paulo, obrigado!

 

Para alimentar esses leds brancos 10mm 8000mcd em uma fonte de 5v, um resistor de 100 ohms basta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dmhigor,

Bom, para ser correto, as informações que você passou não são suficientes..... Mas vamos pelo genérico :

Leds brancos tem tensão em condução entre 3,2 e 3,6 para correntes acima de 10mA, mas é uma loteria advinhar sem medir os que você possui. Assumindo que a tensão seja 3,4 volts, e voce pretende colocar uma corrente em torno de 30 mA, uma boa estimativa de conta para o resistor seria ( 4,8 - 3,4 ) / 0,03 que resulta em um resistor de 47 ohms.

Agora, do ponto de vista do Atmega2560, existem limitações para o total de corrente que ele pode fornecer. As portas de uso geral, podem fornecer juntas um total de 200 mA, então neste caso voce poderia acender 6 leds ao mesmo tempo.

Fazendo uma rotina de temporização e tratando sempre um máximo de 6 Leds ao mesmo tempo, fica fácil fazer a multiplexação, e vai parecer que todos os leds estarão acesos.

Outro detalhe importante : tem três portas do Atmega2560 que se forem usadas o limite máximo de corrente cai para 100 mA, que são as portas E, F e K. Evite utilizar elas...

Para saber mais sobre multiplex, Leds, e etc..... :

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1069057-tudo-sobre-1-displays-leds-matrizes-leds-e-multiplex/?p=5856589

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for fazer multiplexado, tera que acender 5 por vez, pois você tem 20...

Sendo assim, você percebera que todos estão ligados ao mesmo tempo, porém a potencia relativa do brilho deles serao de 1/4 do normal!!!

você percebera o brilho deles mais fraco... No final, os 20 leds equivalerao somente os 5 se estivessem ligados sem interrupçao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Curiosamente eu também pensava assim... Recentemente fiz uma experiência com 8 leds, usando multiplex, e fui aumentando o brilho de pouco em pouco e vendo quando que eu percebia que houve um aumento de brilho.

Descobrí que não é linear como eu pensava. A partir de uma certa luminosidade, é bem mais difícil perceber um aumento de brilho, e que quando o brilho já era alto, aumentar a corrente em 30% não me fez perceber nenhum aumento no brilho aparente...

Parece que existe um tipo de AGC em nossos olhos, que muda os resultados aparentes da multiplexação.

O que ainda é totalmente certo é que o consumo de energia dos 20 Leds multiplexados 5 a 5 é praticamente o mesmo de se acender 5 leds o tempo inteiro.

Mas sobre o brilho aparente, já não afirmo o mesmo.... Acho que vou procurar alguma pesquisa sobre isso.

@, voce que tem anos-luz de experiência nesse assunto de Leds, percebeu isso também ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dmhigor,

 

Se voce colocar uma carga nos 12V, pode sim. Pelo menos uns leds, puxando uns 200 mA já tá bom. Fazem uns 10 anos atrás, as fontes precisavam disso para estabilizar os 5V. Talvez hoje não precisem mais, se alguém souber aí por favor diga !!!!

 

Paulo

 

Sera se jogar um resistor jampeado apenas no 12v já não ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@mroberto98

Desculpe a demora. Época de festas pra muitos, como carnaval semana que vem, pra mim é sinal de muito trabalho.

Pra ficar com brilho linear (para os olhos) eu uso tabela ou cálculos para correção de fator gamma.

Pra entender melhor, veja o datasheet de um LPD6803.

Nele você entra com 32 valores, de 0 a 31=5bits, mas ele transforma estes em outros 32, mas entre valores de 0 a 255=8bits.

Esta tabela varia de acordo com o fator de correção que no caso aí é 1.8 como descrito no final.

Vejam também o datasheet do TLC5940, da texas, que tem 16 saídas PWM de 12bits.

Pode-se usar correção por tabela, que converte 8bits em 12bits, ou fazer a correção programando a corrente constante em cada saída PWM. Neste caso ele conta com uma EEPROM com os valores de correção dessas correntes.

post-387879-0-26039100-1423213547_thumb.

.

.

.

post-387879-0-63953400-1423213575_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!