Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Ricardo Vieira

Troca de pentes de memória

Recommended Posts

Boa noite.

Tenho um desktop Lenovo H520g, que vem com 8GB de memória em dois pentes de 4GB (a placa possui 2 slots, pesquisei no Speccy) marca Smart Modular, com 1600MHz - a frequência DRAM estava em 798,1MHz; acho que é 1600 porque em outro desktop meu tenho memória Corsair 1333MHz, que aceita Overclock, indo a 2400MHz, mas pedi para o instalador não colocar OC porque li ser perigoso (este outro desktop é frankenstein), e nele o Speccy acusa 667MHz em frequência DRAM, donde meu entendimento que os pentes do Lenovo são 1600MHz.

Vi no Mercado Livre um modelo Kingston KVR16N11/8, de 8GB e 1600MHz; olhando no site da Amazon, que dá mais detalhes, entendi que estes 1600MHz são reais, sem Overclok. Estou correto? Gostaria de comprar dois pentes da Kingston para levar meu Lenovo a 16GB de memória RAM. Algum risco aí? Sou 90% leigo em hardware!

Grato por qualquer dica.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não teria problema, mas tem algumas questões:

A latência dessa memória é alta. CAS Latency: 11, 10, 9, 8, 7, 6. Procure uma que comece com 9, ou CL9 e que seja de 1.5V.

Você vai usar mesmo 16GB de memória? Em geral, 8GB é mais do que suficiente.

Se for mesmo precisar de 16GB de memória, é melhor comprar um kit ao invés de separado. Não deixa de ser capricho, mas os bons fabricantes costumam emparelhar e homologar as memórias em dual channel. É mais uma garantia de que não vai haver bugs ou travamentos com o kit. Mas pode comprar separado.

16GB só para quem faz edição de vídeo pesada e edição de fotografia, essas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não teria problema, mas tem algumas questões:

A latência dessa memória é alta. CAS Latency: 11, 10, 9, 8, 7, 6. Procure uma que comece com 9, ou CL9 e que seja de 1.5V.

Você vai usar mesmo 16GB de memória? Em geral, 8GB é mais do que suficiente.

Se for mesmo precisar de 16GB de memória, é melhor comprar um kit ao invés de separado. Não deixa de ser capricho, mas os bons fabricantes costumam emparelhar e homologar as memórias em dual channel. É mais uma garantia de que não vai haver bugs ou travamentos com o kit. Mas pode comprar separado.

16GB só para quem faz edição de vídeo pesada e edição de fotografia, essas coisas.

Grato pela ajuda, Eu comprei dois pentes desta Kingston mesmo, pois o que você referiu sobre latência apareceu no teste que fiz usando o software Speccy, e ele indicou justamente essas latências: 11, 10, 9, 8, 7 e 6, e a Kingston em questão é 1.5V. Agora vou esperar chegar.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais