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Precisaão de uma PCB Caseira


Ir à solução Resolvido por Leonardo Basilio,

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Olá a todos. Eu gostaria de ligar um painel touch que tenho a uma Cubieboard. Ela tem todos os pinos necessário e o driver. Até aí tudo certo. O problema tem sido os conectores. O touch usa um cabo FPC e a placa usa uma barra de pinos. Comprei um conector zif de 8 vias e passo de 0.5 mm pra usar com o touch achando que conseguiria soldar os fios e ligar na barra de pinos. Quando recebi o conector, os pinos eram muito mais finos do que eu imaginei pela foto. Não tenho fio fino o suficiente, nem a destreza necessária com a solda pra ligar isso. Então pensei em fazer uma plaquinha pra expandir esses pinos. Vejam o anexo. Pelo que andei pesquisando, parece que soldar numa PCB é mais fácil, porque a própria placa repele a solda. Daí ela só adere nos contatos. O método caseiro mais decente que vi pra fazer PCB é esse com transfer, em que o pessoal imprime na impressora a laser. O que eu quero saber é se com esse método eu consigo fazer trilhas tão finas como essa de 0.3 mm e espaçamento de 0.2 mm. Se alguém tiver outra sugestão, está valendo também. Como eu quero só 1 placa, esse parece ser o jeito mais prático e barato.

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Se entendi certo, como são poucas linhas, eu faria o seguinte:

 

1 - desenharia as linhas e as ilhas num papel quadriculado, "espalhando" bem o que é muito junto, muito perto no conector, sempre marcando forte no desenho os furos

2 - cortaria um pedaço de placa do tamanho que ficasse desenhado no papel

2a - limparia muito bem o lado cobreado dessa placa com álcool isopropílico, e limparia totalmente as minhas mãos de forma a não ter nada de gordura ou graxa em nenhuma das duas, a placa a a mão

3 - colocaria o papel desenhado em cima do lado cobreado, com o lado desenhado voltado para o cobre, e fixaria com durex o papel na plaquinha

4 - furaria bem no meio das ilhas, furando junto até o papel mesmo, já que vai ser um só

5 - com uma caneta bem fina de retroprojetor, desenharia as ilhas e as linhas à mão mesmo, no lado cobreado, copiando do papel no "olhômetro", tomando cuidado para nem respirar sobre a plaquinha, para não fazer gotículas de água

 

Deixaria secar bem, de um dia para o outro.  E antes de corroer, verificava pelo menos 28 vezes, hehe... para ver se não tem falha. Se tivesse, cobriria e esperava secar de novo.

 

Pronto, agora é só corroer a plaquinha.

 

Mas espalharia mesmo... a linha saiu da ilha de solda do conector, pronto... voaria para longe.

Um exemplo. (Desculpe mas não consegui apagar o original amarelo, fiz vermelho em cima mesmo)

 

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Eu faço minhas placas pelo processo que você descreveu. (Transferência térmica de toner do papel para a placa). Uso os filetes de 0,3mm só para passar entre pinos consecutivos de CI DILP. Logo que posso, aumento a largura do filete. Espaçamento de 0,2 mm nem pensar.

Neste processo o sucesso e a precisão vem com a prática.

Mas tenho uma sugestão.

Assista o vídeo do cara que soldou coisas bem pequenas, do tamanho que você precisa.

Tem que usar aqueles visores na testa que aumentam a imagem.

 

 

Procure vídeos no Youtube que lá tem muita coisa.

MOR_AL

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rmlazzari58, eu gostei da ideia. Vou tentar assim primeiro, porque estou achando que vou deixar muitas falhas com a transferência. Com a caneta seria mais fácil de consertar.

MOR, eu já tinha dado uma olhada lá. Você vê que a solda não pega na placa, só nos contatos. Por isso resolvi fazer uma plaquinha. O que é aquilo que ele passa bem no começo, antes de soldar? No vídeo não fala nada.

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rmlazzari58, eu gostei da ideia. Vou tentar assim primeiro, porque estou achando que vou deixar muitas falhas com a transferência. Com a caneta seria mais fácil de consertar.

MOR, eu já tinha dado uma olhada lá. Você vê que a solda não pega na placa, só nos contatos. A solda só pega no metal mesmo. Por isso resolvi fazer uma plaquinha. O que é aquilo que ele passa bem no começo, antes de soldar? No vídeo não fala nada.

É um produto para que a solda "molhe" o local a ser soldado. A solda derretida vai encostar melhor nas partes metálicas.

Fazendo uma analogia.

Imagine que a parte que você quer soldar é água e a solda é óleo. Pingue uma gota de óleo na água. Não há mistura.

Se você acrescentar o tal produto, é como se o óleo se misturasse com a água. Há maior contato íntimo da solda com o meio a ser soldado.

É o fluxo que fica dentro dos fios de soldas.

Depois de soldar o líquido evapora. Se você tentar soldar novamente a solda tende a escorrer em volta da solda antiga. A oxidação impede o contato íntimo.

Por isso é que se raspa a ponta do ferro de soldar e se estanha. A ponta fica espelhada, mostrando que naquele momento pode se soldar que vai dar certo.

O produto pode ser substituído por uma solução tupiniquim.

Eu a uso há anos e anos.

Compre o mínimo de breu nas lojas de tintas. Se você tiver lábia, peça 50 a 100 gramas de breu que eles te dão.

Com essa quantidade você pode usar durante alguns anos.

Roube o vidro de esmalte se sua mulher ou namorada. esvazie-o e limpe-o com tinner.

Coloque álcool daqueles do posto de combustíveis, que é só pouco batizado.

Coloque algumas pitadas de breu levemente moído. Sacuda por alguns minutos (3min).

O líquido vai ter o mesmo efeito do tal produto. Com o pincel do frasco, molhe levemente o ponto onde você quer que a solda pegue.

Dê uma assoprada para o álcool secar e solde.

Uma boa solda faz com que a solda líquida fique espelhada igual a mercúrio. Se não ficar espelhada então algo não foi estanhado. Por ex. a ponta do ferro de soldar.

 

Você pode até tentar a opção que você mencionou na sua última postagem, mas infelizmente é quase certo que não vai ficar bom.

Siga a técnica do vídeo que você chega lá.

Boas soldas.

MOR_AL

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  • Solução

Só dando uma conclusão ao meu tópico, consegui fazer. Realmente desenhar com a caneta na mão foi difícil, por causa do tamanho do conector. Eu achava que a transferência de toner seria trabalhosa, mas foi muito fácil, pra minha surpresa. Obviamente não está perfeito, mas para a primeira vez, estou satisfeito. Funcionou, então está bom. É só um protótipo pra testes. Obrigado pela ajuda.

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