Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera! Estou montando uma configuração para um PC priorizando o desempenho. Gostaria de um PC que fosse bom para os jogos atuais e que tivesse uma possibilidade de upgrade futuramente para que não fique ultrapassado tão rápido. Usaria para trabalhar também, mas sendo bom para jogos já me atenderá para trabalho suficientemente bem.

Não entendo muito de hardware e configurações, sou programador. Mas dando uma pesquisada consegui montar uma configuração com equipamentos com marcas de qualidade que foram bem recomendadas por aqui. A princípio estava vendo apenas o desempenho sem me preocupar com preço, porém no final das contas fiquei um tanto quanto assustado e gostaria de diminuir esse valor, mas não sei muito bem onde poderia cortar gastos sem perder tanto em desempenho.

Abaixo descrevo minha configuração. Fiquem a vontade para recomendar o que acharem melhor e se tiver ruim podem dizer sem pena também rs.

PS: Sou do RJ e priorizei a pesquisa pelo Boa dica em lojas físicas porque dizem ser onde encontro o melhor preço por aqui, mas não tenho problema em comprar por lojas virtuais, então podem mandar links com os preços.

Placa Mãe > ASUS - B85-PRO Gamer: R$ 590

Processador >  INTEL - Core i7 4790k - BOX: R$ 1167

Memórias  > KINGSTON - KVR13N9S8/4 - OEM: R$ 109,5 (2x)

Placa de Vídeo > ASUS - STRIX-GTX970-DC2OC-4GD5 - BOX: R$ 1590

Fonte > CORSAIR - CMPSU-500CXm 80 Plus Bronze (CP-9020059-WW) - BOX: R$ 243

SSD > SAMSUNG - Samsung 840EVO 120GB: R$ 309,99

HD > SEAGATE - ST31000528AS - 1TB: R$ 181,5

Obs: O SSD não sei muito bem se realmente vale a pena, pelo que li achei bem interessante e gostaria de colocar, mas na verdade não sei nem muito bem como usaria ele. Pelo que entendi ele melhora a velocidade de acesso ao disco e busca de informações, então pensei em utilizá-lo como partição principal, onde ficaria o SO, jogos e programas de uso contínuo, e um outro HD de 1TB para armazenamento. É essa a melhor opção de uso realmente?

Enfim amigos, é isso. Quero cortar custos, mas não quero perder tanto em desempenho.Talvez essa placa de vídeo seja exagerada e tenha alguma outra compatível mais interessante. Talvez o SSD não seja tão necessário assim. A diferença entre o i7 e o i5 é tão relevante assim que valha o custo?

Desde já agradeço a atenção de vocês e por compartilharem o conhecimento de vocês. Obrigado!

Abraços.

PC Gamer.xlsx

Postado

Ficou meio bagunçada sua configuração, mas eu gostaria de saber quanto você tem pra gastar, só assim poderia recomendar algo. Mas um PC para programador precisa ter um i7, no mínimo um i5, e para um PC gamer o i5 é mais do que suficiente para rodar qualquer coisa. Mas a base seria essa:

-Core i5 4460 ou Core i7 4790

-GA-H97M-D3H

-8Gb DDR3 1600Mhz ou 16Gb DDR3 1600Mhz (depende do bolso)

-GTX 970 4Gb (ou melhor, 3.5Gb + 512Mb :P) GDDR5 256bits

Mesmo com Core i5 seu PC não se desatualizaria fácil em menos de 3-4 anos, a H97 ainda dá a possibilidade de upgrade para Intel 5ª geração.

• Curtir 1
Postado

Olá Guilherme,

Bagunçada em que sentido? Poderia explicar melhor para que eu corrija? Se tens alguma dúvida sobre a configuração posso responder.

Sobre os valores eu não defini um limite, mas essa configuração somando monitor, mouse, teclado, gabinete e ventoinhas chegou a 5 mil. Achei caro, mas se for algo que valha a pena é um caso a se pensar entende? Não quero é estar pagando caro tendo a opção de conseguir algo compatível mais barato.

Tendo que limitar algum valor, talvez uns 4 mil mantendo uma placa de vídeo de boa qualidade, um SSD de pelo menos 120GB (não necessariamente esse que coloquei), o i7 e 8GB de RAM.

Postado

Pelo o que entendi você quer uma máquina exclusivamente gamer, não? Se for o caso, um i7 não te trará maiores benefícios diante um i5. A diferença de desempenho é mínima.

Sua config ficou bagunçada, pois pegou um processador destravado (final K) para overclock e uma B85 (essa Gamer até aceita um overclock básico, mas não é muito recomendável nesse chipset, o ideal seria uma Z97). Memória low profile de 1333mhz? para um PC gamer seria mais aconselhável uma memória com dissipador e com 1600mhz, que é a velocidade nativa da Intel.

Se a máquina é gamer e você não tem interesse em overclock, a config do @GuilhermeGB está bem balanceada para o que você precisa, sem contar que ficará bem mais barato.

Postado

Olá Guilherme,

Bagunçada em que sentido? Poderia explicar melhor para que eu corrija? Se tens alguma dúvida sobre a configuração posso responder.

Sobre os valores eu não defini um limite, mas essa configuração somando monitor, mouse, teclado, gabinete e ventoinhas chegou a 5 mil. Achei caro, mas se for algo que valha a pena é um caso a se pensar entende? Não quero é estar pagando caro tendo a opção de conseguir algo compatível mais barato.

Tendo que limitar algum valor, talvez uns 4 mil mantendo uma placa de vídeo de boa qualidade, um SSD de pelo menos 120GB (não necessariamente esse que coloquei), o i7 e 8GB de RAM.

Claro, você editou o post, mas antes estava tudo misturado impossibilitando a leitura. Mas agora está bagunçado no sentido que o @DarkSideZin falou processador overclocker, placa-mãe média, memória básica....

Postado

Entendi, bagunçada no sentido da exibição das informações. Foi porque quando eu escrevi a primeira vez copiei da planilha excel e ficou no formato de tabela, mas quando publiquei, o post ficou em texto corrido. Aí editei pra ficar mais fácil a visualização.

Quanto as outras coisas foi por falta de conhecimento mesmo. Não sabia que o final K era para overclock. Vi os dois e vi que um tinha um clock maior, daí escolhi ele, só por isso.

Já a memória também não sabia que existia um tipo específico para gamer. Vou pesquisar sobre.

Sobre a placa mãe. GIgabyte é uma marca confiável? Alguns amigos que trabalham com suporte sempre recomendam a Asus, mas eu mesmo não tenho preferência.

Obrigado pelas dicas.

Postado

Entendi, bagunçada no sentido da exibição das informações. Foi porque quando eu escrevi a primeira vez copiei da planilha excel e ficou no formato de tabela, mas quando publiquei, o post ficou em texto corrido. Aí editei pra ficar mais fácil a visualização.

Quanto as outras coisas foi por falta de conhecimento mesmo. Não sabia que o final K era para overclock. Vi os dois e vi que um tinha um clock maior, daí escolhi ele, só por isso.

Já a memória também não sabia que existia um tipo específico para gamer. Vou pesquisar sobre.

Sobre a placa mãe. GIgabyte é uma marca confiável? Alguns amigos que trabalham com suporte sempre recomendam a Asus, mas eu mesmo não tenho preferência.

Obrigado pelas dicas.

Asus no geral é mais popular e bem vista por todos mesmo. Mas a Gigabyte também tem seus méritos e assim como a Asus, tem fábrica no Brasil.

Postado

Olha, eu acho que dá pra investir numa H97, ela é bem mais resistente e tem melhores características, além de ter suporta nativo para Intel 5ª geração. Procure memórias com dissipador, elas estão sujeitas a apresentar menos problemas por conta da temperatura.

Postado

Então o i5 já suportaria de boa? Mesmo usando para trabalho Guilherme? Não seria nada com processamento gráfico ou edição de vídeo. Só eclipse, netbeans ou sublime. E quanto ao SSD vale a pena o investimento ou descartaria ele? E essa fonte é boa?

Postado

Olha, o i5 é ótimo para tarefas que não exigem tanto, se quer um processador para uso intenso, o i7 seria melhor, mas acho que não é seu caso, né? SSD é bom, mas é um luxo, só compre se tiver grana sobrando. Ele ajuda a carregar o sistema e os programas instalados nele muito mais rápido, salva e carrega arquivos muito rápido também, em jogos, ele diminui o tempo de loading, mas é só isso mesmo. Sim, a CX500 é de boa qualidade, mas por esse preço é muito melhor uma Seasonic S12II-520 Bronze, essa é fonte de primeira linha.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!