Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Boa tarde pessoal,

Gostaria de um auxílio de vocês para saber o que pode ter ocorrido com minha placa de vídeo.

Já faz um tempo (mais de mês) que notei que quando vou jogar meu computador faz um barulho exagerado, o cooler vai ao máximo da rotação provavelmente, porém não dei muita bola, porém recentemente notei que ao entrar no jogo (Diablo III) eu jogava por 5 minutos e o Pc reiniciava, fui chegcar as temperaturas e vi que a placa de vídeo chegava a 100ºC em +- 5 min de uso no game (se usar aplicativos normais, como office e internet não acontece nada, nem aumenta o ruído dos coolers).

O que eu fiz: Peguei minha placa e limpei com um pincel o cooler dela e tirei a poeira que tinha na ventoinha (nem era tanto assim), porém não notei melhora e continuava esquentando e desligando o Pc.

Então peguei a placa e desmontei o cooler e limpei tudinho e reapliquei pasta térmica (coloquei Arctic Cooling MX-4), porém continuava esquentando. Não sei se trenho que esperar alguns dias pra pasta térmica 'agir', pois no processador que tb andava esquentando bastante, coloquei esta mesma pasta térmica e baixou bastante a temperatura depois de mais de uma semana da aplicação.

Ao meu ver meu gabinete não é mau ventilado, possuo um HAF912.

Postado

Mesmo com um gabinete mal ventilado (não sei se o seu é), 100ºC é demais, não tem cabimento. Mas tente colocar alguns coolers no seu gabinete, talvez melhore. Talvez seja algum problema na placa-mãe ou fonte, mas pelo que pesquisei, sua fonte não é ruim, somente não tem eficiência fixa acima de 80% e tem alta taxa de ruído: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Cooler-Master-Elite-Power-400-W/1966/10

• 4 semanas depois...
Postado

Boa noite.

Voltando ao assunto... Como eu limpei o cooler e coloquei pasta térmica boa nova e as temperaturas continuavam subindo, resolvi tirar ela e colocar uma simplesinha que tenho aqui em casa guardada (GT 620) e guardar a problemática para ver se não tinha que esperar uns dias para o 'tempo de cura' da pasta térmica (embora o fabricante diga que a que utilizei não precisa deste tempo).

Esse final de semana a instalei novamente, depois de ficar uns 15 dias guardada no saquinho original e na caixa dela, porém continua com o problema, ela se comporta normal (em torno de 40ºC quando estou usando apenas o computador para office, internet, reproduzir  filmes, youtube...) porém ao abrir o jogo noto que em minutos a temperatura sobe drasticamente, até usei o afterburner para mexer nas velocidades e coloquei para ficar com cooler em 100% acima de 75ºC +-, mas não adianta, olhem abaixo as imagens do antes e depois de iniciar o game:

Ainda não tinha aberto o game, só usado a placa por uma meia hora normal de navegação e mais algumas coisas que não exigem muito do vídeo

7P6biYk.png

+- 7 minutos após abrir o game (fiquei alguns minutos parado na cidade, não devo ter jogado 5 minutos no mapa mesmo, onde 'pesa' mais, com mais animações e tal)

m3UoYjC.png

Alguém pode me dar uma luz do que possa ser? Será que é o cooler que está com problema (a ventoinha roda, aparentemente na velocidade normal, quando aumentei a velocidade no afterburner notei que ela aumentou a rotação)

Será que a placa está estragada? não sei se eletrônica ou algo do tipo consertam placas de vídeos.

Obrigado.

Postado

Se o processador também começou a aquecer do nada, talvez o problema esteja na fonte, entregando tensão maior do que a placa precisa. No caso do processador é fácil diminuir as temperaturas, como a superfície e contato com o dissipador são bem maiores. 

• 3 semanas depois...
Postado

Se o processador também começou a aquecer do nada, talvez o problema esteja na fonte, entregando tensão maior do que a placa precisa. No caso do processador é fácil diminuir as temperaturas, como a superfície e contato com o dissipador são bem maiores. 

Eu coloquei, recentemente, um cooler decente e meu processador não chega nem a 50ºC fica em torno de 40ºC - 45ºC...

Quando instalei o cooler eu coloquei a placa tb, mas esquentou igual (foi quando tirei estes prints)

Se alguém tiver alguma teoria agradeço. 

* Será que tenho que abandonar e partir para uma placa nova? Estão meio caras com o dólar nas alturas :(

Obrigado

Postado

Bom dia, se algum moderador quiser fechar o tópico, fique a vontade.

Como não sei se tem salvação, acredito que terei que partir para uma nova VGA (assim que po$$ível).

Obrigado.

• 2 meses depois...
Postado

Boa tarde Pessoal,

Ontem fui testar novamente a placa de vídeo que andava esquentando muito e percebi que o cooler não está rodando, ela parece que vai rodar e para, notei que ao tentar rodalo lentamente com o dedo com a placa desligada, ele é bem macio mas parece que em certo ponto da volta ele parece apresentar uma resistência e logo em seguida fica macio novamente.

Olhem o vídeo que gravei dele e vejam se sabem o que pode ser isso. Se tem como resolver, se tenho que trocar o cooler, se tem como arrumar, ou colocar uma ventoinha nova neste mesmo cooler...

Obrigado.
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!