Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Danifiquei minha fonte, ajudem a consertar


TarcísioBrito

Posts recomendados

Pessoal, minha fonte OCZ ModXStream Pro 700W tinha um problema na chave geral, ela falhava algumas vezes quando ia ligar, chegou a sair faisca de dentro da chave, então desmontei a fonte e consertei a chave. Porém no momento em que estava montando esqueci de descarregar o capacitor do rpimário e deu um curto entre o polo positivo do capacitor e o CI TNY278PN quando a placa encostou na carcaça da fonte.

 

O curto foi nos pontos abaixo:

 

r2n9y1.jpg

 

Agora a fonte fica ligada direto, mesmo se jampear os pinos ela não desliga, as tensões continuam funcionando perfeitamente.

 

Se deixar um tempo ligada ela começar a desligar e ligar, fica assim até parar por completo.

 

Será que o defeito esta sendo causado pela curto nesse CI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TNY278PN

tiny3.gif

 

Trata-se de uma fonte auxiliar independente.

Muito provavelmente seja uma fonte de 5V que sai lá em um terminal dos conectores da fonte, mesmo com ela desligada, quando está conectada na rede.

 

Também gera uma fonte de 12V que alimenta o CI de controle PWM e os drivers de mosfet.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Coloque em multímetro em uma escala intermediaria de resistência, exatamente como no caso de diodo comum, deverá encontrar um valor baixo de resistência na polarização direta, na polarização inversa uma resistência alta deve ser encontrada. Diodos com baixa resistência ou continuidade nas duas provas estão em curto, com alta resistências nas duas provas estão abertos, ainda há o caso onde a resistência inversa entre 20K à 200K indica fugas. 

 

Este é o modo que aplico quando uso multímetro. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

TNY278PN

tiny3.gif

 

Trata-se de uma fonte auxiliar independente.

Muito provavelmente seja uma fonte de 5V que sai lá em um terminal dos conectores da fonte, mesmo com ela desligada, quando está conectada na rede.

 

Também gera uma fonte de 12V que alimenta o CI de controle PWM e os drivers de mosfet.

 

 

Pelo esquema, não me parece que uma inversõ de alimentação possa causar estrago.

 

 

post-387879-0-50293200-1425768937.gif

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal problema parcialmente resolvido, a fonte liga normalmente, tensões normais, mas quando coloco uma carga ela desliga, um HD ligado funciona, mais de um ela desliga. (_(

 

Os componentes danificados foram:

 

Diodo zener 1N4547A que substitui pelo 1N4750A

CI FAN 4800 que substituiu pelo CM6800

 

também tem um pequeno ruído que lembra vazamento de tensão vindo do primário, é bem baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ci falso faz a fonte desligar bem antes!

 

Estou desconfiado do CM6800 que foi de uma fonte que queimou, infelizmente era o único disponível para testes.

 

Fiz um vídeo com o barulho que a fonte faz.

 

 

No mais, gostaria de agradecer à todos que estão me ajudando.  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!