Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo compatível com Pentium D 945 e upgrades necessários.


Posts recomendados

  • Coordenador

Saudações pessoal,

 

tive, no final de semana passado, a enorme infelicidade de invadirem minha residência e furtarem dois notebooks: Asus N53TA V2G-SX043R e Sony Vaio VPCEE23EB. Estou extremamente triste e preocupado, principalmente pelo Asus ser meu notebook de trabalho e conter informações (se alguém tiver alguma dica para rastrear os notebooks, será de grande ajuda). Para piorar, eu havia tirado a senha do computador durante uma viagem em família e não coloquei de volta. Não furtaram meu PC de jogos (assinatura) por não conseguirem carregar.

 

Direto ao ponto: não posso ficar sem dois computadores bons em casa. Preciso ter disponibilidade para que minha família possa ter acesso. Tenho um computador antigo, até esse momento esquecido no fundo de um armário, e gostaria de saber se eu conseguiria transformá-lo em algo com boa performance. Especificações a seguir:

 

*Pentium D 945 3.4GHz (cooler box);

*Placa-mãe Asus P5VDC-X;

*1GB memória (2 x 512 MB) DDR 400 MHz;

*HD Samsung Sata 160GB;

*Fonte bomba, aparentemente Spire Jewel Series;

*Placa de vídeo AGP FX5200;

*Gabinete comum, mas com bom espaço e refrigeração razoável.

 

Utilizo o computador da assinatura para rodar jogos mais pesados como Battlefield 4 e Far Cry 3, emulador Dolphin e programas como AutoCad e Revit.

 

O computador em questão, para fazer os upgrades, ficaria mais como um computador secundário. Minha irmã utilizava o notebook Asus para rodar jogos como Minecraft (cheio de mods e pacotes pesados de textura), Dofus e The Sims 3 (completo). Preciso saber se é possível fazer esse computador acima atingir boa performance nesses jogos, algo que seja pelo menos compatível com o notebook. Uma de minhas diversões é jogar Minecraft com ela e preciso de dois computadores que suportem muito bem o Jogo. Não é objetivo primário torná-lo capaz de rodar coisas como Battlefield 4, mas seria muito bom se fosse possível (obviamente, não na mesma qualidade de meu computador principal).

 

Não tenho ideia de orçamento, já que não sei certamente o que pode ser feito. A placa-mãe possui suporte a AGP e PCI-E x4.

 

Pensei em comprar dois pentes de memória de 1GB DDR2 de 667 MHz (a placa-mãe é "curinga" e suporta DDR e DDR2, mas somente até 667 MHz e 2GB no total). Como são difíceis de encontrar aqui perto, posso acabar comprando dois pentes de DDR 400 MHz de mesmo tamanho. Pensei em uma fonte Corsair CX 430 combinada com uma placa de vídeo GTX 650. Será que o nível de gargalo com o processador será muito grande? Por fim, organizaria bem o gabinete e trocaria as barulhentas ventoinhas de 80 mm por modelos silenciosos de 92 mm (o gabinete suporta). Utilizaria o Windows 7 Home Premium de 32 bits.

 

O que vocês acham? Isso é, de alguma forma, viável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@

Pra falar a verdade, pra esse computador rodar BF4 será necessário trocar muita coisa.

 

Um upgrade aceitável ficaria assim:

Placa-mãe H81 = 200 reais

Dual Core LGA 1150 = 200 reais

4GB DDR3 simples = 150 reais

Placa de vídeo = 300 reais

Fonte = 160 reais

 

Sua placa-mãe não suporta processadores bons e com esse aí só vai rodar o básico. Nada de jogos pesados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@

Pra falar a verdade, pra esse computador rodar BF4 será necessário trocar muita coisa.

 

Um upgrade aceitável ficaria assim:

Placa-mãe H81 = 200 reais

Dual Core LGA 1150 = 200 reais

4GB DDR3 simples = 150 reais

Placa de vídeo = 300 reais

Fonte = 160 reais

 

Sua placa-mãe não suporta processadores bons e com esse aí só vai rodar o básico. Nada de jogos pesados.

Olá Math.Pi,

 

agradeço por sua resposta. A ideia inicial era justamente não ter que trocar a placa-mãe ou o processador (sei que pode ser difícil). Uma coisa rápida e com custo reduzido.

 

No caso, deixando de lado a ideia do Battlefield 4, você acha que uma GTX 650 poderia trabalhar de forma razoável? Nos jogos mais simples do tipo Minecraft e The Sims 3?

 

Pensei em deixar ele capaz de rodar jogos pesados no caso de alguém estar usando meu computador primário e meus amigos chamarem para alguma partida. Se não for possível chegar a tanto, tudo bem. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pode até instalar a GTX 650 e a fonte.

Talvez precise atualizar a BIOS pra placa de vídeo funcionar.

Acho difícil rodar Minecraft com os mods e texturas, mas também não conheço bem o jogo.

 

The Sims 3 é mais tranquilo.

Você acha que o nível de gargalo pode ser muito elevado? Se for o caso, eu testo e vejo o que faço mais para frente. Creio que comprarei a placa logo, com fonte equivalente. A ideia é a de PC secundário mesmo, já que para coisas muito pesadas tenho o principal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gargalo será enorme, usei minha GTX 650 com Celeron e tinha gargalo até em jogos antigos, mais antigos que o próprio processador, como NFSU2, estava jogando a 120 FPS numa hora, e na outra estava a 40 FPS, resolveu depois que peguei um Core 2 Duo, não fica abaixo de 90 FPS com média de 110, isso com mod para rodar em 1920x1080.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O gargalo será enorme, usei minha GTX 650 com Celeron e tinha gargalo até em jogos antigos, mais antigos que o próprio processador, como NFSU2, estava jogando a 120 FPS numa hora, e na outra estava a 40 FPS, resolveu depois que peguei um Core 2 Duo, não fica abaixo de 90 FPS com média de 110, isso com mod para rodar em 1920x1080.

Você acha que um overclock pode ajudar?

 

E se eu pegar uma placa de vídeo mais simples, como uma GT 640?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!