Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
FabioH88

Req de um circuito misto

Recommended Posts

Determine

determinar a req;

a corrente total fornecida pela fonte;

e a potencia dissipada pelo resistor de 3kΩ (inferior direito)

Para vocês isso parece coisa de colegio, mas para mim q sou um leigo no assunto nao compreendo mt bem isso  :tantan: .

comecei esse ano na eletronica, e a introdução nao foi uma maravilha para mim.

na ultima aula o professor deixou muita coisa vaga na explicaçao dos circuitos, tanto e que saimos antes de tocar o intervalo, e deu uma folha com um circuito misto valendo nota ainda por cima  :bravo:  :bravo:  :bravo:

fiz essa paradinha no paint, agradeceria se ninguem zoasse kkk

tenho uma duvida tb, do ponto "C" ate o "D", tem 2 pontos "D", Nao entendi isso, é um resistor em serie, paralelo ou um outro tipo?? Ponto "F" ao "G" tb, existem 2 pontos "G", mas desta vez com 2 resistores. Como se calculam esses 2 em especial

se puderem deixar uma explicação do calculo do ponto "C" ate os 2 pontos "D" e outra do ponto "F" ate os 2 pontos "G" ficarei grato

e se quiserem deixar um cara mt feliz, poderiam deixar a resposta das 3 perguntas para eu tentar fazer em casa e comparar com as respostas das minhas resoluçoes.

poderiam me dar uma informação mais detalhada, como por exemplo, um req do ponto "A" ate o "F" e outro req do ponto "F" ao ponto "K"??

Obrigado

so mais um detalhe, prof nao tem e-mail

post-758619-0-01993200-1426099527_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os pontos C e D formam um nó único ou seja é o mesmo ponto. O fio de conexão não tem resistência, considere apenas os resistores: R2 em paralelo com (R3 + R5) . No caso o R4 não tem corrente e deve ser desconsiderado. R6 e R9 estão em paralelo. 

Para resolver tem que ir analisando e fazendo as simplificações: R7 e R8 estão em série,  R10, R11 e R12 estão em série e o equivalente deles em paralelo com R13, etc.

Note que os resistores em série tem a mesma corrente.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

então Nao passa corrente por R4, então o R4 eu deixo de fora do calculo da Req é isso??

Compartilhar este post

Link para o post

então Nao passa corrente por R4, então o R4 eu deixo de fora do calculo da Req é isso??

Sim, veja que os dois terminais de R4 estão no mesmo nó.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado gente

Nao sei se esta certo

Do ponto A ate o F deu 17.5k

do ponto F ate o K deu 4.5k

req = 22k Ohm?? e isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Se a matemática não mudou entre seu post e o meu, foi o que achei também amigo.

Realmente fiz mentalmente. Infelizmente minha mente frequentemente me mente. Francamente!!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Se a matemática não mudou entre seu post e o meu, foi o que achei também amigo.

Realmente fiz mentalmente. Infelizmente minha mente frequentemente me mente. Francamente!!

É, achei que 44 e 22k tem tudo a ver, kkk.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

bom fiz um troço meio doido no paint q nao sei se alguem vai entender

analizem ai ve se fiz corretamente

calculei a corrente total tb

Por acaso seria a equação I=V/R??

44v/22kΩ???

I=2??

preciso calcular tb a potencia dissipada pelo resistor de 3kΩ como faço isso??

para deixar mais claro fiz em 2 partes

primeira parte e o calculo do ponto A ate o ponto F

e a segunda e do ponto F ate o K

post-758619-0-89561700-1426105755_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Quase. Note que é I = 44/22k = 44/22000 = 2 miliamperes. Pra calcular a potência vai ter que calcular a corrente no braço onde está o resistor de 3k. A corrente de 2 mA passa pelo resistor R8 e há uma divisão de corrente logo abaixo. Tem que calcular os equivalentes de cada braço e verificar qual a corrente que passa pelo resistor de 3k.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

A corrente total será sim de 2 mili Amperes (44 Volts / 22.000 ohms = 0,002 Amperes) , a Req será de 22k sim. Você não está tão ruim assim não..

Repare que esse problema foi montado para que se resolvesse de cabeça até, conhecendo-se uma regrinha típica da associação em paralelo, que é:

Quando dois resistores de igual valor estiverem em paralelo a resistência equivalente de ambos será a metade do valor da resistência de cada um deles..

Portanto, usando isso dai poderás ver que :

R3 + R5 = 20K

esses 20k estarão em paralelo com R2, também de 20K, uma vez que R4 está fora pois está curto circuitada..

Portanto todas essas 4 citadas podem ser substituídas por uma de metade de 20K ou seja 10K

R6 e R9 é um caso idêntico de duas iguais em paralelo.. de 1K.. O resistor equivalente desses dois será de 0,5K

Outro conjunto de resistores em paralelo é os 3 que estão e, série, R10, R11 e R12, totalizando 6K, em paralelo com R13 também de 6K. O resultado desses 4 será um de 3K, mesmo regra já citada..

Notastes que agora vais ter somente resistores em série, totalizando os 22K???

Para solucionar a questão da potência sobre o resistor de 3K basta ver que os 2 mili Amperes quando chegam ai nesse bloco (R10,R11,R12) 6K e por outro lado R13 de 6K tem dois caminhos de igual resistência para dividir essa corrente e como são iguais esses caminhos ela se dividirá de forma igual, metade desses 2 mA em cada via..

Ou seja, na via do resistor de 3k passará 1 mA..
Use a fórmula de cálculo da potência em função da corrente e resistência que é Pot = corrente ao quadrado x resitência

Pot3k = 0,001 x 0,001 x 3000 = 0,003 Watts ou 3 miliWatts

Acho que estás indo bem, muito bem...

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

valeu gente

faller, nao estou estão mal assim??? vou chorar porque meu prof jogou uma bomba nas maos dos alunos e saiu correndo, tinha q ver o que ele explicou no dia q ele passou este trabalho

ricardo e faller, poderiam me explicar melhor esse negocio da potencia??

e faller, q formula e essa?? prof nao passou essa dai??

aqui so tenho 4 formulas

R=V/I /////  I=V/R  //////  V=IxR  //////  P=VxI

Compartilhar este post

Link para o post

Que bom que me excluíste. Me poupa um pouco. Agora uma observação positiva a teu respeito. Se fizestes sem conhecer a matemática da associação serie/paralelo, apenas com as fórmulas acima, receba mais um 'muito bem'. O caminho deve ter sido mais longo mas o importante é que chegaste ao destino. Tu tens potencial. Em breve estará a nos ensinar e porquê não a teu professor?

Sucessos!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Que bom que me excluíste. Me poupa um pouco. Agora uma observação positiva a teu respeito. Se fizestes sem conhecer a matemática da associação serie/paralelo, apenas com as fórmulas acima, receba mais um 'muito bem'. O caminho deve ter sido mais longo mas o importante é que chegaste ao destino. Tu tens potencial. Em breve estará a nos ensinar e porquê não a teu professor?

Sucessos!

aff te esqueci kkkk, se alguem souber, ou simplificar o que o faller e o rodrigo disse eu agradeço

obrigado a vocês 3, pouparam-me de um grandioso, negro, redondo e oco C#, nao pera..... um zero!!!!

a formula correta seria P=I²*R???

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

kkk, o faller entregou o ouro... A Isadora Ferraz e eu queríamos que você trilhasse um caminho um pouco mais árduo, mas que fixa os conceitos!!! :P  Parabéns por ter resolvido o desafio.

Em tempo, as fórmulas de potência em corrente contínua são P = V.I ; P = V2/R e P = I2.R e são obtidas por substituição: P = V.I, mas I = V/R, logo P = V.V/R = V2/R e também P = V.I mas V = R.I, logo P = R.I.I = R.I2 . Obviamente todas levam ao mesmo resultado. A escoilha de qual usar dependerá de quais informações do circuito você tem.

E veja que não são 4 fórmulas, é apenas a Lei de Ohm V = R.I e P = V.I reordenadas através das regras de álgebra para isolar a incógnita de interesse.

É bom ter um software pra desenhar os circuitos e entregar um trabalho mais apresentável (ex. Dia). E recomendo também um simulador simples, muito didático  e visual, o Every Circuit (para Android e Chrome).

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pessoal, consegui entender tudo que se passa aqui, prof nao explica direito, parece que estava com pressa aquele dia, jogou tudo mal acabado na nossa cara e ainda por cima nao coloca a materia para download na internet, e *****, o cara tem q aprende a nadar se afogando.

Obrigado pela recomendação dos programas, vai ser muito util um dia

E nao acho q o faller entregou o ouro, lendo bem eu consegui compreender tudo o que vocês me passaram.

Mais uma vez obrigado, e eu nao sabia da existencia desse Clube do Hardware, parece que existem verdadeiros professores nesse forum.  :jump:  :jump:  :jump:  :jump:

Compartilhar este post

Link para o post

@FabioH88 digo que o faller entregou o ouro porque quebrou o suspense q estávamos criando, kkkkk. Mas agora em 1980 fomos estudantes, sabemos que às vezes o entendimento é difícil.

Os programas são para hoje! Tenho certeza que o Every Circuit lhe será muito útil. E bem vindo ao fórum, participe sempre.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais