Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inversor 12v para 110v duvida


Posts recomendados

 pessoal eu estou montando um inversor de 12v para 110v 500 vats

mas estou com algumas duvida no esquema:

 http://www.electronica-pt.com/eolica/inverter-500W.jpg 

na posição C4 ,C5 tem 2 capacitor de 0,01uf eu gostaria de

saber qual o tipo e o valor desses capacitor  e tambem gostaria 

de saber se alguem tem a lista de componente desse esquema

 

desde já agradeço 

um grande abraço a todos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este inversor é bem ruim.

Agora estou no celur, mas depois posto um melhor.

Um dos problemas deste circuito é usar bipolares, ao invés de mosfets. Deveria usar irf3205, aí só iria pricisar de 2 de cada lado procuzir 500w

O projeto já demostra ser ruim quando citam que o trafo deve ter entrada de 12+ 12v.

Deveria ter entrada de 7,5+ 7,5v. É necessário que o trafo tenha blbinas de entrada nesta tensão para o circuito PWM ter uma faixa livre de tensão para corrigir a tensão RMS de saída.

Por ultimo, este circuito não tem realimentação, o que significa que ele não vai manter a tensão RMS estabilizada na saída.

Com trafo com entrada de 12+12v e saída de 220v, este inbersor irá produzir uma tensão na saída que será equivalente a uma tensão AC de 156V, isso para os aparelhos eletrônicos, que usam fonte chaveadas, cusa etapa de entrada o capacitor se carrega com 310V DC. Por isso que tem que ter aquele lance da realimentação e controle do PWM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

realmente tem circuito melhor que esse. Pelo estilo do desenho parece bem antigo e desenhado em papiro. kk . Mas se insistir nele, os capacitores podem ser poliester metalizado de 100V 0.01uF=10nF, 0.05uF=~47nF. DX=1n5401. trafo=qualquer 1 12+12 mais de 5A. Atenção à potência mas dá pra brincar. o 2sc pode ser um tip42 ou maior. Dissipadores, claro. A lista você extrai do esquema mesmo meu querido.

No entanto sugiro aguardar a sugestão do amigo @albert_emule

 

Em tempo: já montei algo assim há algumas décadas. Na época era com ci 3525 + 2 tip35.... só. Com uma bateria semi-velha, toquei uma tv p&b por umas 2H. Não ficou 100% ruim não. o dissipador do tip só mornava...

abç

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola 

albert_emule

eu trabalho na área de eletrônica mas eu entendo pouco de inversor, você citou na mensagem acima que esse circuite desse inversor é muito ruim  foi bom você me falar porque iria tomar meu tempo nesse circuite e não iria ter um bom resultado, mas eu preciso montar um inversor  de 500w a 1000w eu gostaria saber de você se você tem algum circuite de inversor de 500w ate 1000w  que você possa me passar ?

 

se algum colega do  fórum tiver o  circuito eu agradeço

 

 obrigado a todos  que quiseram  me ajudar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest poderia sim mas este circuito meia boca não merece tântalo. E cadê o circuito do @albert_emule ?!!! cara enrolado kk

 

KKKK meu dia foi um pouco corrido rsrsrs

ola 

albert_emule

eu trabalho na área de eletrônica mas eu entendo pouco de inversor, você citou na mensagem acima que esse circuite desse inversor é muito ruim  foi bom você me falar porque iria tomar meu tempo nesse circuite e não iria ter um bom resultado, mas eu preciso montar um inversor  de 500w a 1000w eu gostaria saber de você se você tem algum circuite de inversor de 500w ate 1000w  que você possa me passar ?

 

se algum colega do  fórum tiver o  circuito eu agradeço

 

 obrigado a todos  que quiseram  me ajudar 

Olá

 

 

Olá... Tratei deste assunto neste fórum:

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t5206-inversor-de-tensão-pwm-60hz-onda-retangular-projeto

 

 

Leia o que escrevi.... Vai entender o porque este inversor do esquema é ruim.

Mas eu terminei este projeto deste fórum. 

Fiz as modificações que fizeram funcionar, porém não coloquei no esquema. Só está na placa.

 

Tenho que pegar a placa e ver o que fiz nela e atualizar o esquema. 

Em breve faço isso e publico o esquema aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente o circuito que testei e funcionou:

10492296_686009334860376_729912090288806

 

Comparei o circuito deste inversor com o inversor do No-break New station 1800Va em operação modo bateria.
 
Pelas minhas avaliações, o desempenho ficou semelhante ao do no-breaks no quesito resposta a variações de carga e no controle da tensão RMS de saída.
 
Eu usei uma lâmpada incandescente de 100W para visualizar as variações rápidas, daí coloquei e retirei uma carga resistiva de 300W, fiz isso no No-break New station e depois no circuito deste inversor.
 
Tanto o no-break, quanto este circuito, reagiram da mesma forma.
Também analisei a tensão RMS com carga e sem carga usando um osciloscópio. Tanto no no-break quanto neste circuito, o resultado foi bem semelhante

Trafo, Considerações:
 
 
O trafo é calculado para ter entrada de 7,5V e saída de 113V.
Para um inversor de 500W, as bobinas de 7,5V teriam que suportar 70A.
 
Qualquer no-break destes que fornecem onda retangular PWM 60Hz na saída, se você for avaliar o trafo e as bobinas do inversor, irá constatar que a entrada do trafo será de aproximadamente 7,5V enquanto a saída será de aproximadamente 113V. 
 
 
Quando o inversor estiver operando, o controle pwm manterá a tensão em 115V RMS, no entanto o nível DC dos pulsos PWM na saída do trafo será sempre de 180V e acompanhará a queda de tensão da bateria.
 
A bateria quando descarrega perde 16% de sua tensão nominal, ficando com 10V.
 
Esta tensão de saída do trafo (com nível DC em 180V), foi estrategicamente calculada, pois se dividimos 180V pela raiz quadrada de 2 (1,41421356), teremos o equivalente em RMS para tensão AC, que no caso seria de 127,27Vac.
 
Mesmo aquela tensão que sai da tomada de nossas cassas que é de 127V, o pico da onda senoidal é de 180V. A tensão que chamamos de 127V é apenas uma média eficaz RMS.
Ou seja; Nesta tensão, mesmo com estes picos de 180 e vales de zero V (onda senoidal), produz a mesma temperatura num determinado resistor que uma tensão DC de 127V produziria. Isso é uma tensão RMS eficaz.
 
Como foi dito anteriormente, este nível DC da onda de saída (180v) acompanha a queda de tensão da bateria, então quando a bateria tiver perdido 16% da sua tensão nominal (descarregada), O nível DC da onda de saída será de 151V, que dividido pela raiz quadrada de 2, dará o equivalente em RMS para tensão AC que seria de 107 Vac.
 
Ou seja, toda a variação do nível DC da tensão de saída se deu dentro da faixa aceitável de nível DC para as tensões RMS senoidais de 107 a 127V
 
Contudo o controle eletrônico irá manter a tensão RMS sempre estabilizada em 115Vac, isso pode ser comprovado com o uso de um multímetro TRUE RMS.

Neste circuito ainda falta a etapa desmagnetizadora.

 

Quando em modo inversor e a saída lógica do PWM é igual a zero nos dois canais, o circuito desmagnetizador tende a curto-circuitar a saída do retificador que esta escrito "para carregador de bateria". Isso serve para evitar que as bobinas do trafo gerem picos de tensão flutuantes, pois quando os dois sinais lógicos estiverem em zero V, as bobinas do trafo estarão soltas e geralmente emitem picos de tensão que estão relacionados a constantes DV/DT, que ocorre quando se interrompe instantaneamente uma corrente de uma bobina.

 

Mas do jeito que o circuito está, funciona muito bem.


tela_inversor_1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste com inversor do no-break SMS New Station 1800Va:

 

 

10241.jpg

 

 

1- Em modo rede e sem carga;

11052374_687271288067514_441586828987572

 

 

2- Em modo bateria sem carga:

Observe que a tensão máxima do topo da onda, está batendo em 190V, mas a tensão RMS é de apenas 114Vac.

Só dá esta tensão de 190V no topo da onda pois as bobinas do inversor foram calculadas para a tensão de aproximadamente 7,5V, não 12V como se pensa.

10632727_687271374734172_353017128385528

 

 

 

3- Neste outro print eu havia colocado 400W de carga, e a bateria deu uma arriada, pois não estava com muita carga.

Observe que a tensão máxima do topo da onda caiu para 149V, no entanto a tensão RMS se manteve em 113V, pois a largura dos pulsos aumentaram para compensar a tensão RMS de saída. 

10428678_687271461400830_874561684810315

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Nobre amigos . não achei onde colocar esta pergunta de forma Adequada ( espero que seja aqui , mais se não for por favor me ajudem ) eis a mesma ! Estou Tentando Simular o funcionamento de um inversor no PROTEUS , porém com alguns contra tempos e o pior deles ... sem dúvida é o fato de os calculos do TRAFO no PROTEUS , não querem se adequarem ao meu projeto de forma alguma ........ PERGUNTA : Agluem aqui com conhecimento NO PROTEUS para me ajudar , por Favor ? Eu agradeço qualquer ajuda neste sentido ... a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não estou sabendo configurar o trafo para a tensão sair a que eu quero , ou o circuito não está correto por favor , me ajude 

 

Me chamo Samuel 

 

[ PS ] Caso necessite para analise mais Print´s , é só falar 


Aqui estão mais print´s - espero que ajude para o amigo analisar o tipo de problema que eu estou tendo ............

post-668218-0-77238400-1430333454_thumb.

post-668218-0-36661700-1430333858_thumb.

post-668218-0-20974800-1430333867_thumb.

post-668218-0-90668800-1430333873_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!