Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
krusty85

PC já não ligava, agr...

Recommended Posts

E aí, pessoal do CdH. Eu preciso da ajuda de vocês para tomar a decisão certa, vou explicar meu problema. É o seguinte, já aconteceu faz um bom tempo e desde o dia que ele parou de funcionar deixei ele encostado no canto mas agora tô querendo ajeitá-lo, levar para um técnico ou sei lá, ele já apresentava problemas bem antes, tipo telas azuis, travava total (só dando reset para reiniciar) e tal, até que um dia eu tava baixando um jogo (Combat Arms) e fui reiniciar, só que quando desligou para reiniciar, não voltou mais, não dava vídeo, o cooler da fonte e CPU rodavam, a luz do botão Power ligava, ligava a luzinha verde, só que não dava vídeo, desde esse dia ele ta parado (há muito tempo).

E então, nesses últimos dias, quis voltar a usá-lo, até abri o gabinete, limpei a memória, dei umas assopradas, troquei a memória de slot, tentei dar clear cmos (nem sei se fiz certo), liguei o PC sem memória mas não deu nada. Talvez eu tenha mexido em coisa que não deveria, por que depois fui tentar ligar o PC e o cooler da CPU e da fonte nem a luz do botão Power, mas a da placa mãe ligava. Para piorar fui tentar ligar o PC direto na tomada (eu usava estabilizador) só que a tomada é 220v e a fonte tava 115v (nem olhei antes) quando coloquei fez um barulho e mo fumaça com cheiro de queimado. Minhas dúvidas são:

- Se eu botar a chave seletora em 220v, posso ligar? Para ver se não danificou nenhum outro componente ou melhor não? Compro outra fonte, genérica mesmo, para testar?

- É melhor levar a um técnico?

- Em relação ao primeiro problema, PC não ligar. Depois de toda cagada que fiz, tirei o cooler da CPU e vi que não tinha quase nada de pasta térmica, poderia ter sido esse o problema? Faz uns 5 anos o PC e a pasta nunca foi trocada.

Configuração:

CPU: Pentium Dual Core E5700 3.0GHz

MB: Asus P5G41T-m

RAM: 2GB DDR3 1033MHz

VGA: Onboard

PSU: Genérica

O meu PC é exatamente esse (menos o OS):

www.ibyte.com.br/info?product=14698

Desde já,

Agradecido.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá

Já vi que é um pouco curioso e agora está metido numa grande alhada. ;)

Se tem pouco conhecimento aconselho a levar numa assistência, peça um orçamento sem compromisso e em vários locais, se quer continuar por sua conta e risco, poderá começar a testar alguns componentes.

Como não moro no Brasil e aqui a energia é toda a 220v não havendo estabilizadores nem chaves seletoras de voltagens, faça o seguinte:

Desmonte a fonte e faça o teste do clip, ou então verifique as voltagens com um multímetro. Se a ventoinha da fonte trabalhar passe para o segundo passo, verifique visualmente se existem condensadores queimados os algum vestígio de curto na board. Com a Board fora da box e só com a fonte conetada e CPU inicie a máquina. Vá montando peça por peça e testando, não esqueça da massa térmica.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá

Já vi que é um pouco curioso e agora está metido numa grande alhada. ;)

Se tem pouco conhecimento aconselho a levar numa assistência, peça um orçamento sem compromisso e em vários locais, se quer continuar por sua conta e risco, poderá começar a testar alguns componentes.

Como não moro no Brasil e aqui a energia é toda a 220v não havendo estabilizadores nem chaves seletoras de voltagens, faça o seguinte:

Desmonte a fonte e faça o teste do clip, ou então verifique as voltagens com um multímetro. Se a ventoinha da fonte trabalhar passe para o segundo passo, verifique visualmente se existem condensadores queimados os algum vestígio de curto na board. Com a Board fora da box e só com a fonte conetada e CPU inicie a máquina. Vá montando peça por peça e testando, não esqueça da massa térmica.

Olá. Obrigado por responder.

Realmente, sou um pouco curioso, mesmo sem saber sobre muita coisa, foi tanta afobação para ver se o PC ligava direto na tomada que esqueci de olhar a chave seletora da fonte, deu nisso.

Eu até queria fazer outros testes, o problema é minha mãe que não deixa, talvez é melhor levar em um técnico, mesmo não confiando nada neles ;/. Mas depois, se eu conseguir, vou tentar fazer os testes que você falou, quando estiver sozinho, quem sabe. Obg.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais