Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Arduino] Como ligar esse sensor de chamas nele?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Dica1: alimente seu diodo com um resistor chute 4k7 em série. Meça e anote a tensão em cima dele num ambiente frio normal. Depois coloque num ambiente quente ou próximo da chama que você quer detectar. Refaça a medição. Compare com a anterior. Caso a diferença seja perceptivel pelo conversor ad ou comparador interno do seu mc, você ganhou o dia.

 

Dica2: caso tenha sucesso na Dica1: No caso do ad, registre o valor frio e quente na eeprom do mc. O valor pra comparar e ativar algum evento pode estar entre um e outro. Isto vai ser seu "trimpot lógico". No caso do comparador, ajuste a referência interna. Infelizmente não lhe posso ajudar com arduino mas nada que uma olhadela no d.s. do mc dele não resolva. Ah sim, pode ser que ele tenha ampo interno. Neste caso você tem a faca e o queijo na mão

 

Dica3: no caso de insucesso na Dica1 e Dica2: considere a sabedoria supramencionada do amigo @aphawk e monte um ampop pro teu diodo

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dica1: alimente seu diodo com um resistor chute 4k7 em série. Meça e anote a tensão em cima dele num ambiente frio normal. Depois coloque num ambiente quente ou próximo da chama que você quer detectar. Refaça a medição. Compare com a anterior. Caso a diferença seja perceptivel pelo conversor ad ou comparador interno do seu mc, você ganhou o dia.

 

Dica2: caso tenha sucesso na Dica1: No caso do ad, registre o valor frio e quente na eeprom do mc. O valor pra comparar e ativar algum evento pode estar entre um e outro. Isto vai ser seu "trimpot lógico". No caso do comparador, ajuste a referência interna. Infelizmente não lhe posso ajudar com arduino mas nada que uma olhadela no d.s. do mc dele não resolva. Ah sim, pode ser que ele tenha ampo interno. Neste caso você tem a faca e o queijo na mão

 

Dica3: no caso de insucesso na Dica1 e Dica2: considere a sabedoria supramencionada do amigo @aphawk e monte um ampop pro teu diodo

 

abç

Tentei fazer o que você disse na dica 1, mas não ganhei o dia, até porque não sei se entendi ao certo o que você falou pra mim fazer.

Coloquei o diodo no meio da protoboard, puxei o resistor de 4k7 da perna + para a alimentação e o - puxei direto e com o multímetro medi a tensão na duas pernas do diodo, em ambos os casos marcou 5v, presumo que o diodo não esteja deixando passar corrente ja que o resistor não diminui a tensão.

E agora? rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

se esta coisa preta for um diodo mesmo, você ligou ele invertido.

 

Ve se melhora

[+5]----[4k7]----o------>|-------o----[gnd]                 |               |                 |               |                 \-[voltimetro]--/

pode ser que ele trabalhe reverso mesmo e não goste da solidão. Tenta descobrir o d.s. dele ou alguém confirmar

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se esta coisa preta for um diodo mesmo, você ligou ele invertido.

 

Ve se melhora

[+5]----[4k7]----o------>|-------o----[gnd]                 |               |                 |               |                 \-[voltimetro]--/

pode ser que ele trabalhe reverso mesmo e não goste da solidão. Tenta descobrir o d.s. dele ou alguém confirmar

 

abç

BINGO! Montei conforme você falou, sem presença de fogo o multímetro marca 4,97V, já quando eu acendo um fósforo cai para 4,5V, como ainda estava alto troquei o resistor por um de 10K e chegou a cair para 4,1V, achei alta ainda a tensão e aumentei ainda mais o resistor para 100k, o problema é que fica no 4,57V sem fogo e então não se se o Arduino vai considerar isso como lógica alta, o bom é que quando eu acendo um fósforo momentaneamente ele cai a 2V e se for muito próximo chegou bem perto dos 0V heheheh

Se você ou alguém puder me ajudar a tornar esse sistema mais sensível eu agradeceria, já que o módulo do mesmo tem uma sensibilidade muito superior comparada ao diodo sozinho, pode ser que com a dica do @Mention já estamos com esse passo já a frente também, mas eu não faço ideia de como usar o LM358 ao meu favor nesse projeto.

Caso não dê certo verei com meu Professor o que eu posso fazer com esses valores de tensão obtidos e taca-los no analógico do Arduíno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

kibon. fico feliz mesmo com a tradicional ausência da palavra mágica.

De 5 pra 4.1 é uma baita diferença pro ad ou comparador mas insuficiente para a lógica. Creio que o circuito usa o lm358 como comparador e não como ampop.

É trisimples. Tipo isso...

comp2.gif

é com 741 e foi o que achei na net. Considere o lm358 ou lm393/339 com pullup. E claro, 5V

 

Mas se seu mc tiver comparador interno, tá morta a galinha. Ou use o ad mesmo.

Ah e como última dica, coloque um capacitor 100nF~1uF em paralelo com o diodo pra evitar acionamentos espúrios

Boa sorte com seu professor

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAHAHAHHA MUITO OBRIGADO!!!! MESMO!!! Você tem me ajudado em outros tópicos também e sou muito grato a isso.

 

Mas voltando ao tópico, e também desculpe a falta de informação, eu não estou compreendendo o porque do ampop, até porque na faculdade comecei a velo a uma semana atrás apenas e vi que sua função, pelo menos até agora, é ter um ganho em uma tensão muito pequena, o que me embola é saber que sem a presença do fogo ele já da 5v, qual o motivo de se usar o Ampop? Se fosse o contrário com 0V e ele desse uma pequena tensão na detectação do fogo eu iria compreender hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BRUNOGTS2011,

Vou tentar explicar :

Esse diodo trabalha polarizado reversamente. Quando ele recebe iluminação, aumentam as perdas na junção P-N , e isto faz surgir uma corrente de fuga. É essa corrente de fuga que faz mudar a tensão sobre o diodo.

A ideia do ampop como amplificador é justamente amplificar esse efeito da junção P-N, permitindo uma variação mais de tensão e dando mais sensibilidade.

Já se usar como comparador, voce consegue ajustar apenas o ponto em que vai ocorrer uma transição, mas não vai conseguir aumentar a sensibilidade.

Estude bem os op amps, é uma mão na roda !!!

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@BRUNOGTS2011 sua duvida faz sentido. Realmente amplificar um sinal que ja esta perto dos 5v pra um circuito lógico soa estranho. A dica então é pegar o sinal do resistor. Meça a variação pra ver

[+5]---->|----o-----[4k7]-----o----[gnd]              |               |              |               |              \-[voltimetro]--/

Considerando [voltímetro] como a entrada do ampop não inversor multiplicador por 4 a 8,

ampop-ninversor.jpg

você vai ter um excursão boa do sinal podendo até pensar em medir temperatura meiabocamente com o ad do seu mc.

 

O amigo Paulo disse que ele trabalha reverso - acho que podemos confiar sem confirmar - fica um pouco diferente mas é a lesma lerda. Passo o lápis pra ele...

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VOCÊS SÃO SENSACIONAIS HAHAHA

Isadora fiz como você falou, medi a tensão do jeito que você mostrou e agora tudo faz sentido hehe

A tensão fica a 0V, e quando eu aproximo uma fonte de calor a tensão sobe timidamente e agora sim o amp op entra na jogada.

O incrível é que fiz esse teste agora a pouco no meu quarto a noite, pois nele tem uma lampada incandescente e enquanto ela estava ligada o multímetro marcava 0,07Volts, eu apagava e caia pra 0V, e a distancia da lampada pro sensor era de aproximadamente uns 2 metros, MUITO BOM! E quando aproximei a lampada, quando estava a uns 10cm o voltímetro chegou aos 5v :D  fiz um teste trocando a lampada por um fluorescente e nada aconteceu pois ela não emite calor, ou seja, PERFEITO hahaha

Amanha se tudo ocorrer bem eu já compro o amp op e conto a vocês no que deu, devo usar o LM358 mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

puts... então aquilo é um foto transistor e desenhei errado então.

Quanto ao lm358 pode servir sim. Tem algum porém tipo R2 não ir pro gnd e sim pra metade do vcc. Pode usar o outro ampop (são 2) dele pra gerar Vcc/2

VirtualGround.gif

Neste caso, vai ter um nivel dc 2.5V mas acho que você pode conviver com isso. Tipo mudando também a referencia do seu adc pros mesmos 2.5v e tal

Cara.. quase me arrependo.. acho que devia você ralar um pouco. Na minha época eu ralei pra car alho pow!!

 

Mas como você disse que variou de 0 a 5, pra que o ampop mesmo? É pra detectar numa distância maior? ah tá. mas vai saturar quando chegar perto hein...

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente tem esse problema de ele variar de 0 a 5v naturalmente, então a questão da eletrônica envolvida no módulo acredito que seja o potenciômetro para ajustar a sensibilidade do sensor e o amp para dar um suporte, mas por ter de que montar na protoboard (que em um projeto final acaba ficando visualmente não agradável) e uma coisa que incomodou meu grupo que irá fazer o trabalho é que várias coisas ao seu redor pode influenciar, por exemplo a luz do sol, uma lampada incandescente etc então decidimos mudar e não mais fazer um projeto com detector de fogo e sim com de gás, ai já iremos comprar o modulo pronto e realmente se empenhar apenas no microcontrolador que é o trabalho da matéria em questão.

Mas abrigado aos que me ajudaram, Isadora Ferraz e aphawk, aprendi varias coisas ajustando esse sensor  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!