Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa aquecedora


Posts recomendados

Rapaz!

você teria que detalhar mais esse seu projeto.

 

É um trabalho para o curso?

A temperatura é critica em 35º? Pois se for é mais complicado.

 

Se for um trabalho para o curso/faculdade, não posso te indicar um lança chamas ou um maçarico, né?

 

Poderia fazer com célula de peltier (or something like that) ou resistores ou com o dissipador de uma fonte linear de 100A :P

 

Depende do detalhamento que você der sobre seu projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tava aqui pensando em uma maneira de fazer isso sem eletrocutar seu bichinho.

 

Poderia pensar em algo, tipo uma parte daquelas sanduicheiras (grill) regulada com um dimmer.

 

tem também aqueles aquecedores de pés

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-628593988-aquecedor-de-pes-eletrico-antigo-funcionando-raridade-_JM

 

Teria que ser algo que não aqueça muito rápido.

Não estou querendo fugir da eletrônica, só estou tentando te dar uma solução mais prática.

você ainda poderia usar alguns resistores de 100R  x 10W em uma fonte regulável de 12v, mas aí complicaria um pouquinho mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso você usaria um lado inteiro da sanducheira, não só a resistência.

 

Não teria perigo de eletrocução. O problema é que não sei a potência da sanduicheira, para calcular o dimmer.

 

Em 35º poderia ficar ligado 24 horas, se quiser. ( a cemig agradeceria)

 

Seria um circuito desses:

triac2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom da pra voce montar com resistores de 15w desses de porcelana, um exemplo... voce calcula os resistores certiho para usar ne uma fonte de 12v por exemplo... ai suponhamos que de 10 resistores de 15w, ai é só voce distribuir sobre esses 40x40cm e compactar a terra por cima, por ser 12v nao vai dar choque, ai para regular a temperatura da para usar um simples controlador pwm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quantos resistores eu consigo colocar com uma fonte de 24v ? E 12v ? Ainda não sei fazer a conta se puderem me mandar como exemplo as contas com os valores acima pra eu aprender

Há. Haveria como utilizar um potenciômetro ao invés de um pwm? Ainda não sei fazer o controlador e gostaria de gastar pouco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há risco de choque com um circuito não isolado, tem certeza??????????  :tantan:

Victhor, com todo o respeito, você tem razão em partes!

 

você toma banho em um chuveiro elétrico todos os dias,  quantas vezes você morreu eletrocutado? ( a não ser que você more na Europa)

 

Claro que a ligação nos terminais da resistência teriam que ser isolados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que algumas lâmpadas em baixo de uma forma de bolo quadrada com terra podem fazer o efeito da sanduicheira. Menos perigo de choque, área maior, mais simpática, etc. Pode usar umas 10 lampadas 12V de 10~20W pequenas bem distribuidas. Se área maior, mais lâmpadas, melhor distribuição e tal. Pode atingir 35º com facilidade. Pra controlar a temperatura pode usar um termostato simples ou fazer um não tão com um lm35 enterrado na terra p.ex.

Um pouco de criatividade para bloquear a luz pra não incomodar os bixinhos é por sua conta.

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

fico feliz. Este é nosso "pagamento".  Uma lampada concentra o calor num ponto só por isso sugeri algumas talvez de menor potência para melhor espalhamento. Foi só intuição, pois não conheço a natureza do seu projeto/bixos. Seria tipo um "aquário"? Mas se deu certo, maravilha.

 

Achei isso

comparador.png

É simples. Mas há de ter um sistema de histerese pois o relé pode ficar indeciso quando passar pela temperatura ajustada. Mas tudo bem se eu deixar isso pra você constatar/pesquisar?

sucessos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

ola a todos sou novo por aqui mas espero em breve estar contribuindo com o forum ! 

tenho uma duvida ! estou montando uma maquina de separação de touchscreen e lcd estas mesmas custam em media 500 a 1000 reais e a função delas é apenas manter a temperatura de uma placa de aluminium  estavel em 90c° e 100c°! então olhando aqui nos guardados achei um ferro eletrico 220v que nao e usado e nem vai ser mais usado minha duvida é o seguinte : como posso regular e manter a temperatura do ferro entre 80c° e    90c° a tensão aqui é110v o ferro é 220v posso usar um dimmer? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bom a temperatura do ferro deve atingir sim mais de 100º sim mesmo ligando em 127. A da chapa também vai, mas depende do seu tamanho, espessura, como vai acoplar o ferro na chapa e etc.

 

Com um dimmer você não controla  a temperatura e sim a potência (energia) que vai pro ferro. você pode até tentar mas vai ver que não ver muito fácil manter a temp desejada. A dica que dou é: no mercado livre tem controladores de temperatura por menos de R$100,00 já com sensor. Compre 1 , acople o sensor na sua chapa, ajuste a temperatura e seja feliz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/03/2016 às 08:42, Isadora Ferraz disse:

bom a temperatura do ferro deve atingir sim mais de 100º sim mesmo ligando em 127. A da chapa também vai, mas depende do seu tamanho, espessura, como vai acoplar o ferro na chapa e etc.

 

Com um dimmer você não controla  a temperatura e sim a potência (energia) que vai pro ferro. você pode até tentar mas vai ver que não ver muito fácil manter a temp desejada. A dica que dou é: no mercado livre tem controladores de temperatura por menos de R$100,00 já com sensor. Compre 1 , acople o sensor na sua chapa, ajuste a temperatura e seja feliz.

obrigado pela dica vou ver este sensor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!