Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DPS x Fonte Potente


Posts recomendados

Boa tarde.

 

Não conheço bem de energia e tenho uma dúvida

 

O DPS (http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-protec-o-8-tomadas-transparente.html) suporta fontes de qualquer potência ou teria um limite?

 

Ex.: Poderia usar um dispositivo desses com uma fonte de 1500w?

 

Estou pensando em comprar ambos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@RafaSlayer, Assumindo uma eficiência média da fonte de 90%, e em carga total, em 220V é possível sim, já em 127V não, pois o limite de corrente do Clamper Multi Proteção é de 10A.

Veja as especificações do Clamper Multi Proteção: http://www.clamper.com.br/upload/produtos/170920130842313792_multiprotecao.pdf

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde.

 

Não conheço bem de energia e tenho uma dúvida

 

O DPS (http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-protec-o-8-tomadas-transparente.html) suporta fontes de qualquer potência ou teria um limite?

 

Ex.: Poderia usar um dispositivo desses com uma fonte de 1500w?

 

Estou pensando em comprar ambos.

 

Não sei para que necessitas de fonte de 1.500 Watts.... Isso é muita energia. O que pretendes alimentar?? Ainda que mal pergunte??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

Bom, eu quero uma fonte "grande" pra não esquentar a cabeça e fazer uns ups futuros, com SLI e tal (talvez volte pra Radeon, que o consumo atualmente é bem maior) e tal.

 

@Jonny Henrique

Se não interpretei errado, uma fonte de 1250w então ele aguentaria em 127v, correto? 

 

Desculpe a pergunta *****, mas aterramento teria impacto nos valores da tabela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É que o pessoal pensa que potência numa fonte é igual ao tamanho em um desentupidor de pia, ou vaso.. Quanto maior e mais forte melhor, quando isso não é verdade..

 

Vamos pegar uma das Radeon com maior demanda, por exemplo a AMD Radeon R9 390X, que tem um TDP da ordem de 300 Watts, ou 600 Watts em um SLI de duas delas...

Some a isso uma extra super Cdsa PU com TDP da ordem de 220 Watts como por exemplo um FX-9370 com 8 cores.

Somemos:

CPU 220 Watts

Duas PV AMD R9 390X, 600 Watts

Placa-mãe + memórias = 50 Watts

HD, DVD, fans = 30 Watts

 

Total, no pico do pico = 600 + 220 + 50 + 30 = 900 Watts..

 

Isso dai de modo algum exige fonte de 1500 Watts, sequer de 1200 Watts exige..

 

O pessoal acha também que fonte, quanto mais forte, menor a condição de danificar, o que absolutamente não é verdade. Fontes em sua maioria se danificam por ter de enfrentar a rede elétrica, com todos seus ruídos, sua baixa qualidade, seus surtos de tensão, seus transientes etc e tal..  Adotar um bom filtro de linha para proteger qualquer fonte é de muito mais valia do que pegar uma super fonte de 1.500 Watts..

 

E olhe que adotei como exemplo tanto CPU quanto PV das mais poderosas e que dificilmente penso que efetivamente vás adotar,,

 

 

Portanto pense , pelo menos uma vez, com a cabeça.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fontes de 1500w que olhei, estão com um preço nada bom, deixei fora da lista...

 

@Jonny Henrique

Provavelmente compre uma de 1200w mesmo e o dps que citei no início, até pelo que entendi da documentação dele, poderia usar uma fonte de até 1270w, já que minha rede é 127v.

 

o que acham de uma Corsair AX1200i + DPS Clamper?

 

Edit1
Monitor + caixas de som + impressora também serão ligados no DPS

 

Se a combinação dos equipamentos ligados, pedisse mais do que o DPS fornece, considerando minha instalação que é 127v, qual seria o resultado? Existe o risco de queimar algum componente, como proc, mobo, fonte, vga ou qualquer outro? O DPS continuaria funcionando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

Já tenho um PC com a config:

 

Proc: I7-4770K(sem over atualmente)

Mobo: Asus Maximus VI Formula

Mem: 16GB Corsair 2133

VGA: GTX 980 G1 Gaming

Gabinete: Corsair 780T

Fonte: Corsair TX650

2 Seagate 7200 1TB

1 SSD 240GB

Gravadora CD/DVD

 

Pretendo adicionar alguns fans no gabinete, um Corsair H110 e outra 980 pra SLI (uma já tá praticamente certo, talvez sejam mais duas 980), daí queria uma fonte desse tamanho.

 

Pelas contas do Faller, nesse momento não preciso de tanto, mas quero deixar uma margem pra poder mexer com upgrades futuros sem ter a fonte como uma preocupação.

 

O DPS seria só pra ter uma segurança extra ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisaria dar uma olhada antes, mas acho que essa TX suporta duas 980.. Se fosse precisar de mais potência, seria pouca coisa.. Mais de 1000 Watts seria exagero mesmo..

 

3 VGAs e você teria um problema maior do que fonte: gargalo. A plataforma 1150 não tem pistas PCI-Ex o bastante pra usar 3 placas de vídeo.. Provavelmente, você acabaria com uma das placas ociosas, quase em tempo integral.. Além de outros problemas inerentes a configurações Multi-GPU..

 

Um SLI de 980 já seria monstro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

Não tinha pensado nesse gargalo... Mas de qualquer forma, o SLI já vai rolar, só que ficar com essa fonte de 650 acho que ela não vai aguentar com watercooler e tudo.

 

Outro ponto, que me incentiva a trocar de fonte, é que quero uma modular, aquele tanto de cabo solto e dificultando o fluxo de ar me incomoda muito.

 

Vou considerar pegar uma de 1000w, acho que vai sair mais em conta financeiramente além de não ter algo além do que preciso, vou na sua ideia e do @faller.

 

Outra dúvida, se a combinação dos equipamentos ligados, pedisse mais do que o DPS fornece, considerando minha instalação que é 127v, qual seria o resultado? Existe o risco de queimar algum componente, como proc, mobo, fonte, vga ou qualquer outro? O DPS continuaria funcionando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida, se a combinação dos equipamentos ligados, pedisse mais do que o DPS fornece, considerando minha instalação que é 127v, qual seria o resultado? Existe o risco de queimar algum componente, como proc, mobo, fonte, vga ou qualquer outro? O DPS continuaria funcionando?

Nesse DPS da Clamper, o botão Liga-Desliga é na verdade, um mini-disjuntor.. Caso haja um excesso de corrente, por uma sobrecarga por exemplo, ele desarma..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria, @Jorno

Bom, acho que vou pegar uma de 1000w então, mesmo com SLI ainda vou ter uma boa margem pra mexer no pc sem me preocupar.

 

Mais um detalhe, se o consumo dos componentes somados é de 700w e estou usando uma fonte de 1000w, ela está produzindo 1000w e eu uso 700w ou ela produz os 700w?

Desculpa se isso for algo banal demais, mas não manjo dessa área de eletricidade e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Comprei uma fonte Seasonic de 1250w.

 

Minha rede elétrica com esse DPS, vai entregar 1270w e caixas de som, monitor e impressora também serão ligados no DPS. Devo ligar a fonte direto na tomada sem o DPS ou providenciar um somente para a fonte?

 

Desde já agradeço.

Você levou a expressão "chute no balde", pra outro nível com essa fonte...

 

Duas GTX 980 tem consumo estimado de uns 330 Watts - http://www.guru3d.com/articles_pages/geforce_gtx_980_sli_review,4.html

 

Tenho certeza que sua TX 650 aguentaria seu PC todo, com 2 VGAs, Water Cooler e tal.. Já que você queria uma modular, uma de uns 750 ~ 850 Watts, já seria suficiente, até com um overclock na CPU e GPU..

 

 

Devido ao "tamanho da fonte", vai precisar de dois mesmo....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sempre que se deseja reduzir a demanda de uma fonte se deve procurar por uma característica chamada eficiência.. Tanto maior a eficiência da fonte menor a demanda da mesma, da tomada ou do filtro que a antecede, para uma mesma potência sendo entregue..

Desse modo sempre é bom procurar por fontes de maior eficiência que se possa adotar ou que seu dinheiro, ou recurso disponível para aquisição da mesma,  permita, e nunca somente buscar pela máxima potência que ela pode entregar..

 

Os filtros de linha da Clamper são limitados por seu mini-disjuntor de entrada em 10 Amperes.. Se sua alimentação dai for de 127  Volts ele poderá sustentar até 10A x 127V = 1270 Watts na soma total da carga ligada ao mesmo..  Se estivesses em uma rede 220 Volts essa potência subiria para 2.200 Watts..

 

Você citar que neles ligará também, além do PC, caixas de som, monitor e impressora de nada adianta para análise se comporta ou não..

Se suas caixas de som demandarem 500 Watts (provavelmente pouco possível) não iria comportar dar. Se demandarem 40 Watts sim vai dar, se sua impressora for do tipo lazer, provavelmente não vai dar se for jato de tinta sim vai dar..  Tudo depende sempre da demanda de cada um, que varia muito conforme marca, modelo, tipo etc..

 

O melhor mesmo seria você contabilizar, somar, a demanda de cada um deles, ou pelo menos daqueles que ficarão simultaneamente consumindo energia.. Procure no site deles, procure nos dados, ou na etiqueta na traseira dos mesmos, no manual deles qual a demanda de pico ou se eles minimamente tiverem um fusível na traseira, multiplique o valor desse fusível pela tensão para avaliar a demanda de pico do mesmo (será mais ou menos 70% desse valor dai)

 

Finalmente, uma fonte vai demandar o que seu PC pedir, de energia (o que é variável e depende do carregamento desse PC, do que ele estiver rodando), independentemente da capacidade final dessa fonte.  Pode a fonte ser de 800, de 1.000 ou de 1.500 Watts, se seu PC pedir 700 Watts, qualquer uma delas vai entregar 700 Watts e vai pedir de quem a alimenta algo como esses 700 Watts divididos pela eficiência da mesma..

Se a fonte tiver uma eficiência vagabunda de 60% nesse caso pediria 700 Watts / 0,60 = 1.116 Watts

Se a fonte tiver uma eficiência marginal de 70% nesse caso pediria 700 Watts / 0,70 = 1.000 Watts

Se a fonte tiver uma eficiência já boa de 80% nesse caso pediria 700 Watts / 0,80 = 875 Watts

Se a fonte tiver uma eficiência ótima de 90% nesse caso pediria 700 Watts / 0,90 = 778 Watts

A diferença entre a potência demandada da tomada e o que ela entrega ao seu PC será dissipado na fonte em sua maioria sob a forma de calor gerado.. Por isso (e também pela conta de energia) é importante se pegar fontes com boa ou ótima eficiência...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma fonte Seasonic de 1250w.

 

Minha rede elétrica com esse DPS, vai entregar 1270w e caixas de som, monitor e impressora também serão ligados no DPS. Devo ligar a fonte direto na tomada sem o DPS ou providenciar um somente para a fonte?

 

Desde já agradeço.

 

 

1270W, além de ser o limite do filtro, também é o limite de uma tomada comum. Para usar mais que isso, precisaria de mais de um filtro, em mais de uma tomada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas @Jorno , @faller , @RS Faria !

 

Deve ter sido perceptível, mas sou um tanto inseguro com essas coisas de energia, tenho medo de colocar fogo no pc e na casa rsrsrsrs

 

Vou ligar a fonte direto na tomada até providenciar um segundo DPS e usar o DPS atual para monitor, caixas de som, impressora e outros.

Ou coloque o dps para a fonte e um estabilizador, temporariamente para os outros. Vou ver como faço em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas @Jorno , @faller , @RS Faria !

 

Deve ter sido perceptível, mas sou um tanto inseguro com essas coisas de energia, tenho medo de colocar fogo no pc e na casa rsrsrsrs

 

Vou ligar a fonte direto na tomada até providenciar um segundo DPS e usar o DPS atual para monitor, caixas de som, impressora e outros.

Ou coloque o dps para a fonte e um estabilizador, temporariamente para os outros. Vou ver como faço em casa.

Dizer-se "inseguro com essas coisas de energia e ter medo de colocar fogo no PC e em casa" e usar um estabilizador são afirmações totalmente controversas.

 

Estabilizador nunca, em nenhuma ocasição ou hipótese.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius

Nem pra monitor, impressora, caixas de som e tal? Estabilizador é bomba pra eles também?

 

Pra fonte, se não for na tomada direto, vai ser no DPS, isso sem dúvida.

 

Valeu

Impressora, caixa de som e qualquer outro aparelho eletrônico possuem fontes, logo, são prejudicados da mesma forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todo e qualquer equipamento eletrônico é obrigado a ter fonte, assim de modo discreto como um PC ou inserida como um módulo internamente ou até mesmo na placa principal do equipamento.. Estabilizador atrapalha a todas elas.. Além do que a maioria absoluta dos equipamentos modernos são Full Range, operam de 90 a 264 Volts.. Nenhuma necessidade de estabilizar portanto...  Pense.. Não dói nada e vale a pena..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

Valeu mais uma vez.

 

Depois dessa vou desligar o estabilizador que está com a tv/receptor tv e ps4(não é meu rsrsrs) da sala também. Não manjar das eletricidades dá nisso, mas a lição foi aprendida.

 

No meu escritório já não tem estabilizador faz um tempo, tinha pensado de pegar um que já tinha guardado só pra outros dispositivos, temporariamente.

 

Já fiz a compra de mais um DPS Clamper pra resolver essa situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!