Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Eai galera. eu não sei se essa é a categoria certa para postar isso. me desculpem se estiver errada. 

é o seguinte. tava querendo desmontar meu pc para limpar. pois ele está bem sujo

Não é um pc antigo e nem muuito novo.
conf: 

AMD FX 6300 3.5GHZ
RAM 4GB CORSAIR VALUE SELECT 1333MHZ
Fonte CORSAIR CX 430W 80PLUS BRONZE
PLACA DE VIDEO GTX 650Ti da ZOTAC
.

é o seguinte aqui em casa eu infelizmente n tenho aterramento. pretendo fazer um futuramente. então eu ja nem comprei a pulseira antiestática. por causa disso. 
e meu gabinete e o v3 black edition. e ele é todo pintado por dentro. tudo mesmo. ai n teria também como eu por as mãos nele pra descarregar esd. por causa da pintura.
eu tenho uma luva anti estatica aqui. mas n sei se vai servir de muito. quero ajuda de vocês. o que eu posso fazer pra poder desmontar e tal e limpa. ??

valeu PRA QUEM RESPONDER AI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

olá amigo, até onde eu sei, só pelo fato de você não tocar os contatos e componentes com sua mão,e sim tocar nas bordas das placas, já irá prevenir que energia estática não entre em contato com os componentes, acredito que sua luva resolve e muito bem o problema, entretanto, fique atento para o tipo de limpeza que você irá efetuar, aconselho o uso de ar comprimido, a implastec oferece no mercado um muito bom! entretanto não é uma alternativa barata, você poderia também adquirir um pincel anti estática,  eu possuo um pincel e uma escova, mas confesso que tenho bastante receio pelo fato das cerdas serem muito duras, são sintéticas, mas há quem diga que as melhores são de crina de cavalo. eu fico muito confuso quanto a isso, devo confessar, entretanto para retirar poeira fina sempre utilizo um pincel comum, de cerdas bem macias que comprei em uma loja de construção, me preocupo apenas porque dizem que o efeito só e evidente apos um tempo bombardeando os componentes da placa, e já vi que os mosfets são os mais sensíveis, uma carga de 10v de eletrostática sera possível queimar um, não quer dizer que ira de fato, então aconselho limpar com cuidado, bem de leve e tente ser mais cuidadoso quando estiver próximo a região de mosfets. eu limpo com cuidado e aparentemente não causei nenhum dano! graças a Deus! qualquer coisa estamos aqui, irei acompanhar seu tópico, muito bom discutir sobre ESD precisamos de mais informações consistentes sobre tal assunto tão polêmico! 


amigo, acabei de ler em um site de uma empresa que fabrica produtos anti estática, e a dica é locais com umidade relativa do ar acima de 40% aqui em Fortaleza é de 80% em média, caso sua cidade tenha umidade baixa, tenha mais cuidado ainda, e se utilize de bons condutores, aqui ficou claro para mim o motivo pelo qual o pincel de crina de cavalo é o melhor, os que possuo é de polipropileno, sintético, mas bom condutor. Então amigo, espero ter ajudado com estas informações, ate mais!

 

link do artigo: http://antiestaticos.com.br/acao-da-eletricidade-estatica-em-eletronicos/#.VVTiB_lVjX0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você não dispor de aterramento para ligar sua pulseira anti estática...

Se tiver ai uma parede de alvenaria, encoste a palma da mão por um segundo nessa parede e seu corpo já ficará aliviado de carga eletrostática..

De quando em quando, digamos 5 minutos, repita essa operação..

O piso e seu calçado também são determinantes no processo de esvaziamento da eletricidade estática.. Pisos condutivos como sapatos de couro ou mesmo, e melhor, pés descalços ajudam bastante enquanto tênis, pano, material sintético atrapalham em muito. Nada de pantufas ai...

De nada adianta um sapato condutivo se seu piso é isolante ou potencial gerador de estática.. Pisos frios são ótimos (cerâmica, pastilha, cimento etc..)  Carpete, pisos sintéticos, são ruins..

 

A luva antiestática é enganosa e muita gente boa calça uma delas sem o menor conhecimento de causa se achando protegido .. Luvas não são isolantes da estática. Aliás, estática não se isola, se dissipa, se conduz a massa..

Acontece que alguns trabalhos necessitam, pela mecânica fina, pela natureza do trabalho, o uso de luvas quer pelo asseio, quer por outro motivo qualquer.   Nesses casos, se desejado também evitar a estática, se usa essas luvas que embora possam gerar eletricidade estática o fazem em dosagem muito menor que simples luvas comuns, pelo tratamento químico por elas recebido.. Essa é a razão de seu uso. Quando se usa essas luvas sem a menor necessidade de usar luvas, se está gerando mais estática do que sem luvas..

     

Se você tem um piso bom, frio, condutivo e não quer ter de ficar encostando no parede a cada 5 minutos, com a palma da mão, fique de pés descalços ou se isso incomoda, use uma calcanheira, que consiste em uma borracha condutiva, por baixo da sola do calçado que usas, seja ele qual for (pode até ser tênis) tendo uma fita de borracha condutiva que se enrola na perna nua e que fica em contato com o corpo, separado da borracha inferior por um resistor de 1 mega, para prevenir contra choques se o equipamento estiver alimentado..

 

Ambientes com alta umidade relativa do ar impedem o acúmulo de eletricidade estática no corpo. Baixa umidade ajuda a acumular estática.. O remexer das roupas no corpo ajuda a gerar essa energia. Evite o quanto puder (não fique dançando axé enquanto monta)..

 

A eletricidade estática não é um bixo de sete cabeças mas sim atrapalha em muito se algumas condições se apresentarem ai, como baixa umidade do ar, ambiente inadequado quanto a piso etc etc..

 

Existe uma máxima quando se fala em estática em uma montagem.. O melhor que pode lhe acontecer é quando a eletricidade estática danifica irremediável e definitivamente algum componente.. O pior caso é quando ela de algum modo o danifica mas sem que ele apareça de imediato (vai dar problema intermitente, mais cedo ou mais tarde, em campo, geralmente longe muito longe de qualquer recurso e num momento em que jamais isso poderia acontecer)..

 

Por cinco anos comandei uma linha de montagem totalmente protegida contra estática, aqui no Brasil, terceirizando produtos para HP para linha bancária. Eramos auditados de tempo em tempo, sem aviso prévio e não era nada bom para nós rodarmos em algum standard que deveríamos seguir..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Pessoal

 

Muito cuidado com certas definições e mitos sobre este fenômeno.

 

Um dos princípios básicos no controle das descargas eletrostáticas ou simplesmente ESD, reside em que todos (operadores, bancadas, mantas, cadeiras, pisos etc) estejam conectados fisicamente à uma rede de aterramento. Esta rede prevê um projeto específico, onde cria-se uma malha com diferentes desenhos fincadas ao chão (terra mesmo) através de pontas de cobre.

 

Assim, o simples contato de mão em paredes não surtirá o descarregamento efetivo das cargas acumuladas. Neste aspecto saliento que o próprio descarregamento deverá ser feito através de artefatos com características dissipativas e não condutivas, pois estas últimas são também inadequadas quando em contato direto com os componentes eletrônicos, ou seja, a saída de cargas deve ser em uma velocidade menor que a velocidade que os materiais condutivos proporcionam. Por isso é que existem os resistores de 1 M ohm no início das pulseiras, bem como calcanheiras, sapatos, pisos, mantas são constituídos de materiais com características dissipativas.

 

Os materiais condutivos (metais ferrosos e cobre dentre outros) são utilizados em um segundo estágio no que tange o fluxo de descarregamento das cargas acumuladas para o terra.

 

No caso de luvas, estas são utilizadas para evitar que os sais ou gorduras da pele das mãos não oxidem os terminais dos componentes e deverão ser fabricadas por materiais que ao atritarem-se não gerem cargas e consequentemente não transfiram para os componentes. No mercado existem alguns fabricantes que as ofertam.

 

Saibam que muitos materiais plásticos ou sintéticos são geradores espontâneos de cargas e não é necessário nem mesmo o contato com o componente. Basta certa aproximação (de acordo com a sensibilidade do componente) para danificá-lo parcial ou totalmente. Quanto à crina de cavalo, por ser um material não sintético, não gera cargas e é 100% seguro..... Por favor escova de dentes nem pensar.

 

O fato é que, observo um gigantesco investimento em indumentária, artefatos de proteção, pisos, aterramento, treinamentos e gestão na industria de manufatura eletrônica para garantir qualidade, porém, infelizmente não percebo nem o básico (proporcionalmente ao seu tamanho claro) nos agentes de manutenção/reparo dos equipamentos eletrônicos produzidos.

 

Vejam, ESD é um assunto muito extenso e não será em apenas um ou dois tópicos que dissecaremos todo o assunto, de qualquer forma, estou aqui para elucidar o que for demandado.

 

Às ordens.

 

Ramdas Lopes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...