Ir ao conteúdo

É possível furar placa de fenolite com laser?

Rafael Marinho

Posts recomendados

Postado

Estou trabalhando em uma máquina que plota PCI e queria que ela fisesse os furos na placa também. Ai eu pensei... Será que dá para furar com laser? E eu não queria comprar um diodo de laser potente para testar(são meio caros) sem antes saber se esse método funciona.

Obrigado desde já!

Postado

É possível sim, porém se vai ficam bom eu já não sei hehehe.

Acredito também que diodo de laser não dará conta. Vai precisar de um poderoso lazer de CO2 de uns 3000W. Pelo menos para fazer o furo em velocidade.

A placa poderá pegar fogo.

Postado

99% dos fabricantes de PCB usam laser somente para vias muito pequenas, tipo 0.002" (2 mil) ou "buried via". Furos maiores normalmente são feitos com uma broca. É difícil fazer furos maiores com o laser, o calor deforma o material e fica difícil de acertar o furo por causa disso. Talvez dê pra fazer lentamente usando um ciclo de trabalho curto (furo pequeno, aguarda o local esfriar, depois mais outro furo pequeno).

Claro que isso é com placas de fibra de vidro (FR4), essas de base fenólica são muito ruins de se trabalhar e deformam mais facilmente.

• Membro VIP
Postado

cara... já posso até sentir o fedozão do fenolite queimado. Se só de serrar o trem já fede...

abç

• Membro VIP
Postado

Obrigado, o que eu temia era que pegasse fogo mesmo, acho que só testando para ver...Mas vou ficar com o método convencional mesmo. Algum dia eu testo e vejo no que dá

Quando resolver testar, nos informe no que deu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!