Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível furar placa de fenolite com laser?


Posts recomendados

Estou trabalhando em uma máquina que plota PCI e queria que ela fisesse os furos na placa também. Ai eu pensei... Será que dá para furar com laser? E eu não queria comprar um diodo de laser potente para testar(são meio caros) sem antes saber se esse método funciona.

 

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

99% dos fabricantes de PCB usam laser somente para vias muito pequenas, tipo 0.002" (2 mil) ou "buried via". Furos maiores normalmente são feitos com uma broca. É difícil fazer furos maiores com o laser, o calor deforma o material e fica difícil de acertar o furo por causa disso. Talvez dê pra fazer lentamente usando um ciclo de trabalho curto (furo pequeno, aguarda o local esfriar, depois mais outro furo pequeno).

Claro que isso é com placas de fibra de vidro (FR4), essas de base fenólica são muito ruins de se trabalhar e deformam mais facilmente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!