Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumentar tensão muito pequena


Posts recomendados

entendi. Qual fonte externa vai ser usada? Bateria ou transformador?

 

Fonte externa? Bateria sei que não vai ser... transformador você se refere aqueles DC/DC step up?

Fonte externa? Bateria sei que não vai ser... transformador você se refere aqueles DC/DC step up?

 

E daí tudo que vi usa circuito integrado: LTC3108 ou ELC-W0422-2, mas eles nao existem no Brasil! E comprar dos EUA é muito caro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que @Leonardo Felipe Nerone quer rodar o LED com uma pastilha peltier. 

A propósito a Farnell tem esse LTC3108, mas ele é meio caro, uns R$22.

Uma maneira de fazer isso de forma mais barata seria usar um daqueles circuitos auto-oscilantes. O LTC3108 é bem legal e tem muita funcionalidade, mas pra acender um LED não precisa de tudo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que @Leonardo Felipe Nerone quer rodar o LED com uma pastilha peltier. 

A propósito a Farnell tem esse LTC3108, mas ele é meio caro, uns R$22.

Uma maneira de fazer isso de forma mais barata seria usar um daqueles circuitos auto-oscilantes. O LTC3108 é bem legal e tem muita funcionalidade, mas pra acender um LED não precisa de tudo isso.

 

@victhor393 Ah, eu vi no site da Farnell, mas não sei se eles tem pra pronta entrega, vou ligar lá. Se tiverem, ótimo ahsauhausas

Então usando circuito auto-oscilante (eu já estava pesquisando sobre eles. Descobri-os quando pesquisava sobre indutores), terei mais de 0,9V de saída?  Vou pesquisar sobre eles e fazer um o/ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que @Leonardo Felipe Nerone quer rodar o LED com uma pastilha peltier. 

A propósito a Farnell tem esse LTC3108, mas ele é meio caro, uns R$22.

Uma maneira de fazer isso de forma mais barata seria usar um daqueles circuitos auto-oscilantes. O LTC3108 é bem legal e tem muita funcionalidade, mas pra acender um LED não precisa de tudo isso.

Como espera que algo funcione com 0.03V????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um circuito auto-oscilante funcionaria. É assim que aquele LTC3108 funciona, inclusive. O transformador e os capacitores formam um circuito ressonante, que sobe a tensão da entrada até um ponto em que o resto do CI pode começar a operar e a partir daí ele começa a regular as tensões de saída, carregar o capacitor de armazenamento, etc. Não sei se ele consegue funcionar mesmo com 30 mV na entrada, no datasheet diz um mínimo de 20 mV, eu vi uma demonstração dele com um Peltier até, mas não me lembro qual a tensão de entrada naquele caso. Vou ver ela novamente para ter certeza.

 

Edit: Aqui o vídeo 

Em 25:20 ele mede a tensão de entrada. Note que o LTC3108 está ligado não a um LED, mas sim a um microcontrolador de 32 bits e um LCD...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um circuito auto-oscilante funcionaria. É assim que aquele LTC3108 funciona, inclusive. O transformador e os capacitores formam um circuito ressonante, que sobe a tensão da entrada até um ponto em que o resto do CI pode começar a operar e a partir daí ele começa a regular as tensões de saída, carregar o capacitor de armazenamento, etc. Não sei se ele consegue funcionar mesmo com 30 mV na entrada, no datasheet diz um mínimo de 20 mV, eu vi uma demonstração dele com um Peltier até, mas não me lembro qual a tensão de entrada naquele caso. Vou ver ela novamente para ter certeza.

 

Edit: Aqui o vídeo 

Em 25:20 ele mede a tensão de entrada. Note que o LTC3108 está ligado não a um LED, mas sim a um microcontrolador de 32 bits e um LCD...

 

Um circuito auto-oscilante funcionaria. É assim que aquele LTC3108 funciona, inclusive. O transformador e os capacitores formam um circuito ressonante, que sobe a tensão da entrada até um ponto em que o resto do CI pode começar a operar e a partir daí ele começa a regular as tensões de saída, carregar o capacitor de armazenamento, etc. Não sei se ele consegue funcionar mesmo com 30 mV na entrada, no datasheet diz um mínimo de 20 mV, eu vi uma demonstração dele com um Peltier até, mas não me lembro qual a tensão de entrada naquele caso. Vou ver ela novamente para ter certeza.

 

Edit: Aqui o vídeo 

Em 25:20 ele mede a tensão de entrada. Note que o LTC3108 está ligado não a um LED, mas sim a um microcontrolador de 32 bits e um LCD...

 

@victhor393 , se eu comprar o LTC3108, ele vem só o "chip" ou esse componente aqui: IMG_2019-300x225.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Você sabe dizer qual a corrente tem esta tensão de 0.03V??

Seria bom medir.

 

Potência é igual a tensão vezes corrente.

Daí você tem que descobrir qual a capacidade de geração e depois ver qual o consumo interno do CI elevador de tensão. 

Se o consumo interno do CI for maior que a capacidade de geração, pode não dar certo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, qualquer amplificador operacional de R$1,00 pode fazer isso. Claro que com uma alimentação externa de no mínimo 3V, caso o LED seja vermelho. Se for azul ou branco deve ser alimentado com 5V e resistor limitador de corrente para esse led.

Com 2 resistores pode programar o ganho para, digamos 250 e pronto.

0,02 x 250=5V.

 

Querendo um ganho variável para controle de sensibilidade, um trimpot resolve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, qualquer amplificador operacional de R$1,00 pode fazer isso. Claro que com uma alimentação externa de no mínimo 3V, caso o LED seja vermelho. Se for azul ou branco deve ser alimentado com 5V e resistor limitador de corrente para esse led.

Com 2 resistores pode programar o ganho para, digamos 250 e pronto.

0,02 x 250=5V.

 

Querendo um ganho variável para controle de sensibilidade, um trimpot resolve.

 

Aí que tá, não quero usar baterias ou pilhas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!