Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte economica


Posts recomendados

Bom dia Galera!

 

Hoje vejo tantas opções no mercado e quanto mais eu leio sobre a alimentação de um PC, mais dúvidas eu tenho, talvez não seja, mas pra mim pareceu um assunto bem complexo.

 

O que me deixou mais em dúvida foi a questão do consumo, meu PC fica ligado cerca de 6 horas por dia, sendo 4h exigindo o máximo dele (jogos). Então muitas vezes o barato poderá sair caro...

 

Hoje tenho a seguinte configuração:

 

MB: Asus z87m-plus

I5 4670k

2x 4GB 1600MHz HYPERX KHX1 – DDR3

1HD 7200RPM 1TB

2x Fans com LED

Zotac GTX650 Ti Boost 2GB, 192Bits, ZT-61201-10M - BOX

Aerocool Strike-X 500W EN53815

 

Vou trocar a VGA  por uma R9 280 Gigabyte Windforce3x (3gb, 384bits, 1072 clock).

 

Eu vou precisar trocar a fonte!? Se sim, existem fontes que podem reduzir o consumo de energia?

 

Se puderem indicar algum modelo eu agradeço.

 

Andei pensando nesses modelos que a EVGA carimbou... Estão com preços bons.

 

Obrigado

Deivid

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais claro impossível.... Obrigado!

 

System Type:

1 physical CPU

Motherboard:

Desktop

CPU Socket:

Socket LGA 1150

CPU:

Intel Core i5-4670K 3400 MHz Haswell-DT

CPU Utilization (TDP):

100% TDP

RAM:

2 Modules DDR3 SDRAM

Video Card 1:

AMD Radeon R9 280

ATTENTION: FOR PERSONAL, NON-COMMERCIAL USE ONLY

Regular SATA:

1 HDD

DVD-RW/DVD+RW Drive:

1 Drive

Fans

Regular:

2 Fans 92mm;  

LED:

2 Fans 92mm;  

Keyboard and mouse:

Yes

System Load:

90 %

 

Minimum PSU Wattage:

392 Watts

Recommended Wattage:

442 Watts

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Math.Pi

Por favor, me explique como chegou nesses 400w :D

Obrigado!

Se usares a calculadora, de modo coerente, sem inventar moda, vai dar uma demanda de pico da ordem de 386 Watts, cheque ai para ver:

 

deivid_e_zpsq2gngztp.jpg

 

Ai não tem discussão.. E note que já exercitei colocando um DVD, duas USB lotadas, que sequer citastes e já com a placa de vídeo nova..

Nada como resolver problemas de modo racional, não achas???

 

E quando falei em usar de modo coerente quis me referir exatamente a esse tipo de confusão tola por você cometida, que foi de usar 100% da TDP.. Claro, confundiste com 100% de uso da CPU, que nada tem a ver com 100% da TDP..

TDP (Thermal Design Power) é a dissipação térmica projetada para aquela CPU, uma preocupação do fabricante em bem dimensionar essa dissipação que tem a ver com a geomeria da CPU e a capacidade de arrefecimento prevista para o sistema arrefecedor original incluído..

Não tem nada a ver com carregamento da CPU e isso está citado na nota de número 2 lá em baixo. Veja ai o que ela diz:

"2     TDP - Thermal Design Power. We recommend 85-90% since it is very rare that CPU will utilize 100% of TDP."

 

Além de citar uma dica de RECOMENDADO.. Mas sempre tem um ou outro que de modo incoerente muda para 100%, para acabar errando no diagnóstico.

 

É o que costumo dizer.. Excelente ferramenta, ferramenta certa mas usada de modo errado. Melhor é nem usar mesmo...

Ferramentaerrada2_zps7c21b076.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom se a ideia é economizar energia, já considerou pegar a GTX 960 no lugar da R9 280? ou inteirar e pegar a GTX970? o desempenho da GTX960 é próximo a R9 280, mas a GTX 960 tem um TDP de apenas 120W contra 200W da R9 280...

 

Esses 60W de diferença, considerando que você jogue 4 horas/dia x uns 20 dias/mes já daria 4.8Kw/mês a menos na conta de luz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom se a ideia é economizar energia, já considerou pegar a GTX 960 no lugar da R9 280? ou inteirar e pegar a GTX970? o desempenho da GTX960 é próximo a R9 280, mas a GTX 970 tem um TDP de apenas 120W contra 200W da R9 280...

 

Esses 60W de diferença, considerando que você jogue 4 horas/dia x uns 20 dias/mes já daria 4.8Kw/mês a menos na conta de luz...

145-150W ou um pouco mais dependendo do modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me referia aos modelos de referencia:

 

http://www.nvidia.com.br/object/geforce-gtx-960-br.html#pdpContent=2

 

Modelos com OC certamente terão maior consumo e dissipação

 

Fazendo uma simulação na calculadora online, o consumo dessa configuração com a GTX 970 (a 960 não tem na calculadora deles) a fonte minima ficou em apenas 315W contra os 386W da configuração com a R9 280...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!