Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como testar uma fonte?


Posts recomendados

Boa noite pessoal!!

 

Assisti algumas vídeo aulas explicando como se testa uma fonte usando o multímetro, até aí tudo bem.

 

Eu gostaria de saber como faço para testar uma fonte igual o CDH faz nos teste por exemplo, extraindo tantos Watts ela teve menos eficiência ou menos tensão, se eu ligar meu PC e colocar os componentes em Stress e medir as saídas disponíveis é uma forma de testar ou não faz diferença??

 

 

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na prática os testadores de fonte iguais àqueles usados pelo CdH já tem programas adequados que oferecem um carregamento variável continuamente às fontes sob teste bem com o simultaneamente medem as tensões de saída da fonte, em cada uma das condições de carregamento. Mede também a energia demandada da rede elétrica e com isso deduz a eficiência da fonte..

 

Esses testadores são muito caros, e específicos para isso que eles fazem.

 

Alternativamente você poderia ter um banco de resistores de carga e alguns multímetros e emular o teste..

Agregando a isso um osciloscópio se pode checar a tensão de ondulação, o ruído e outras variáveis..

Só ai ficamos de 10 a 15 mil reais de instrumentação..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só um exemplo a fonte que estou usando kkkkkkk estou com medo :(

 

Eu testei os amarelos estavam dando algo em torno de 14 Volts e o Vermelho 6.

 

Abri um jogo bem pesado e a tensão começou subir bem devagar, subir, subir ele está marcando 19.30 Volts e 8.20 o.o

 

Depois disso mesmo desligando e ligando o computador a fonte continuou com essas voltagens no amarelo e vermelho o.o

 

Estou confuso :S

 

 

E continua subindo, já está perto dos 20 Volts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom de qualquer forma os 12v podem chegar até quanto? E os 5v?

Tensões positivas podem variar 5% pra mais ou menos, de seu valor nominal.. Tensões negativas podem variar 10% pra mais ou pra menos..

 

Olhe a Tabela 9 desse link - http://www.hardware.com.br/artigos/inmetro-teste-fontes-alimentacao/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado!! Eu vi aqui e comprei outra bateria... Realmente era a bateria... 

 

Agora para eu testar a fonte melhor, digo, só com o multímetro tem como eu saber se a fonte está dando problema quando está sendo muito usada?

 

Por exemplo eu abro algum jogo bem pesado que eu sei que irá usar quase todo processador e placa de video ou mesmo um stress test e medir as voltagens?

Isso seria um teste confiável para saber se ela está dando conta do meu computador? ou tem alguma outra forma de testar e saber se ela dá problema quando gasta uma certa quantidade de Watts??

 

Eu trabalho com isso e canso de ver cliente com placa de vídeo boa e uma fonte "genérica", recentemente mesmo eu peguei um com uma HD 4850 e uma fonte da Casemall de 400w ela rodou por 3 anos sem dar problema... Agora queimou, acredito eu que ele saiu no lucro por usar ela por tanto tempo... Ai eu quero pelo menos quando for nesse tipo de cliente fazer uma mediçãozinha rápida e saber se a fonte está ou não aguentando.. ultimamente minha ferramenta de teste é ver o aquecimento dela durante o uso se esquentar muito sei que já está quase morrendo kkkkkkk e danificando o resto do pc...

 

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FlAvInHoSk8.

 

Fazer essa medição, num PC rodando um teste de stress, daria pra aferir a regulação de tensão da fonte (em IDLE e em FULL STRESS) e saber se ela aguenta a carga do PC..

 

Isso é só o básico.. Teria de medir ripple, eficiência, fator de potência, etc.. Como o CdH fazia..

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-silverstone-strider-plus-600-w-st60f-ps/2809

 

 

Ela pode muito bem, segurar determinada carga, mas entregando péssima qualidade de energia pro seu PC..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só pra finalizar então, se a qualidade for péssima, as peças envolvidas irão perder tempo de vida útil mais rápido ou até mesmo queimar certo?

 

E se ligar um Wattímetro pra testar quantos Watts ela está puxando ajuda também né? Ela não poderá puxar mais que o rotulado nem perder as voltagens quando estiver em IDLE ou no máximo, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só pra finalizar então, se a qualidade for péssima, as peças envolvidas irão perder tempo de vida útil mais rápido ou até mesmo queimar certo?

 

E se ligar um Wattímetro pra testar quantos Watts ela está puxando ajuda também né? Ela não poderá puxar mais que o rotulado nem perder as voltagens quando estiver em IDLE ou no máximo, certo?

Uma fonte de má qualidade vai reduzir sim a vida útil dos componentes, principalmente dos reguladores de tensão da placa-mãe e placa de vídeo, que são os componentes que mais requerem potência.. Quanto mais você "aperta" uma fonte genérica, pior fica essa situação.. Eu mesmo já perdi um HD, quando usava meu PC antigo e não tinha tanto conhecimento assim.. Geralmente, HD é o primeiro a sentir o problema..

 

O resto desses testes, necessitam de equipamento adequado.. E são caros, como foi falado anteriormente..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto ao Wattímetr,o você acha que ajuda? Seria um teste a mais ou não vale a pena?

 

Um Wattimetro e indispensável quando desejas aferir a eficiência da fonte e ele não vai conseguir medir a potencia que a fonte manda para o PC, só a potência que ela recebe da tomada elétrica, uma vez que a fonte entrega energia em cada um dos fios das cores laranja, vermelho e amarelo. Experimente contar quantos desses tem na sua fonte???  Terias de ter sensores ou Watímetros em cada um desses fios e dai somar a todos.. Viste por que é caríssimo um testador de fonte, que tem de ter tudo isso dai???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tudo bem não vai medir mas, eu vou saber quanto ele gasta em idle em full certo? Ao menos a carga total que ele pega pra saber se não está puxando acima do normal

Tenho duvidas se sabes o que seria normal ela puxar da tomada!!!

 

Ainda... Se ela puxar da tomada acima do que seria normal teria duas possíveis explicações:

- Estaria entregando mais do que o normal ao PC;

- Estaria com sua efici6encia comprometida...

 

Como saberias qual das duas estaria acontecendo??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A entendi, e não existe a possibilidade de algum componente do computador estar com problema e puxando mais do que o normal?

 

E através disso eu perceber que algo está errado?

Geralmente, quando há algum problema em algum componente de PC, ou ele não inicia ou o Windows interrompe o funcionamento de certa peça..

 

Pra uma fonte estar exigindo mais que o normal, geralmente, o problema é ela mesmo, sendo de má qualidade.. Você teria de comparar o consumo do PC, com uma fonte boa e a sua atual...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu trabalho com manutenção e tudo isso é para aprender a lidar com esse tipo de coisa, se soubesse o tanto de problema com fonte que eu pego kkkkkk a grande maioria dos problemas já começo pela fonte 90% dos casos é ela..

 

Por exemplo já peguei PC com a fonte apitando/zumbido já vi pessoas falando que é mofset algo do tipo, e que ela está puxando mais energia que o normal e outra pessoas dizendo que é normal.. o mesmo com HD e com processador, no caso do processador não consegui distinguir se era o processador ou o cooler só sei que depois de algumas semanas a placa mãe deu problema, e precisei trocar ela e o processador, até hoje o pc está bom (já fazem meses)..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!