Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

120 coolers de fonte atx. o que fazer? Alguma sugestão?


Posts recomendados

Teve um descarte de fontes queimadas na minha empresa.   120  fontes ATX.   Chamei um moleque e ele desmontou todas, separou cobre, aluminio, placas (solda), lata,  e deu pra ganhar um troco pra cerveja.  Sobrou 120 coolers que testei e estão bons.   Aí vai a pergunta:  12 Volts cada.  Se eu ligar 20 destes em sequencia em 220, queima?   Se não, o que fazer?   Alguma boa ideia?   Exaustor para cozinha?  Ventilador?

 

Detestaria jogar isto fora pois é tratado como sucata nos descartes.

 

Sylvio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ventiladores operam em CC e não em CA..

220 Volts se retificado e filtrado vai alcançar 220 x raiz de 2 = 220 x 1,41 = 311 Volts..

Dentro de sua teoria teria de se colocar 311/12 = 26 ventiladores. Para garantir que todos da associação série recebam 12 Volts a corrente em cada um deles deveria ser a mesma ou muito assemelhada e não sei se existe essa repetibilidade de ventiladores de exato um mesmo tipo.. A corrente de cada ventilador pode ser verificada em sua etiqueta.. É dada em mili Amperes ou Amperes..

Além do que não tenho a menor ideia do que fazer com 26 desses ventiladores..

 

Esse tipo de ventilador, seja de 9 ou de 12 CM, bem pode ser ventiladores com suspensão por embuchamento (sleave bearing) de qualidade ruim para péssima. Conte com a hipótese de muitos deles estarem ou trancados ou a um passo disso, pelo ressecamento da lubrificação do embuchamento..

Ou seja, essa sua empreitada não é das melhores não..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

das 120 fontes nenhumazinha estava ok? Acho que havia uma chance. Se sim agora é tarde. Devia ter perguntado antes de desmontar. você poderia usá-la pra alimentar seus 20 ventiladores em paralelo mesmo. Talvez valha a pena comprar uma. + seguro do que o que esta ideota que passou pela sua cabeça. kk . brinc

abç

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

das 120 fontes nenhumazinha estava ok? Acho que havia uma chance. Se sim agora é tarde. Devia ter perguntado antes de desmontar. você poderia usá-la pra alimentar seus 20 ventiladores em paralelo mesmo. Talvez valha a pena comprar uma. + seguro do que o que esta ideota que passou pela sua cabeça. kk . brinc

abç

Eu ia dar a mesma sugestão, mas como teve festa de aniversário da cidade, não pude entrar no forum nos últimos 3 dias.Mas se já desmontou todas, uma fonte destas não tá nada cara.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tudo de fonte Coletek 200 real.   Todos coolers estão funcionando.   Estou tentando achar um projeto para fazer a ligação que o "faller" deu.   O drone também é uma boa opção (mas aí vai de boa mais por curiosidade).   Vou pensar mais um pouco e continuo aceitando sugestão.   Isadora, o RMA da empresa é muito bom.  Mesmo assim tive o cuidado de jampear uma a uma e as poucas que funcionou, testei com o Multi e estava variando a maioria nos 12v.   Sem chances.  Não deu pra aproveitar nenhuma a não ser sucata.

 

Obrigado aí.

 

Sylvio

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

...O drone também é uma boa opção....

Experimente parar para pensar... Sempre vale a pena...

Você já viu um fan desses de fonte fazer a si próprio levitar???? Com o fluxo de ar gerado por ele, fazer ele próprio flutuar???  Não né!!!

 

Se um fan somente não consegue levantar a si mesmo, não consegue levitar a si mesmo, fazer flutuar, dez deles ou 1000 deles ou ate mesmo 10 milhões deles também não vão conseguir levantar o somatório de seus próprios pesos...

Tenha paciência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taí.   Sei que não pois senão deveríamos amarrar o PC em algo, kkk  Mas se eliminar a carcaça e substituir a hélice para o padrão drone (4 longas e finas feitas de material ultra leve), e com estrutura de isopor pode até ser.   Vou ver isto nos próximos finais de semana e depois posto aqui.   Vai ser um bom desistressante.

 

Sylvio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que foi zoação, mas tenho o principal que são motores. Porque não tentar.   Sei que via software dá para aumentar a rotação do cooler.  Já vi desmontar uma fonte 1500w para reenrolar porque custa cerca de 2200,00 e o cliente preferiu assim.  Até hoje funciona bem.  Também desmontei algumas de 400w.   Estas de 350w só o motor fica levíssima.    Se subir só o motor com hélice longa aí posto o vídeo aqui e continuo.  Vou fazer ventilador USB e vender na feira kkkk.

 

Vamos ver.

 

Sylvio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estão em casa mas tenho certeza que são 12v DC (CC - corrente continua) são de várias marcas e modelos mas com as seguintes especificações básicas:

Rotação: 4200 RPM
Peso: 60G (completo carcaça, motor, helice e fiação)  ficaria só motor com hélice dupla ultraleve e fiação mais leve)
Corrente: 0.08A a 0.30A (varios)

Potência: 2.04W (um pouco menos ou um pouco mais)

Não sei se tem ou não rolamento.

 

 

Entendeste?   Sei lá, acho que vai.

 

Sylvio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tu poderias usar em alguma espécie de ar condicionado com peltier.... poderias usar ele fazendo limpadores de semente, uns 2 ou 3 devem dar conta, se tu tens passaros, é uma boa... pessoal tá vendendo por 80 dilmas um soprador de sementes...

 

maxresdefault.jpg

 

fan-pc-21.jpger..... dar uma melhoradinha na ventilação do teu pc... 

 

 

um sistema com retardo, que, ao desligar a luz do banheiro, por exemplo, os ventiladores toquem ar para fora....

 

Eu vou me deter aqui, porque com esses fans aí minha cabeça tá pensando gambiarra... e não quero alterar meu watercooler (o da assinatura)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!