Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde

Estou quebrando a cabeça para tentar configurar 5 Access Points no local onde trabalho.

Quero que cada AP tenha duas redes Wifi distintas uma para cliente e outra para diretoria e que os Aps distribuem ips para os dispositivos sem fio (Notebooks, tablets, smartphones, etc) assim desafoga o meu MODEM da net que está como DCHP para todos da rede.

Alguém poderia me ajudar, por favor!!!!

• 2 semanas depois...
Postado

São:

Modem da Net conetado ao Switch 1 - Switch 2 conectado ao Switch 1 - Switch 3 e 4 conectados ao Switch 2

Tenho 5 ap´1 AP conecato em cada Switch acima, conectados via cabo

O Modem da Net é DHCP.

Modelos

TPLINK 2 WA901ND, 1 WA801ND e 2WA701ND,

Todos eles permitem mais de 2 SSIDs

Postado

Supondo que o modem/roteador da NET esteja configurado com o IP 192.168.1.1, configure os access points na mesma sub-rede deste (192.168.1.2 até 192.168.1.6). Mantenha os DHCPs dos APs desabilitados e configure o Wi-Fi de cada AP em um canal diferente, para evitar interferências. Use o mesmo SSID, passphrase e criptografia em ambos, para os clientes irem se conectando conforme vão se deslocando sem precisar cadastrar várias redes.

Postado

Tudo o que me orientou eu já está sendo feito, a única diferença é que os Ap´s estão em faixas diferentes da do modem da net.

Atualmente só o modem da net é quem distribui endereços para todos, eu gostaria que pelo menos os dispositivos móveis recebam ip dos APs e não do modem da net, pois ele não está dando conta.

• Membro VIP
Postado

@jefbly se deseja que seja faixa de IPs diferentes, teria que usar um roteador, porque o AP por padrão não faz roteamento. O 2º problema é que deseja que uma das redes seja da mesma faixa, para poder ter acesso a rede interna, então precisa decidir o que é mais importante ou então separar em equipamentos distintos.

Outro meio é colocar um roteador melhor na ponta, que suporte gerenciar os APs em conjunto.

Postado

Tudo o que me orientou eu já está sendo feito, a única diferença é que os Ap´s estão em faixas diferentes da do modem da net.

Atualmente só o modem da net é quem distribui endereços para todos, eu gostaria que pelo menos os dispositivos móveis recebam ip dos APs e não do modem da net, pois ele não está dando conta.

Aí que está o problema, os APs devem obrigatoriamente estar na mesma sub-rede do roteador principal que compartilha a internet. Quanto à distribuição de IPs não tem problema em ter outros servidores DHCPs na rede, porém com duas ressalvas: as faixas de IP devem ser diferentes para não conflitar (por exemplo, roteador fornece 192.168.1.10 até 192.168.1.40, AP1 fornece 192.168.1.41 até 192.168.1.80, AP2 fornece 192.168.1.81 até 192.168.1.120 e assim por diante) e o gateway padrão, fornecido pelos APs, deve ser o IP do roteador principal (192.168.1.1).

• Membro VIP
Postado

@Véio do Rio, segmentando em DHCPs separados não deve resolver o problema do modem não gerenciar os APs, o problema na verdade se deve que o roteador principal não consegue gerenciar todas as conexões. Neste caso você separou apenas a distribuição dos IPs, mas todo o roteamento cai sobre o modem que demonstra problemas. Se separar apenas o DHCP seria o mesmo que colocar IPs fixos para os dispositivos da rede, e geralmente isto não soluciona o problema.

Postado

@, segmentando em DHCPs separados não deve resolver o problema do modem não gerenciar os APs, o problema na verdade se deve que o roteador principal não consegue gerenciar todas as conexões. Neste caso você separou apenas a distribuição dos IPs, mas todo o roteamento cai sobre o modem que demonstra problemas. Se separar apenas o DHCP seria o mesmo que colocar IPs fixos para os dispositivos da rede, e geralmente isto não soluciona o problema.

A reclamação do @jefbly referiu-se apenas à distribuição de IPs, por isso respondi dessa forma. Quando ele disse que o roteador não está dando conta, ele referiu-se à distribuição de IPs. Se o roteador tem algum problema de travamento, lentidão, etc. pra mim não tinha ficado claro, e obviamente se for este o problema, o roteador deverá ser substituído.

Postado

Olá ...Boa Noite,

Gostaria que pudessem me ajudar, quero configurar um roteador c3 tech w-r2000nl wifi v1.2 como repetidor mais estou apanhando....esta dando conflito no dns....sei lá , não estou conseguindo resolver, ajudem pessoal.

Postado

Olá ...Boa Noite,

Gostaria que pudessem me ajudar, quero configurar um roteador c3 tech w-r2000nl wifi v1.2 como repetidor mais estou apanhando....esta dando conflito no dns....sei lá , não estou conseguindo resolver, ajudem pessoal.

@Lauro Nascimento,

Crie um tópico novo para o seu problema, assim terá mais chances de ser ajudado e ajudará a manter o foco no tópico em questão.

Postado

olá a todos! Estou fazendo um desenho de como é a minha rede e como pretendo que seja, assim que terminar já coloco.

desde já agradeço muito pela ajuda.

Postado

A solução para este caso é você trabalhar com mikrotik... você vai poder trabalhar com inúmeros servidores dhcp... porém, para ser funcional... seus switchs devem ser gerenciáveis... assim você vai criar vlans para separar os desktops dos wifi's

Postado

Cadu Campos, obrigado pela ajuda, pesquisei e realmente equipamentos Mikrotik  combinado com switches gerenciáveis é uma ótima opção para resolver esse caso, mas eu não poderei usar aqui por questões de estrutura do prédio que não compensa e finaneiro também.

Obrigado pela ajuda.

velho do Rio e dwatashi, obrigado pela ajuda.

O MODEM da NET é um Cisco DPC 3925, ele até uma certa época dava conta de toda a rede, agora eu tenho que reiniciar ele para que outros computadores possam voltar a estar conectado e não entrar em conflito de ip.

Eu comprei ontem um roteador da TPlink o TL-WR740N, pretendo então deixar que esse roteador gerencie a rede como mencionaram.

Como faço então para:

Configurar o MODEM DA NET nesse Roteador quero que esse roteador distribua ips na mesma faixa que estou usando atualmente, se eu mudar a configuração de LAN do MODEM da net dá algum problema? O Modem da Net Fica como Bridge ou Router?

• 3 meses depois...
Postado

Boa tarde.

Com o roteador instalado e configurado, resolveu o problema com os IP´s do roteador da NET.

Agora qual é a melhor solução para controlar de 5 a 8 Access Points, a única forma é conecta-los em meu switch ou exite algum tipo de controlada para esses access Point?

• Membro VIP
Postado

Não disse que precisava de outro roteador?

Como usa uma solução "doméstica" não tem como controlar os roteadores. A diferença entre as soluções corporativas é este, neles existe software\firmware que auxilia no gerenciamento da rede, assim as pontas muitas vezes não necessitam de configuração manual, apenas na central no entanto as mesmas não funcionam sem a central.

Como as pontas são APs, você pode centralizar as configurações de restrições no roteador, desde que todos estejam conectados a partir dele. Só não consegue fazer as configurações de SSID por exemplo, neste caso tem que ser 1 a 1. Utilizando uma solução corporativa, não seria necessário.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...