Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LG 42PG30R - não funciona AV1


Ir à solução Resolvido por gigiojam,

Posts recomendados

  • Coordenador

Aí reside o porém... não tenho conhecimento suficiente para isso!

Entendo um pouco de eletrônica, mas sou mais um "fuçador" autodidata mesmo...hehe

OK! Na minha opinião profissional, te remete a leva-la a uma oficina especializada, como as soldas não estão quebradas (isso é visível), sugere a um quadro de defeito mais grave como: extrema corrosão por maresia, (trilha rompida), ou o CI controlador queimado!...

Mas vale a pena um orçamento sem compromisso!... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se justifica a troca da placa: quando o CI controlador estiver com defeito?

Obrigado Bcpetronzio!!

 

Edit: Consegui o esquema da placa principal e seguindo a trilha do AV1 IN, me deparei com um resistor defeituoso, pelo menos é o que me parece: medição 0 na escala, com o multímetro. Será que estou correto?

Caro seja mesmo o resistor, tem possibilidade de se trocar um componente tão minúsculo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Quando se justifica a troca da placa: quando o CI controlador estiver com defeito?

Obrigado Bcpetronzio!!

 

Edit: Consegui o esquema da placa principal e seguindo a trilha do AV1 IN, me deparei com um resistor defeituoso, pelo menos é o que me parece: medição 0 na escala, com o multímetro. Será que estou correto?

Caro seja mesmo o resistor, tem possibilidade de se trocar um componente tão minúsculo?

Existe uns resistores SMD que na realidade são Jump (um curto circuito), nesse caso, ele teria escrito sobre ele um "0" (zero), ai não seria defeito não.

E sim, tem como troca-los sem problemas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso. Troca de teclas rsrsrs

Veja que o valor dele é bem baixo de 47 ohms.

Não sei se o seu multímetro é analógico ou digital. Então, se for analógico, o ponteiro deve ir quase no fim de escala (isso em x1)

Bem. Meus parcos conhecimentos de manutenção de TV acabam nas antigas TVs de tubo. Agora deixo para o mestre @Bcpetronzio se ele tem mais alguma ideia.

 

P.S. Existe um capacitor em série com esse resistor de 47nF que "pode" estar aberto.

Se conseguires um capacitor desse valor, podes colocá-lo em cima do SMD e ver se o sinal de vídeo passa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Vi lá! realmente eles não colocam o valor dos resistores no esquema, deve estar só na lista de peças, que no meu esquema aqui, não veio!

 

Mas só para exemplificar, o valor dos resistores SMD, vem escrito sobre ele como no resistor R648 de sua foto no post #9...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Ricardo S Ferreira, então o valor é 47!!!! Entendi!

Multímetro analógico... comparei com os outros resistores ao lado: neles o ponteiro sobe bastante mas no 641 nem mexe. Pode ser o capacitor?

O R641 e R642 são idênticos, se no R642 você obteve uma medida e no R641 não mede nada, ele estará aberto sim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não se dê a esse trabalho, ao remover o resistor de uma trilha você pode danificar ela, pegue um resistor de 47 Ohms em uma sucata qualquer, e solde sobre o resistor SMD, não precisa nem remover ele da placa! 

47 Ohms = (amarelo, violeta, preto, dourado ou "ouro").

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se couber dentro do gabinete não há nenhum óbice em usar um componente discreto.

O mais provável é que, ao tentar soldar o resistor em cima do SMD, ele se desprenda.

Aí é soldar nas ilhas que ficarem.

Sem aquecer demais, pois há o risco de desprendes a trilha da placa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!