Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Somar valores referente a uma quinzena


Ir à solução Resolvido por Dany Carvalho,

Posts recomendados

Olá galera td bem?

 

Tenho gostado do fórum, mesmo este sendo o meu segundo post.

Estou com uma dúvida no Excel... Uma ajudinha pvfr...

 

Tenho uma planilha de controle financeiro, e gostaria de fazer uma soma de gastos por quinzena.

Na planilha tenho as célula Receita 1º Quinzena, Receita 2º Quinzena e as colunas (data de vencimento) e (Custo Real).

Gostaria de calcular o valor da 1º Quinzena menos(-) a soma de custos do dia 01 ao dia 15 e depois o mesmo com a segunda quinzena.

Tem como?

 

Um abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde Dany

 

Posso ajudar, mas para facilitar, anexe uma planilha de exemplo demonstrando manualmente o resultado esperado.

 

Eu vi que na outra vez você não anexou arquivo, segue abaixo uma instrução de como anexar arquivos no fórum:

Abaixo da caixa de "Responder', --> clique em mais opções--> escolha os arquivos --> na tua máquina, localize e clique no nome do arquivo --> adicionar ao poste.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Boa Tarde Patropi!

 

Eu postei aqui mas confesso que sou um pouco impaciente e não consigo esperar muito tempo kkkk, ainda mais quando estou com a planilha aberta kkkk.

 

Eu consegui Resolver mas de qualquer forma vou esclarecer melhor e vou anexar um exemplo mostrando... porque pode ser a dúvida de outros né!?

 

A planilha é a seguinte:

 

             A                          B                       C                      D                            E

Receita 1º Quinzena  R$ 1.000,00                              Saldo 1º Quinzena ? Aqui eu quero saber quanto vai sobrar na                                                                                                                         1º quinzena pra eu poder ir pro Shopping                                                                                                                          kkkkk

Receita 2º Quinzena  R$ 1.000,00                               Saldo 2º Quinzena ?

Receita Mensal          R$ 2.000,00                

 

Despesas:                 Vencimento              Custo    

Cartão de Crédito     01/06/2015        R$ 300,00    

Escola                       15/06/2015        R$ 600,00    

Eletricidade              16/06/2015         R$ 250,00    

Telefone                   30/06/2015         R$ 120,00              

 

Custo Total                                  R$ 1.270,00  

 

 

Usei a seguinte fórmula: SOMASES

 

Como prefiro praticidade... Com a Célula que queria o resultado selecionada fui na "Aba" : Fórmulas e selecionei Matemática e Trigonometria; e escolhi a função SOMASES

 

-Em argumentos da função pede intervalo_soma, ou seja, as células que você quer soma no meu caso  C6:C9 que é a coluna custo;

 

-Em intervalos_critérios1 , pede as células onde estão os critérios que deseja usar, neste caso  B6:B9 que é a coluna vencimento

 

- Depois destes dois preenchidos abre uma outra "Linha, janela" (sei lá como chama isso rsrs) com o nome Critérios1, aí que está o segredo eu adotei o seguinte critério: <16/06/2015, como desejo calcular a soma dos custos da 1º quinzena tudo que estiver abaixo desta data entrará na soma "tchanran!" kkkk

 

Ou seja a fórmula é essa: =SOMASES(C6:C9;B6:B9;"<16/06/2015")

 

Mas não para por aí... porque até então eu descobri como somar o gasto da quinzena, porém eu quero diminuir este valor pela minha receita desta quinzena, pra poder passear hahaha é muito silmples é só colocar a célula que possui o valor da receita e o sinal de menos depois do sinal de igual neste caso: =B1-( , e depois tem que fechar com dois parênteses 

 

Vai ficar assim =B1-(SOMASES(C6:C9;B6:B9;"<16/06/2015"))

 

PRONTINHO!!!

Agora é só repetir para a 2º Quinzena, claro que mudando o critérios1 para >15/06/2015

 

Oba!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!