Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compra SSD


Posts recomendados

Olá

Pretendo comprar um SSD para meu computador e tenho algumas dúvidas:

- A ideia é utilizar o SSD para instalar o Windows e jogos que estiver jogando no momento é deixar o hr para os demais arquivos. Essa é uma boa ideia? Quanto decepção precisarei?

- tenho instalado o Windows 7 e futuramente irei fazer a atualização para o 10. Como fosse para "retirar" o Windows do hd e passar para o SSD? Preciso formatar o computador?

- quais marcas/modelos me recomendam é porque (custo,velocidade, etc)?

- tenho uma placa mãe gigabyte h61m-ds2 é uma fonte corsair cx 430? Essa placa mãe é compatível com SSD? Eu tenho os cabos necessários na fonte (já que continuarei utilizando o hd)?

- é preciso algum cuidado especial ou conhecimento para instalar o SSD?

Muito obrigado pela ajuda,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Nonenmacher

 

1- Sim, é uma boa ideia. Instale o windows e os programas que mais usa no SSD e os arquivos de mídia deixe no HD.

2- Não tem como "mover" o windows do HD para o SSD, vai precisar instalar ele direto no SSD.

3- Samsung EVO 850, tem os modelos de 120, 250 e 500GB. Compre eles pelo Mercado Livre.

4- Sua mobo só tem SATA 2 de 3GBp/s, sendo assim vai limitar a velocidade de um SSD. Mas mesmo assim vai ter um grande ganho de desempenho visto que os HDs convencionais não utilizam toda a banda disponível do SATA 2.

5- Sua fonte possui 4 cabos SATA, sendo assim pode ligar até 4 HDs/SSDs.

6- Basta encaixa-lo no suporte do seu gabinete e conecta-lo a porta SATA da sua placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@

 

Quanto a velocidade do SSD, atualmente tenho instalado um HD Seagate ST500 DM002. Dado que não poderei aproveitar toda a capacidade do SSD por causa do mobo, ainda assim teria uma vantagem significativa?

 

Qual seria a capacidade máxima que poderia ter do SSD com um mobo melhor? E qual mobo seria esse (só uma ideia de modelo para eu ter uma ideia de preço)?

 

@dwatashi

 

Muito obrigado pelos links, dei uma olhada e vão me ajudar sim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Aí depende do SSD, com o SATA 3 você consegue velocidade de até 600 MB/s, enquanto com a SATA 2 apenas 300 MB/s.

O Samsung EVO 850 que te recomendei, possui velocidade de 540MB/s.

 

Recentemente, algumas placas-mãe mais caras estão vindo com SATA Express, essa conexão permite velocidade de até 10GB/s. Mas claro, para utilizar toda essa banda você vai precisar de um SSD de 10GB/s, coisa que atualmente não existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que eu compraria esse Samsung EVO 850, eu obteria quase o dobro de desempenho tendo uma mobo que suporte Sata 3. 

 

Até o final do ano pretendo trocar minha VGA (atualmente tenho uma Geforce GTX 560 Ti) para uma GTX 960 e talvez possa aproveitar e trocar a mobo também. Tu me recomenda alguma (tanto para a VGA quanto para esse o EVO 850)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sua mobo atual (GA-H61M-DS2) é LGA 1155, sendo assim vai precisar de outra com o mesmo socket para continuar utilizando seu processador atual também. Sendo assim, recomendo a GA-B75M-D3H que possui 1 conector SATA 3. Você liga o SSD nele, e o HD você liga no SATA 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Instale o Windows no SSD. Após isso, vá no gerenciador do discos e crie uma nova partição no seu HD, coloque lá todos os seus arquivos de mídia que pretende salvar. Depois disso, formate a unidade do seu HD onde o Windows está instalado, após isso libere toda a memória da unidade que você formatou para a nova partição que você criou e que contém seus arquivos de mídia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!