Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler para i5 4590


Ir à solução Resolvido por raulgrangeiro,

Posts recomendados

Olá, comprei um i5 4590 e ele está esquentando muito em jogos pesados, beirando os 70ºgraus. Estou querendo adquirir um cooler para ele e estou em dúvida entre o Cooler master hyper tx3 evo e o Xigmatek Gaia II, os dois estão o mesmo preço. 

Também queria colocar mais dois fans em meu gabinete, já que o mesmo só tem um fan traseiro de 12cm retirando o ar e a rotação dele parece ser muito baixa... seria melhor eu colocar dois fans de 12 cm frontais puxando ar de fora para dentro do gabinete ou colocar um frontal e outro lateral tirando o ar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero adquirir dois fans justamente para resfriar a placa de vídeo também, que as vezes chega nos 73ºC... seria melhor colocar um frontal então e um lateral jogando ar para GPU?

73ºC pra placa de vídeo, tá totalmente normal.. Se quiser comprar, fica a seu critério..

 

Pra CPU, convém mesmo a troca do cooler...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tecnicamente sim, mas note que o Xigmatek Gaia II possui nível de ruido de 16~24 dBA, enquanto o TX3 EVO possui 17~35 dBA.

Pode ver testes no youtube para chegar a conclusão de qual é melhor, a Chipart já testou o modelo da Xigmatek e creio que nos próximos dias vai sair o teste do TX3 EVO, mas pode procurar em outros canais testes do TX3 EVO por agora, mas o ideal seria comparar usando o mesmo processador nas mesmas condições.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi o teste, e ele teve a mesma refrigeração do Hyper t4, então acredito que o tx3 não seja superior aos dois... Porém fiquei na dúvida também que o tx3 vem com pasta térmica cinza da cooler master e o Gaia II vem com um sache branco que acredito que seja pasta térmica genérica. O modo de aplicação de pasta térmica nesses coolers seria o mesmo pingo no centro do cpu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi o teste, e ele teve a mesma refrigeração do Hyper t4, então acredito que o tx3 não seja superior aos dois... Porém fiquei na dúvida também que o tx3 vem com pasta térmica cinza da cooler master e o Gaia II vem com um sache branco que acredito que seja pasta térmica genérica. O modo de aplicação de pasta térmica nesses coolers seria o mesmo pingo no centro do cpu?

Eu uso um Hyper T4 aqui.. O ponto no meio é a quantidade ideal..

 

EU, achei melhor espalhar a pasta no processador.. Mais ou menos assim

 

319815642.jpg?w=1040

 

O resultado, aqui, for melhor..

 

O TX3 vem com o cooler e as presilhas numa única peça, igual ao cooler padrão.. Uma gota no centro deve mesmo ser a melhor opção..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts pior que estou em muita dúvida entre o tx3 evo que tem tdp 100w e o gaia II tem tdp de 150W :o meio alto... estou quase optando pelo tx3... pois não tem muitos testes e relatos de uso do gaia II ... único que vi até o momento foi o da chipart, mas vai saber se não meio que propaganda para marca né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Você sabe quanto consome um cooler? É coisa de 5w.

Independentemente de qual escolher, compre na Guerra Digital, lá é mais barato.

 

https://www.guerradigital.net/coolers/coolers-cpu/cooler-xigmatek-gaia-ii-120mm-cac-sxhh3-u0a.html

https://www.guerradigital.net/coolers/coolers-cpu/cooler-hyper-tx3-evo-cooler-master-rr-tx3e-28pk-r1.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts pior que estou em muita dúvida entre o tx3 evo que tem tdp 100w e o gaia II tem tdp de 150W :o meio alto... estou quase optando pelo tx3... pois não tem muitos testes e relatos de uso do gaia II ... único que vi até o momento foi o da chipart, mas vai saber se não meio que propaganda para marca né.

TDP é dissipação térmica.. É o tanto de calor gerado pela CPU, que ele consegue dissipar..

 

Ter um TDP maior, pra cooler, significa que ele é capaz de segurar CPUs mais potentes ou até com overclock.. O cooler em si, não consome nada.. A fan consome entre 3 e 5 Watts apenas..

 

 

Qual o preço dos dois?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, possuo um Hyper TX3 EVO em um CPU de 95W e é perfeito. Uso no gabinete mais 4 ventoinhas 120 mm de 19db e 1 de 16db. Em jogos o fan do TX3 chega a uns 2200 RPM e a temperatura dos núcleos fica entre 56~59ºC, e isso porque moro no Ceará com temperatura ambiente de 30~35ºC quase sempre. Em idle minhas temperaturas ficam assim:

 

post-738651-0-16427400-1433880701.png

 

A fan1 é do CPU. Em relação a barulho ele não me incomoda, pois meu gabinete fica perto do chão e não ao lado do meu monitor, como a maioria dos gamers usa.

 

Se comprá-lo não vai se arrepender, mas procure mais informações desse Gaia para ver se realmente é bom.

 

Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

As temperaturas do meu i5 4590 em idle dificilmente passam de 35ºC... mas na hora de jogar jogos mais pesados como bf4, chega nos 70ºC fácil. Acho que irei optar pelo tx3 e colocar mais fois fans frontais e um lateral jogando ar para GPU. 

 

Vai ficar beleza, você vai ver. O TX3 EVO está quase na rotação mínima pra manter aquelas temperaturas em minha máquina. Se eu desligar o controle automático do fan ele deve ficar abaixo disso.

 

Abraço! Fique com Deus!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!