Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

oi, bom, tenho uma duvida muito grande e precisa de ajuda, já estudei essas linguagens html,css.

Estou para começar um projeto no qual vou desenvolver um site bem simples, porém não sei por

onde começar, o projeto que tenho em mente é o seguinte:

Um site simples e fácil para o usuario

com duas ou 3 paginas.

1° pagina seria Home onde vai ter uma logo ( não é um site com fins lucrativos )

comentarios sobre o site

menu com duas opções de cliques ( até aqui ok )

Nessa mesma home teria um espaço para login / registrar ( aqui é onde meus problemas começam )

Não faço muita ideia de como criar isso, ou melhor até sei fazer no html e css, mas complica na hora

de fazer isso funcionar.

2° nas outras duas paginas o conteudo seria praticamente o mesmo, como se fosse um forum..

as pessoas farão o login e iriam em um dos link, que abordam assunto diferente porém o layout é o mesmo

essas duas segundas paginas, funcionariam como um forum, onde as pessoas postariam algo, e outras

pessoas pudessem responder.

Bom o que me confunde é o seguinte, como vou desenvolver, o layout (html e css ) da pagina consigo fazer pelo 

menos da primeira dando acesso as outras 2, mas como vou fazer para o login/senha funcionar e as outras

2 paginas funcionar como se fosse um forum ? vou precisar de que para fazer, estou realmente muito confuso quanto

a isso e peço a ajuda que tenha pratica com desenvolvimento web, não tenho problema quanto a linguagem que vai

ser usada ou as que já uso tenho duvida mesmo em como fazer esse projeto rodar direito. O que devo usar para esse

projeto to batendo cabeça e não vejo nada util. Ou pelo menos não consigo ligar os pontos...

devo primeiro desenvolver o layout mas como vou desenvolver um layout estatico se as outras 2 paginas

não vão estaticas ? alguém pode me ajudar a esclarecer isso. Desculpem a embolação é que estou pensando

muito e muito rs...

( ps: quase me esqueço que terá tb uma area para buscar )

• Moderador
Postado

@sprUser

O sistema que deseja desenvolver não é nada difícil, só requer que tenhas conhecimento em linguagens de programação server-side(php), um banco de dados, além dos conhecimentos em html css e javascript.

O layout, eu sugiro que você deixe por último. Portanto é bom focar primeiro na elaboração do banco de dados e como ele vai funcionar.

Depois disso você implementa em php.

Vamos a um exemplo de banco de dados simples:

tabela usuariosID -> auto-incrementado, chave primária do tipo INT tamanho 11Nome-> do tipo varchar tamanho 50email -> do tipo varchar tamanho 50 ( vai servir para login tbm)senha -> do tipo varchar tamanho 50 tabela postagensID -> auto-incrementado, chave primáriatítulo -> título do post/tópico do tipo varchar 50post -> do tipo long text ( para textos grandes)data -> do tipo date ( registrar datas)ID_usuario -> do tipo INT tamanho 11, chave estrangeira( servirá para associar qual usuário postou o que)

Este é um modelo bem simples de como funcionaria um banco de dados de um fórum.

A Tabela usuários ficará responsável por ter os dados de credenciais dos usuários.. ( logar-se no sistema) e a tabela postagens fica responsável por armazenar os dados das postagens... e identificar quem postou o que..

Provavelmente terá de criar novas tabelas e usar um relacionamento N:N para associar os tópicos às respostas...  aí deixo para você pensar nisso.

Quando tiver já o banco de dados pronto você usa o php para integrar com o HTML... para validar o login...  e validar as respostas( postagens)

Por hora,  eu recomendo você a usar nossa ferramenta de busca, aqui no subfórum web e buscar " sistemas de login php"  vai encontrar diversos tópicos na qual eu auxilio o desenvolvimento do sistema de login.

Qualquer outra dúvida, relacionada ao projeto que descreveu aqui,  pode usar este mesmo tópico... sem precisar abrir um novo.

No mais, aguardo seu retorno.

Moderador Dif

Postado

O layout, eu sugiro que você deixe por último.

beleza Dif ajudou bastante isso me clario um pouco as ideias, mas eu posso criar primeiro o layout estatico ? e depois fazer isso que me falou ? da para implementar o banco de dados e tudo depois dos codigos em html e css do layout pronto ?

Posso fazer nessa ordem pois isso já sei fazer vai me ganhar tempo, também tenho alguma de banco de dados o que vou

ter que aprender é o php mas consigo criar isso tudo tranquilo com o layout já pronto ?

• Moderador
Postado

@sprUser

sim.

Sem problemas,  você pode fazer o layout estático para ter uma ideia de como vai ficar... depois é só implementar o dinamismo. 

Basicamente eu recomendei deixar o layout para o fim, por que a maioria das pessoas gastam mais tempo nessa parte.. ajeitando os detalhes como posicionamento dos elementos..  cores., formatação dos texto.. e etc..

Pelo menos eu acho mais rápido, desenvolver a parte back-end... criando funções e etc..  testando o banco de dados e tal.. e por ultimo a aparência final.. mas isso é de desenvolvedor para desenvolvedor.

Em sumo, você pode sim, usar um layout pronto e implementar o php em cima dele.

• Curtir 1
Postado

@dif

opa beleza, é porque nesse caso o back end vai ser a parte mais demorada porque o front acho

bem de boa vou ter que aprender algumas coisas sobre php e db, bom aproveitando

não entendo muito de CMS mas tipo será que algum não me ajudaria nisso ?

porque por exemplo a pessoa logou no site, ok vai aparecer la em cima "logado como fulano"

dai a pessoa via em comentar, "escrito por fulnado" "titulo" "conteudo", bom eu como administrador

achei aquele ofensivo, para excluir a publicação, téria que alterar no por exemplo no html ?

bom esquencendo o conceito de CMS...

depois de tudo pronto e funcionando, o site no ar...

a pessoa entra, se cadastra ( login, senha e email ) isso vai para o banco de dados,

ela vai até a pagina de comentario, faz o comentario "escrito por fulnado" "titulo" "conteudo"

outra pessoa cria outro "topico" no caso comentario, esses topicos teriam que ir para outras

paginas de acordo que são criados, como num forum, essas para ir para postagem mais antigas

por exemplo, como criaria esses sistema, porque não vai ser a comentar, não irei la e copiar a div onde

está o bloco do comentario e colocar outro assunto mas sim o usuario.... e ele só vai digitar e apertar

comenta, um CMS pode tornar isso mais fácil ?

acho que não tem muito segredo mas estou um pouco confuso

• Moderador
Postado

@sprUser

Sim, deu para entender que estás um pouco perdido.. mas isso é normal.

Vamos começar esclarecendo que CMS nada mais é do que um sistema de gerenciamento de conteúdo. por exemplo wordpress, joomlam drupal.. e etc.

de fato eles aceleram o desenvolvimento.. visto que ele permite que a pessoa se preocupe mais com o conteúdo em si do que a parte back-end.

Geralmente um sistema desses é composto por quatro funções básicas:  Cadastrar, Listar, Deletar e Alterar. Isso é conhecido pelo nome de CRUD (Create. Read, Update e Delete).

Você não fará nada no HTML a não ser a estrutura. é no PHP que você vai lidar com a exclusão de um comentário ofensivo... ou até mesmo banir algum usuário.

Resumindo,  

Você cria o layout no html..  estiliza com css...  e depois faz as ações via PHP.. como por exemplo criar uma parte de administração que contem em cada postagem um botão de excluir e editar.. que só você ou alguem que tenha privilégios de moderador pode visualizar..

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!