Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

olá  - minha duvida é a seguinte tenho uma  Pilha Alcalina  de 12v  27A - super da ALFACELL -  Eu liguei um Led  até mais 2 nela sem uso de resistores nem nada somente o led livre . 

Ex: http://mlb-s2-p.mlstatic.com/7282-MLB5185921554_102013-Y.jpg

e não veio a queimar o Led - a Duvida é: 

Se o LED é alimentado por 3V somente,   Como ele não veio a queimar e nem mesmo deixando alguns minutos ele ligado direto a Pilha somente ..??? :confused:

Grato desde já por alguma explicação dada !!   :rolleyes:

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

olá  - minha duvida é a seguinte tenho uma  Pilha Alcalina  de 12v  27A - super da ALFACELL -  Eu liguei um Led  até mais 2 nela sem uso de resistores nem nada somente o led livre . 

Ex: http://mlb-s2-p.mlstatic.com/7282-MLB5185921554_102013-Y.jp

e não veio a queimar o Led - a Duvida é: 

Se o LED é alimentado por 3V somente,   Como ele não veio a queimar e nem mesmo deixando alguns minutos ele ligado direto a Pilha somente ..??? :confused:

Grato desde já por alguma explicação dada !!   :rolleyes:

A primeira grande confusão em torno dessas baterias de 12 Volts esta ligada a seu código de tamanho, 27A.. Muita gente pensa se tratar, confunde, com a capacidade da bateria em Ah..

A bateria na verdade tem sua capacidade ai por volta dos 0,02Ah..   27A e o modelo, o tamanho, o shape dessa bateria, assim como tem a AA, a AAA, o modelo A23, tamanho D, tamanho C tem o tamanho 27A..

Ou seja, ao colocares o led em paralelo com a bateria de 12 Volts ela, por ter uma resist6encia interna bem alta, provavelmente arriou a sua tensão ate os 3,5 Volts e sem limite de corrente deve ter subido a mesma quem sabe para coisa de 40 mA... O led, deixando desse modo, logo logo iria se danificar..

Você mediu a tensão sobre o led ou a pilha nessa hora em que ligou o led??? Se medir vais achar aqueles 3,5 Volts e um led ultra arregalado..

• Curtir 2
Postado

Olá Faller - Grato por responder ,  bom até então entendi a confusão entre   A27 , modelo  para  Ah corrente  certo .. porém  como você mesmo sugeriu, eu fiz a medição com o multímetro, a  mini Bateria ou Pilha de 12v  e no momento ela esta gerando 10v  - sendo que mesmo deixando o led ainda ligado por um bom tempo digamos ai quase uns 30 min o mesmo se encontra normal sem danificar ...  ea  Pilha (bateria) continua com a mesma medição normal .. agora não sei se valido ficar usando ela para deixar acesso 1 led somente ou 2 que seja .. .sendo que ja vi um video na net o cara ligando e acendendo uma Fita de led 5050 com essa mesma Pilha de 12v .. mini .. e que diz o mesmo ficar um bom tempo ligada por ela ..!!!  :confused:  :mellow:

Ps: Achei o link  - 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Fitas de led 5050 são um arranjo de 3 leds de 3 Volts com um resistor de 150 ohms em série. E dai sim podem e devem ser alimentados com 12 Volts. 3 leds somam 9 Volts sobram 3 volts sobre o resistor de 150 ohms que dá uma corrente limitada em 3/150 = 0,02 Amperes mais conhecido como 20 mili Amperes..

Veja ai como é uma fita de led 5050

Fitadeleddecente_zpsdef79ff1.jpg

Entre cada ponto de corte da fita vais ter 3 CI-led e três resistores.. Serão 9 leds (cada CI led tem 3 leds) e 3 resistores de 150 ohms..

LedcontrollerDetalhedaunidadedafitadeled

Usando uma fita 5050 e uma pilha 12 Volts tamanho 27A, conforme o tamanho da fita pode ficar quase uma hora ligada..  Claro que o brilho vai caindo..

• Curtir 3
  • 1 ano depois...
Postado

seria recomendável eu ligar 4 led's numa pilha dessa assim somando os 12v dela? ou colocar um capacitor de 12v em cada led assim protegendo eles? a minha maior dúvida seria na durabilidade, não sei se entendeu o que eu quis dizer, pode me ajudar?

Postado
37 minutos atrás, anjo_oculto disse:

seria recomendável eu ligar 4 led's numa pilha dessa assim somando os 12v dela? ou colocar um capacitor de 12v em cada led assim protegendo eles? a minha maior dúvida seria na durabilidade, não sei se entendeu o que eu quis dizer, pode me ajudar?

Melhor ligar 3 leds e colocar um resistor de 150 ohm em série conforme foi citado acima. Se precisar ligar 4, coloque o quarto Led em outro arranjo paralelo em serie com outro resistor, mas este sendo de 470 ohm.

E de onde tirou isso de capacitor?

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Melhor ligar 3 leds e colocar um resistor de 150 ohm em série conforme foi citado acima. Se precisar ligar 4, coloque o quarto Led em outro arranjo paralelo em serie com outro resistor, mas este sendo de 470 ohm.

E de onde tirou isso de capacitor?

desculpa é resistor, eu confundir, beleza mas se um led desses 4 led queimar os outros continuam acessos?

Postado
2 minutos atrás, anjo_oculto disse:

mas se um led desses 4 led queimar os outros continuam acessos?

Não. Mas se ligar corretamente uma "pilhazinha" dessas não vai fazer algum deles queimar.

No caso da forma que postei apenas o que está sozinho ficará aceso.

Se achar que deve pode ligar os leds separados também, cada um com seu resistor de 470 ohm em série.

• Curtir 1
Postado
agora, Mestre88 disse:

Não. Mas se ligar corretamente uma "pilhazinha" dessas não vai fazer algum deles queimar.

No caso da forma que postei apenas o que está sozinho ficará aceso.

Se achar que deve pode ligar os leds separados também, cada um com seu resistor de 470 ohm em série.

era o que eu estava fazendo, eu sou muito iniciante nessa parte, gostaria de saber o seguinte, resumindo vou usar 4 led, cada um com um resistor de 470 ohm ligado nessa pilha de 12v 23 (EL-23) eu vou fazer 3 conjuntos assim, 4 led e uma pilha, as cores são Azul, verde e rosa, eu queria saber se, usando um resistor de 470 ohm eu estaria consumindo mais energia dessa pilha (ela duraria menos)? entendeu minha ideia louca? 

Postado

Entendi. Desde que os Leds que estejam ligados em paralelo sejam da mesma cor não tem problema nenhum.

Se quer diminuir o consumo aumente o valor do resistor (vai diminuir a luminosidade também).

Se tiver vários resistores faça experiências.

Eu já acendi um led vermelho daqueles comuns com um resistor de 4,7K ohm em série e funcionou quase que normal, a corrente consumida era de apenas 3mA.

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, Mestre88 disse:

Entendi. Desde que os Leds que estejam ligados em paralelo sejam da mesma cor não tem problema nenhum.

Se quer diminuir o consumo aumente o valor do resistor (vai diminuir a luminosidade também).

Se tiver vários resistores faça experiências.

Eu já acendi um led vermelho daqueles comuns com um resistor de 4,7K ohm em série e funcionou quase que normal, a corrente consumida era de apenas 3mA.

entendi, eu coloquei um resistor em cada led de 470 ohm e deixei ligado numa pilha dessa para saber o tempo de duração, eu vou ligar separado é mais seguro né? desde de já agradeço humildemente as dúvidas e paciência :)   

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!