Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não. Em AC, esse termo transitório some dos cálculos quando consideramos que os capacitores e indutores sempre estão inicialmente descarregados, sendo que este é o caso F5Rua4D.gif.

Além disso, a análise AC é equivalente à de Laplace com condições iniciais nulas (o que me referi acima) e σ = 0 (o que ocorre com sinais sinusoidais puros), ficando a variável da transformada de Laplace igual a s = σ + jω = jω. Não se trata de uma aproximação em regime permanente, mas sim de um cálculo preciso GbhmuXl.gif.

Enfim, para encerrar essa discussão faço questão de deixar aqui a demonstração de como afinal é encontrada a fórmula da frequência de ressonância de um circuito LC paralelo, tendo em vista os problemas que citei antes. Primeiramente, usamos o circuito AC abaixo.

zLPehoz.png

Fazemos então o que eu fiz no meu primeiro post neste tópico: encontramos a impedância complexa equivalente e igualamos sua parte imaginária (ou reatância) a ZERO.

szsnO6f.gif

Fazendo a igualação a zero, a resolução da equação obtida revela a expressão da frequência de ressonância do circuito usado:

agSIy9P.gif

Com isso, o grande truque para sair do BUG (paradoxo é um termo melhor) que mencionei antes é fazer RC = 0 e RL = 0 nessa equação encontrada. Vale frisar que o circuito LC paralelo não é um circuito AC quando alimentado com uma tensão sinusoidal pura, mesmo com esse artifício de cálculo sendo aplicável F5Rua4D.gif.

uGs9NFQ.gif

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Vou falar a real, voce esta dando e dando voltas... Usando formulas nada a ver pra uma questao estão simples.... Nada disso é necessario!

Ja foi provado, que pelo seu "jeito" com os valores que voce tinha calculado la no inico, é impraticavel, e faria os chaveadores explodir, pelo fato dos dois filtros estarem em ressonancia diferente...

A questao é muito simples, so que precisa ser entendida, ficar dando volta com tantas e tantas formulas Matematicas nao é solucao!

• 2 semanas depois...
Postado

Interessante o esqueminha, realmente nesse meio tempo parado andei dando uma olhada na teoria, e o lógico é mesmo que os dois estejam em ressonância...

Só queria dizer que eu não abandonei o projeto não, só fiquei meio enrolado nas ultimas semanas por causa de um experimento para feira de física do meu colégio, a gente tenta manter o nível alto nos experimentos, então estive trabalhando em um tubo de raios catódicos e um tubo de Rubens 2D (pyro board), os resultados são realmente fantásticos. Mas assim que os componentes chegarem volto a trabalhar nisso, e ai posto o progresso aqui.

• 3 semanas depois...
Postado

Bom dia senhores!

Estou aqui novamente para ressuscitar o tópico! Como eu havia dito anteriormente não abandonei o projeto, muito pelo contrário, prossegui com ele.Terminei de desenhar a PCI, que estarei disponibilizando nos links abaixo... caso alguém for usar este design note que não esta nem perto d perfeito, eu consideraria "usável", as ilhas estão muito pequenas e o espaço entre as pernas para resistores e diodos também, então recomendo usa-lo como base para mudanças que deveriam ser feitas... eu não fiz por mera comodidade hauhauha

Estarei também disponibilizando o arquivo DWG (AutoCAD) caso alguém faça as mudanças...

Fiz a compra dos componentes, e estou muito satisfeito com o que adquiri rsrs, mais tarde vou tentar fazer a PCI pelo método de transferência de toner, vamos ver no que dá.. Assim que eu obtiver um resultado bom posto as foto aqui!

Certamente vão surgir duvidas durante a montagem, então vou continuar atualizando aqui!

https://drive.google.com/file/d/0B3DU1dHEecdtVDVqc2xqNmNuTDA/view?usp=sharing (arquivoPDF)

https://drive.google.com/file/d/0B3DU1dHEecdtWXJsVHY1Z3FLRU0/view?usp=sharing(arquivo DWG)

Postado

Boa noite colegas!

Como havia antecipado, as duvidas surgiram, nada muito sério, mais um pouco de incerteza no que estou fazendo...

O meu problema é o matching inductor, o valor já esta definido e esta tudo ok (vou usar 5uH com um capacitor em serie de 880nF, para casar com os 2,2uF 2uH da bobina de trab) meu problema é no núcleo que vou usar para ele, tinha separado um núcleo de bobina yoke de CRT que tinha aqui que tinha o fator de indutância(Al) na casa do 380, porém por uma questão de espaço decidi usar um núcleo de flyback também de CRT, o que não sei é o Al dele, vi números na internet que ficam na casa dos 1000, porém não é uma informação muito cofiável, gostaria que, se alguém sabe, confirma-se a informação pra mim, se tiver a permeabilidade também serve!

Se for mesmo 1000 (esse é o valor com um gap de 0.6mm) daria 2 voltas, o que eu achei muito fora do normal, por isso a preocupação.

Muito Obrigado!!

Postado

Acho que núcleo de flyback nao vai servir... Serve mas provavelmente precise alterar o gap para abaixar a permeabilidade.

O albert sabe de um metodo muito bom pra descobrir indutancia, ai da pra você saber o AL!

• Curtir 1
Postado

Beleza, obrigado pela resposta! vou dar mais uma pesquisada enquanto isso pois vi gente usando núcleo de flyback nuns circuitos mais potentes. Talvez eu encontre o método pelo qual determinaram o gap.. Não custa nada ir atras...

Tinha tirado essa informação da copia de uma revista publicada em Portugal, acredito eu, onde o cara fez comparações de indutância por volta para um possível uso em baluns de corrente. Ele comparou os núcleos de yoke de deflexão, núcleos de flyback com e sem gap a um núcleo especifico, usado como padrão. Parece que funcionou bem para ele..  Deixo aqui o link caso alguém se interesse. 

http://pyland.dreamhosters.com/py2wm/balun/balun.html

Postado

http://cappels.org/dproj/Lmeter/lmet.htm

Eu uso um método parecido.

Eu uso um medidor de ERS caseiro. Este medidor emite uma freqüência, que serve para medir a resistência de capacitores. O meu gera 40Khz.

Porém mesmo pondo em indutores, o ponteiro irá defletir conforme reatância presente no indutor.

Aí que vem o pulo do gato:

Eu guardo aqui uns indutores daqueles tipo resistores. Utilizo como se fossem escala de amostra. 

Aí eu faço comparação: O número de espiras que fizer o ponteiro defletir igual ao indutor comercial, a indutância será igual ao do indutor comercial. 

Outro método:

http://eletronicaedownloads.blogspot.com.br/2014/06/como-medir-indutancia-de-forma-bem.html

• Curtir 1
Postado

Acho que por algum acaso estranho, tenho um oscilador com um 74hc14 pronto em funcionamento aqui, farei as alterações necessárias no circuito ( estava montando um boost converter com ele) e resolverei esse meu problema.. Indutores com valores fixos é o que não falta por aqui, tem milhares numas placas de tv CRT que eu guardo, aqueles verdinhos com uma capa plastica por cima.

Muito obrigado pela resposta, era exatamente o que eu precisava!

Postado

Você poderia comprar um indutímetro para medir valores de indutores em geral de modo mais fácil. Porém, talvez acabe aprendendo mais com os circuitos de instrumentação sugeridos pelo albert_emule.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 2
Postado

Sinceramente, que circuitinho incrível Albert!

Demorei um pouco para montar, mas funcionou bem, falta uma boa calibração ainda, mas isto é a parte fácil...

Ainda não tenho certeza se funciona melhor com corrente ou tensão, amanha farei uns testes adicionais e uma mudanças que acredito que o tornarão suficientemente preciso para minhas necessidades.

Muito obrigado!

Postado

Boa noite gente!

Montei o circuito que o Albert me passou, funcionou bem, porém não consegui estabelecer uma relação mV/uH constante,  os resultado variaram bastante, mas deu de 11mV/uH até 16mV/uH... fiz o teste com 4 indutores comerciais, anotando os valores que ia dando de acordo com cada indutância.

Apesar do valor inconstante deu pra usar tranquilo, peguei 3 indutores comerciais que retirei de uma placa de circuito, todos com o valor de 10uH, testei e todos deram o mesmo valor, 132mV. Com isso em mãos fiz 10 voltas exatas de fio de cobre por cima do núcleo de ferrite do flyback e fui aumentando o gap até chegar neste valor, que foi quando o gap atingiu 1mm. Calculei o fator de indutância, deu 100 obviamente. Não é um valor ruim para o uso como matching inductor, ia dar 5 voltas. Mas como eu preciso de uma corrente de saturação meio alta, 1mm não da. Fui afastando até chegar em 6.8uH, que foi por volta dos 2mm. E ai, o que acham? será que com o fator de indutância em 68 da para eu fazer o matching inductor?

UPDATE: por burrice minha, fiz a bobina num cano de pvc de 20 e coloquei por cima do núcleo para fazer as medições, e não me toquei de não deixar o enrolamento em cima do gap... com o enrolamento em cima do núcleo completamente o tamanho do gap para dar 10uH deu 6mm...

Muito obrigado!

Postado

O método mais confiável de medir indutância é o do MOR_AO pois mede o indutor sobre carga.:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlbGV0cm9udGVjY29tYnJ8Z3g6M2RjZDIwZTY4NDIxODgyNQ

Só acho o circuito pulsador dele um tanto fraquinho hehehe.

Eu faria um circuito mais potente.

Outra coisa que eu mudaria no circuito pulsador é o PWM. 

Eu implementaria um circuito de um pulso só por vez, assim eu não teria problemas com aquecimentos devido as energias dissipadas do indutor em teste. 

@FelipeZ. Inclusive com este método dele, você pode ver se o indutor está saturando, o que é muito importante para você.

O problema é que exige o uso de um osciloscópio, que é um artigo de luxo hehehe. 

• Curtir 1
Postado

Realmente osciloscópio não tenho, e como se trata de cidade pequena, duvido que alguém aqui tenha huehue

Até pensei em comprar, mas estudante e hobbysta ainda... muito investimento por enquanto huehue

Vou fazer mais alguns testes, e estabelecer um valor constante, por que ele esta mudando, volta e meia aparece uma medição completamente fora... Depois vou fazer a bobina e testar, o máximo que acontece é ela esquentar

Postado

É um risco, mas como não tenho como ter total certeza, pelo menos por enquanto, acho que estou disposto a aceita-lo. Depois, as medições que fiz não estão tão fora da realidade assim.

Postado

Vi numa página russa, o cara usou um resistor para limitar a corrente. Usou uma lampada incandescente de uns 1000 watts. 

O circuito era alimentado em 311V se não me engano. A lâmpada ficava em série. 

É possível usar um ferro de passar roupas, ou mesmo um secador ou coisa parecida. hehehe

Postado

Roberto:

Vou te passar o comprimento,  até eu aprender como calcular isso ai a resposta sai só amanha.. é um retângulo de ferrite, o diâmetro da parte redonda ( que vai dentro do flyback) é de 15mm, o lado oposto é um retângulo de 15x10mm. O comprimento da abertura interna (do topo ao fundo, descontando a parede) da 53mm, o total (contando parede e tudo de cima a baixo) da 75mm, o mesmo vale para o lado oposto. 

Albert:

por que não huehue, aproveito e passo a roupa ao mesmo tempo huehue

Muito obrigado pelas respostas!!

Postado

Até poderia, mas não tenho nenhum aqui comigo, então teria que comprar... 

Mas acho que achei um jeito de fazer. Vou colocar o enrolamento que vou usar definitivo, ainda não sei no que vou enrolar, por que tenho medo que se usar PVC e esquentar derreta tudo, mas vou dar um jeito, depois de enrolado o fio (a principio vai ser um pedaço de fio Litz que fiz com 30 pedaços de fio menor) vai ser umas 10 voltas, vou colocar no medidor de indutância aqui e comparar com um indutor de 5uH (que é o valor que preciso) vou aumentando o gap até chegar no valor, e nessa distancia fica.. Saturar não vai, por que se o cara que fez o circuito usou 22 espiras num núcleo de fonte chaveada com um gap de 3mm (o calculo dele deu 0.3 tesla de pico para o fluxo magnético, e 30A para corrente de saturação) e não queimou...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...