Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera!

Depois de um bom tempo como stakeholder no Clube do Hardware, eis que venho até vocês formalmente como um usuário cadastrado.

Sem mais delongas:

Pessoal, aconteceu comigo algo bem estranho, na segunda-feira (29/06/2015) eu desliguei meu PC como de costume, e para minha surpresa, no mesmo dia a noite quando tentei liga-lo: O coitado não me da sinal de vida vídeo! A minha placa de vídeo não estava iniciando! (Ela acende os LEDs rapidamente e apagam, os coolers da mesma forma tentam acionar mas logo em seguida se apagam)

Depois de muito investigar, testar com uma fonte novíssima, tirar memorias (e a MB bipar), resolvi tirar a placa de vídeo, eis que me surpreendo e a máquina inicia normalmente com a onboard..

Ainda não convencido e pesquisando um pouco mais, vi um caso de um rapaz que a placa de vídeo ligava apenas com 1 Pci-E plugado (Cabo de energia), e quando eu fiz esse teste a GPU liga e permanece ativa, mas o PC não da o boot.

Algumas informações adicionas:

1. ~3 dias atrás eu joguei The Witcher 3 freneticamente(4-5 dias), exigindo bastante da GPU.

2. ~15 dias atrás alguns chuviscos apareceram na tela, mexi no encaixe HDMI e eles sumiram.

3. Está GPU tem cerca de 1 ano e 7 meses de uso.

4. ~10 dias atrás desmontei ela por completo com todo cuidado para limpeza.

5. Nunca tive problemas com GPUs.

6. Nunca tive problemas com oscilação de energia.

GPU: R9 280X Vapor-X Sapphire OC 3GB DDR5 386Bits

MB: MSI B75MA-E33

Ram: 8Gb G-Skill Ripjaws

PSU: Corsair CX600 V2

CPU: I7-3770 + Water Cooler Corsair

Meus amigos, desde já agradeço aqueles que se disponibilizarem a opinar e ajudar!

E quem sabe eu possa adiar este adeus a minha tão querida R9?  :(

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Olá @Crabs , bem-vindo ao Fórum.

Antes de condenar sua R9 280X , tens de testar em outro PC e outra VGA no seu PC para eliminar possibilidade de falha no slot PCI-E.

Conferiu se o BIOS não resetou depois da limpeza?

Boa sorte.

• Curtir 1
Postado

Serio?

Fiz a compra de uma ontem, passei minha GTX 660 para os Boxes e peguei a Vapor X 280x, novinha.

estão dizendo que da artefato facilmente, porém se nao forcar nao deveria!

Disseram que RMA com a Sapphire nao é bom, vamos torcer para nao acontecer nada...

Acompanhando o topico.

• Curtir 1
Postado

Valeu pessoal, pela participação  :)

Olá @Crabs , bem-vindo ao Fórum.

Antes de condenar sua R9 280X , tens de testar em outro PC e outra VGA no seu PC para eliminar possibilidade de falha no slot PCI-E.

Conferiu se o BIOS não resetou depois da limpeza?

Boa sorte.

Cara, eu testei a minha MB com uma GPU mais simplória (HD5470 se não me engano), e ela reconheceu e startou normal, ainda não tive como testar a R9 em outra mobo, talvez eu consiga durante esta semana!

Porém, o mais estranho é que se eu plugar apenas 1 cabo de energia PciE(6+2) na R9, ela liga e permanece ligada, e com 2 PciE plugados a GPU não liga!

Isto que está me deixando mais encabulado.

Serio?

Fiz a compra de uma ontem, passei minha GTX 660 para os Boxes e peguei a Vapor X 280x, novinha.

estão dizendo que da artefato facilmente, porém se nao forcar nao deveria!

Disseram que RMA com a Sapphire nao é bom, vamos torcer para nao acontecer nada...

Acompanhando o topico.

Sério cara!

Olha, eu gostei muito da minha R9, ela não me decepcionou em seu desempenho, só como exemplo eu joguei a alguns dias, The Witcher 3 full graphics.

#Edit: Outra coisa que esqueci de mencionar, ela é meio barulhenta  :( 

Agora fui surpreendido com este problema, após 1 ano e ~7 meses de uso!

De fato o RMA da Sapphire me decepcionou, entrei em contato com eles ontem, hoje, e fui surpreendido..
1. A empresa que presta a garantia responde pelo nome de Athlon Tech, e não a Sapphire propriamente dito.
2. Além de pagar o frete de envio da placa para o Canada, ainda terei de pagar uma taxa de $50 Dolares por causa dos encargos do processo de avaliação da placa (algo assim).
3. Ainda corro o risco da placa chegar lá e receber um grande "MAL USO" bem no meio da cara!

Caso se confirme o defeito na placa, estou pensando em juntar uma grana e pegar uma EVGA GTX970 SC ACX!

• Curtir 1
Postado

Caras,

Ainda não tive oportunidade de fazer o teste da R9 em outra mobo, essa semana eu devo conseguir!

Assim que eu fizer eu posto!

Postado

Para ter certeza do defeito e mandar para o rma com mais certeza pois se chegar la e funcionar, o problema fica bem pior pois o custos de envio a belo blá blá blá que vai ouvir, se estiver boa, é só vende-la e compra outra.

Postado

@Crabs

voce disse que ela e feera, concordo, meu 6300@4,3ghz segura ela imagino se fosse um i5 ;)

Uma duvida, aquele botao com o S de sapphre, serve pra que? boost clock auto click?

Postado

O conceito é o mesmo da bios, é criar uma memória segura onde de inicia mais rápido o sistema. No caso da bios uefi, a bios da placa mãe se copia para o HD em uma partição protegida, assim, inicia mais rápido. O conceito pelo que entendi da placa de vídeo, é que no modo bios uefi, a própria placa tem esse espaço reservado para o inicio urdu bios, assim, boot do Windows, da bios e da placa de vídeo juntas iniciando e com isso muito mais veloz na iniciação e menos daqueles apaga tela e volta tela. Parece magica, creio que em 10 segundos seria um boot de ssd e uns 30 segundos um boot de HD, eu to falando do sistema iniciado e não só do boot. Isso é teoria e imaginação minha. Como vi a transição do uefi reduzir pela metade o tempo de boot, creio que isso não será tão difícil de alcançar.

Postado

@lauro.m.s1379

É isso cara, fiz os cálculos por aqui, só pra enviar iria gastar cerca de R$ 450,00 com o Dólar nesse valor! Estou muito na duvida se realmente valeria a pena! 

Devo testar a R9 em outra MB amanhã.

@GabrielH

Cara, a placa é muito bacana! Esse botão eu nunca usei, sempre deixei desativado o Legacy, por questões óbvias, haha

você achou ela muito barulhenta quanto tá em 100%?

Postado

em 97/98/99% do uso nao faz barulho, talvez com o passar do tempo danificou o cooler...

No mais, nao gostei do RMA da Sapphire e torcer para nao problema.

abraços.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...