Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fiz 2 osciloscópio desse do vídeo. E os 2 pegou fogo kkkkkkkk

Não mediu onda ficou só mostrando uns sinais doidos até eu fuçar e pegar fogo. Apesar de querer aprender e arrumar o amp, estou quase desistindo.

• Coordenador
Postado

No pino do meio dos potenciômetros, nas bases dos transistores, nos coletores desses mesmos transistores, etc...

Postado

Fiz outro osciloscópio pois os que pegaram fogo, foram porque aguentavam até 1 e pouco de volts. Apesar de ter feito outro osciloscópio com resistores, fiz medição da rede 110v e outra medição usando um trafo de 10v, ele mede na boa um pouco com ruídos, mas aparece a onda senoidal de 60hz e a divisão de volts. Mas quando ligo no terminal do meio dos potenciômetros e nos terminais dos transistores não aparece nada.

Tem alguma medição a fazer com o multímetro em partes do circuito?

Postado

Outra pergunta tem 2 transistor o Tip 29 e 30, onde a base e emissor, fazendo o teste de continuidade está como curto. Mas quando tiro do circuito e testo estão normais. Será que é porque há um resistor de 47 ohms na base de ambos os transistor? É normal isso?

E quando fiz os primeiros reparo tinha 2 resistores de 5k6 escuros de queimados " estava funcionando, mas troquei".

A foto contém os componentes citados com um circulo vermelho.

post-605264-0-26574500-1444733152_thumb.

• Coordenador
Postado

Essa baixa resistência deve ser dos resistores de baixo valor sim! É normal

Verifique o valor dos resistores de metal film, eles costumam aumentar o valor quando sobreaquecidos...

post-442138-0-62880900-1444774761_thumb.

Na foto acima são os marcados com a seta vermelha...

• 2 meses depois...
Postado

Analisei o datasheet MJ4502 e o 2N3773 e vi que o ganho "hFe" é diferente.

MJ4502 ->hFE ->Min 25 e Max 100.
2N3773 -> hFE ->Min 16 e Max 60.

A substituição do MJ4502 pelo 2N3773 o ganho faz uma grande diferença. Estou certo? Podendo ter falta de potência? podendo ocasionar no ocorrido.

• Coordenador
Postado

Quando a etapa de potência não possui ajuste por trimpots. o HFE dos transistores pode ser crítico, limitando o uso apenas para os transistores originais!...

Se você não consegue os originais, pode esperar os mais variáveis defeitos e falhas diversas nos circuitos!!!... É inevitável!...

Um conhecimento profundo na eletrônica, será necessário para reparar o aparelho!...  

• 2 semanas depois...
  • mês depois...
Postado

Beleza!

Depois de muito tempo os componentes mj4502 e mj802 chegaram da china.

Mas infelizmente o resultado foi igual aos 2n3773 e 2n6609.

:tw_frown:

• Coordenador
Postado

Complicou!...

Como eu disse antes, só com bastante conhecimento em eletrônica, conseguirá resolver isso!...

Aguarde outras dicas!...

• 8 meses depois...
Postado

Boa Noite!

Faz um tempo que não posto nada sobre o Amp - Palmer "ainda não arrumei"

- Eu tirei o Pré Amp e liguei apenas o Power em um mp3 player e o som saiu muito feio, ou seja, muito distorcido, igual quando testado com a guitarra. Ou seja, o problema está no Power.

Fiz o circuito do amplificador no Isis Proteus: New Palmer.rar "Anexo"

Não sei muito bem fazer a analise, mas usei o osciloscópio do Isis e parece que o circuito está funcionando perfeitamente.

Alguém poderia visualizar e comentar?

New - Palmer.rar

adicionado 22 minutos depois

Quando coloco um sinal, no caso um mp3 Player e faço uma medição de tensão no Base e Emissor no Mj802 "NPN" tem uma tensão que varia de 8v a 10v, mas no Mj4502 "PNP" fica variando de 0,00 a 0,14v.

• 3 semanas depois...
Postado

Alguém sabe, porque usa- se resistor de alta potência e de baixa resistência, exemplo: 0R10 ou 0,10 ohm?

Qual a diferença de ter um resistor 0R10 em um circuito ou não ter?

• Membro VIP
Postado

Veja aqui mais uma daquelas inquietantes coincidências cronológicas cujo esquema pode lhe dar alguma luz. No caso, o resistor no emissor tem a função de tentar reduzir o desequilibrio das correntes que se somam dos 2 transistores que é causado por alguma diferença de ganho (ou vbe) entre eles. Devem ser de baixa resistência pra não haver muita perda e de potência alta pois a corrente é alta.

Postado

Valeu pela dica Isadora Ferraz!

Pessoal, consegui arrumar o Amplificar :thumbsup:.

Comecei observar os datasheet e descobri que o Emissor e a Base do MJ4502 estava invertido.

Quando peguei o amplificador que estava jogado em um canto com os transistores queimados e alguns capacitores estufado, apenas fiz a reposição dos mesmo e não havia notado que o transistor MJ4502, a base e o emissor estava invertido, como disse, só fiz a reposição. Já haviam dito que o amplificador estava com as distorções antes de queimar. Mas como não tenho osciloscópio e também estava aprendendo não havia notado que poderia estar invertido.  

Aprendi muita coisa tentando arrumar esse amplificador.

Como montei o esquema do Power no Isis, interface do Proteus, comecei a fazer testes, utilizando o osciloscópio integrado no mesmo, no qual também me ajudou a entender o que estava acontecendo com a inversão do Emissor e Base.

Agradeço a todos que postaram dicas e me ajudaram!

Valeu galera! 

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Ele é só filtro de ruídos da linha de alimentação negativa do pré, pode usar um de poliéster normal mesmo...

Postado

Se tenho um trafo de 16A de 33.5v "Sem o center tape"

Fazendo um dobrador de tensão para obter 33.5 + 33.5v, a corrente vai se dividir certo?

A carga que quero usar, utiliza 5A. Posso usar um diodo que tem o IF = 8A?

Utilizando o dobrador de tensão, a corrente que irá passar pelos diodos será de 5A que será puxado pela carga ou passa 10A nos diodos e depois divide para 5A ou a divisão da corrente é feita antes de passar nos diodos?

Postado

Alguém sabe como descobrir ou medir, quantos ohm's minimo o amplificador aguenta para não queimar?

Acho que o modo técnico é: como descobrir a impedância minima do amplificador?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...