Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuste apenas da corrente para um led


Posts recomendados

Tenho dúvida em relação a alimentação de leds.

Já vi alguns cálculos, mas não consegui tirar minha dúvida.

Seria o seguinte: Tenho um led de 3 Volts com corrente de trabalho de 0,025A.

Para ligá-lo, tenho uma fonte de 3 Vots e 3A. A tensão está ok, mas gostaria de limitar a corrente.

Como fazer?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte ser de 3A significa que ela vai fornecer até 3A, dependendo da carga e a resistência respectiva. No teu caso, a fonte é 3 volts e o led é 3 volts, então basta por o led sem resistor que o led aguenta. Caso fosse uma tensão maior, tu farás o cálculo do resistor pegando R = (Vcc - VLed) / ILed

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Se a tensão de alimentação é igual a queda de tensão do LED, não é necessária qualquer resistência.

 

Se a tensão for inferior à tensão que o LED pede ou nenhuma corrente flui, o resultado é um LED de luz apagada. Se a tensão é muito alta, maior do que o LED pede, a corrente excede a classificação máxima, superaquecendo  e potencialmente destrói o LED.

 

 

Então, se o LED é de 3v e você aplicar somente 3v, não precisa colocar resistor, nem qualquer outra forma de limitar a corrente. A fonte só vai mandar para o LED a corrente que ele pedir.

 

 

 

 

-----------------------------

interside.blogspot.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera aproveitando o post, estou com uma duvida, para economizar com resistores pensei em ligar leds de diferentes tensões em serie, totalizando 12 v, com um resistor de 1ohm de 1 w. A duvida é:

Como os leds tem tensões diferentes sendo 2 de 2,5 e 2 de 3,5, eles irão receber a tensão conforme sua necessidade ou ela ira se dividir igual para todos ? 

         |

+12v |---2,5---3,5---3,5---2,5--- 1R--| -12v

         |      v       v      v       v

 

Todos tem correntes iguais sendo 1000ma, estou usando uma fonte chaveada de 30A de 12v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

galera aproveitando o post, estou com uma duvida, para economizar com resistores pensei em ligar leds de diferentes tensões em serie, totalizando 12 v, com um resistor de 1ohm de 1 w. A duvida é:

Como os leds tem tensões diferentes sendo 2 de 2,5 e 2 de 3,5, eles irão receber a tensão conforme sua necessidade ou ela ira se dividir igual para todos ? 

         |

+12v |---2,5---3,5---3,5---2,5--- 1R--| -12v

         |      v       v      v       v

 

Todos tem correntes iguais sendo 1000ma, estou usando uma fonte chaveada de 30A de 12v.

Cada um dos leds ficara com sua tensão característica e a corrente através deles, ligando-os em serie, será constante e igual para todos eles..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera aproveitando o post, estou com uma duvida, para economizar com resistores pensei em ligar leds de diferentes tensões em serie, totalizando 12 v, com um resistor de 1ohm de 1 w. A duvida é:

Como os leds tem tensões diferentes sendo 2 de 2,5 e 2 de 3,5, eles irão receber a tensão conforme sua necessidade ou ela ira se dividir igual para todos ? 

         |

+12v |---2,5---3,5---3,5---2,5--- 1R--| -12v

         |      v       v      v       v

 

Todos tem correntes iguais sendo 1000ma, estou usando uma fonte chaveada de 30A de 12v.

Boa tarde!

Se a tensão dos leds for igual a tensão da fonte não precisa de resistor.

Está meio estranha essa corrente de 1000mA, não seria 10mA?

Inclusive no post 7 do tópico http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1119264-como-ligar-26-leds-em-s%C3%A9rie/ expliquei como é relacionado a corrente e a tensão de um led.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado!

 

sao power leds cree esta correto a corrente :D sao bem mais potentes, recomendarão usar resistores de pelo menos 1r para fonte de 12 v para garantir que o led trabalhe dentro da tensão  que esta no datasheet, como foram muito caros resolvi não arriscar com potencia maxima. eu tenho ou outro caso aqui onde vou ligar o um led de 10W junto com 2 de 3W , vai ficar assim:

 

|

|---2,5---3,35---2,5--- 2R2 7W---|

|

 

Nesse caso o led de 3,35 tem corrente de 3000MA e os demais 1000MA, essa diferença de corrente entre eles pode me causar algum problema? esse resistor eu tirei desse site http://ledcalculator.net/, mas como nao posso colocar leds diferentes nele, eu somei a tensão e corrente dos 3 e dividi  pelos mesmos ficando assim http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,2.78,1666,3,0

 

Obrigado de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!