Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor 500 RPM


LyBeck

Posts recomendados

Estou tentando consertar um eletrodoméstico italiano que possuo (220v e 50hz). Trata-se de uma sorveteira com compressor. Eu já havia trocado o capacitor mas dessa vez o motor que faz girar o batedor não está funcionando. Quando energizo, o motor para de girar parecendo travado, e quando sem energia, o rotor gira sem problema. Decidi desmontar e não encontrei escovas ou rolamento (que eu identificasse). Acho que preciso trocar esse motor mas o equipamento está fora de linha. Por isso apelo a quem possui algum conhecimento em motores para me fornecer alguma dica. Consegui algumas informações como: O motor possui 12 ímãs dentro do estator e pela fórmula é que cheguei a conclusão que gira a 500 RPM. Na carcaça informa a potência de 230w. Esse motor tem uma polia e 3 engrenagens para diminuir o RPM até o batedor (não sei qual o RPM final no batedor). Em anexo duas fotos do motor. Gostaria de uma indicação de marca e modelo se possível ou se consigo repará-lo. Não percebi queimado nos fios de cobre embora alguns me pareçam bastante sujos.

post-607570-0-12261100-1436207987_thumb.post-607570-0-89716100-1436208087_thumb.

At,

Christina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

veja se o motor esta com fuga, use um multímetro na escala de continuidade e messa entre o fio de alimentação e a carcaça, deve marcar infinito... esse é um motor de indução, aquilo la dentro não é imã, é um rotor de aluminio... fala mais detalhes, tem quantos fios de alimentaçao? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando energizo, o motor para de girar parecendo travado, e quando sem energia, o rotor gira sem problema. Decidi desmontar e não encontrei escovas ou rolamento (que eu identificasse). 

Como está testando este motor???

 

Até onde eu sei, estes motores de indução travam quando alimenta com corrente contínua rsrsrs.

Daí me ocorreu que você pudesse estar testando em alguma fonte DC.

 

Só motores universais (Aqueles que tem escovas) é também funcionam em DC.

Motores de indução não. 

 

A propósito:

Estes motores não tem ímãs. Costumam ter polos rsrsrs

Interessante é que o rotor apresenta desgastes: Indicando algum tipo de folga. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus conhecimentos param na minha explicação e por isso vim pedir auxílio rsrsrs. Mas vamos lá:

Interside, Não testei o enrolamento pois não sei como fazer. Folga no mancal: Não encontrei rolamento no eixo. Só a peça que retirei e que aparece na foto.

Leonardo69, desconfiei que era um motor de indução. Quando falei em ímã, me referi as peças que ficam entre os enrolamentos. Pelo que andei lendo seriam ímãs ou polos, mas são 12. Quantos fios de alimentação (não entendi como contar). O motor estava funcionando. Quando energizei e empurrava a ventoinha o rotor girava mas não mantém a rotação. Para fazer a medição e verificar possível fuga, eu tenho que montar tudo!

Albert_emule: A máquina estava montada e eu utilizava a corrente alternada da tomada. Ligava o interruptor da máquina e nada. Quando desligava o rotor girava ao ser movimentado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo69: Os fios chegam no motor vindo do capacitor. Suponho que cheguem os dois fios que saem dos conectores do capacitor. Os fios saem num cabo (tipo PP) e entram no motor e de lá sai outro cabo tipo PP para o compressor. A alimentação é 220v em duas fases.

albert_emule: Vou providenciar o vídeo, mas como disse, tenho que montar a máquina antes. Posto assim q conseguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Hoje montei o motor. Fiz dois vídeos mas o primeiro ficou grande. Postei o segundo que dá para observar o funcionamento. Para minha surpresa, o motor funcionou por alguns minutos. A alimentação foi em 220v w 60hz embora o padrão da máquina seja 220v e 50hz.  Mas o teste final farei amanhã que será bater o sorvete. Mas eu pergunto: o que terá acontecido para o rotor parar ou não girar? Sujeira? Não entendi. Ou será que esqueci algo que estava atrapalhando? rsrsrs

Outra questão: preciso substituir a ventoinha pois quebrou algumas aletas quando havia desmontado o motor. Algumas eu colei e estão funcionando. Mas preciso trocar. As ventoinhas são padrão? Eixo padrão? e imagino que devo medir o diâmetro.

Mas ainda preciso saber o que fazer se o motor parar novamente. Como substituir?

Obrigado a quem tiver paciência para ajudar.

At,

Christina

Montagem_Forum.wmv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo69: Não desmontei a parte elétrica da máquina não. Assim, sempre que acionei o interruptor, o capacitor era acionado. Antes o motor dava partida, as vezes girava um pouco e parava, as vezes não girava. Quanto parava de girar eu empurrava pela ventoinha (acabei quebrando as aletas nessa). As vezes "pegava". Um básico eu entendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo69: Não desmontei a parte elétrica da máquina não. Assim, sempre que acionei o interruptor, o capacitor era acionado. Antes o motor dava partida, as vezes girava um pouco e parava, as vezes não girava. Quanto parava de girar eu empurrava pela ventoinha (acabei quebrando as aletas nessa). As vezes "pegava". Um básico eu entendo!

Boa noite,

 

Então você não trocou nem testou o capacitor ainda?

 

 

 

-----------------------------

interside.blogspot.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Chute mecânico...

estava desalinhado e quase encostando na 'parede'. Ao ligar a atração magnética travava tudo. Ao desmontar e remontar você sem querer querendo realinhou e centralizou. Tente lembrar se o barulho mudou.

 

Chute elétrico...

Mal contato no capacitor de partida. Troque-o.

 

Uma lubrificação vai bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

Olhando esse motor me parece ser um motor de indução monofásico de um rotor tipo gaiola de esquilo. Já que por serem monofásicos não possuem um campo magnético girante como os trifásicos e sim um pulsante.

Para isso utilizam um enrolamento auxiliar para a partida, sendo classificados em: pólos sombreados, fase dividida, capacitor de partida, capacitor permanente, dois capacitores....

Depois de saber qual é, voce precisa verificar se os enrolamentos principal e auxiliar estão em corretos e realizar o teste nos capacitores. Verifique também se ele possui uma chave centrífuga.

Poderá também ser medida a corrente, porque apesar da frequencia ser diferente, o valor da mesma não poderá alterar tanto.

Caso algum enrolamento estiver com problema, leve ate um lugar que faça rebobinagem (ou rebobinamento) de motores elétricos. Fazer por conta eu creio que seja quase impossível. O interessante seria dai realizar a alteração para 60Hz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O capacitor é novinho em folha. O original era de 3,15 UF e 450v. O fornecedor me vendeu um de 3,5UF e 450v.

O chute mecânico da Isadora faz sentido pois quando remontei devo ter trocado as arruelinhas e papeizinhos (rsrsrs) que faziam a vedação do eixo. E com isso passaram a funcionar sem travar! Quanto ao barulho me pareceu similar ao anterior.

aldss: Não entendi esse enrolamento auxiliar. O que vejo na máquina aberta é: o fio elétrico da tomada vai ao capacitor e depois ao motor. Só observo enrolamento (fios de cobre fininhos) nesse motor que tem 12 polos. Não existe nada a parte. Tb não sei o que seria a chave centrífuga. Aproveitando a questão: o que faz o motor ser 50 ou 30 hz no enrolamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É meio complicado explicar, mas vou tentar ser o mais sucinto possível.

 

O enrolamento principal é uma bobina que está ligado diretamente à rede elétrica.

 

O enrolamento auxiliar também é uma bobina cujo campo magnético tem que ser defasado (idealmente em 90°) em relação ao campo do principal. Isso é feito através da inserção de um capacitor ou até pela própria resistência do enrolamento (as seção do enrolamento auxiliar é diferente ao do principal). Com a utilização dessas técnicas, conseguisse um mínimo desfasamento que fará com que o rotor tenha um torque inicia para entrar em movimento.

 

Veja como é a ligação do capacitor se é série ou paralelo. E quantos fios saem do motor. De preferência tire fotos da ligação do motor.

 

Para mais informações, sugiro consultar um livro de Maquinas Elétricas. Um que apresenta uma ótima didática é o Máquinas Elétricas - Teoria e Ensaios -  4ª Ed. - Geraldo Carvalho.

 

A diferença entre um motor que opera em 50Hz e 60Hz é a quantidade de espiras e a bitola do fio utilizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aldss: Veja a foto dos cabos de entrada. Vou tentar explicar. O cabo branco (onde tem a tomada na ponta) possui dentro 3 fios, um marrom, um azul e um verde. Acredito que o verde seja o terra (esse fio verde liga por baixo a caixinha do compressor visível na foto e depois vai para o motor). O marrom e o azul fases. O marrom segue para o interruptor dentro de um cabo preto que possui dois fios pretos. O outro cabo preto (a esquerda da imagem) vai para o motor com os fios azul, preto e verde. Do motor saem dois fios amarelos (bem a esquerda) que se ligam no capacitor = peça  cilíndrica branca. Tem tb os fios que alimentam o compressor que tb tem um interruptor.

Agradeço sua indicação mas não entendo nada de motores. Gosto é de mexer, desmontar e montar e as vezes consertar. Os eletrodomésticos costumam ter fios partidos e por isso mexo antes de mandar consertar. Mas essa máquina não posso mandar consertar por falta de peças ou conhecimento de quem abrir. Prefiro fazer e assim aprender. O compressor já encontrei o modelo e se precisar substituir já sei qual comprar. Falta é esse motor que se parar não sei o que fazer. Por isso estou pedindo auxilio aqui aos experts.

post-607570-0-29280900-1436391450_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim, a principio é para ser um motor com capacitor:

- de partida: com chave

- permanente: sem chave

A chave pode ser um relé ou contato centrífugo

O esquema é esse:

capacitor.jpg.

 

Antes de tudo meça os valores das bobinas para ver se estão corretos.

Tirando os cabos amarelos vão 3 ou 4 cabos para o motor?

Creio que seja 3 mesmo hehe.

Verde: Terra

Preto: Fase/Neutro

Azul: Neutro/Fase

Descubra quem é quem no desenho acima, medindo continuidade.

Onde tem bobina (enrolamento) deverá apresentar uma certa resistência não podendo ser resistência infinita nem zero.

Mesmo que não tenha a chave o capacitor vai se comportar inicialmente como um curto e depois o circuito vai abrir. Se der circuito aberto de uma vez é que há grandes possibilidades da existência da chave.

Chegou a medir a corrente?

Chegou a medir a tensão no capacitor se ela é momentânea?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!