Ir ao conteúdo

Dificuldade em instalar o windows 8/8.1 UEFI partição GPT

Ir à solução Resolvido por lauro.m.s1379,

Posts recomendados

Postado

Ola a todos

estou com dificuldade em instalar o windows 8/8.1 no meu pc no formato uefi.

vi alguns tutorias gringos, ensinam a criar o pendrive de 3 modos, e eu já tentei os os (rufus, iso2disc e o diskpart)

criou normal, porém nao consigo bootar o pendrive (já tentei 3). já tentei no ssd e no HD. minha placa é uma Asrock z77 Pro4. mexi de todo jeito no setup e não tive sucesso, uma das tentativas chegou a bootar só que ameaça entrar e dava a tela da morte.

alguem já conseguiu? tem aguma dica?

obg!

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Selecione discos e converta no tipo GPT. X:\windows\system32\DR> diskpart

Exibir os discos existentes.

DISKPART>list disk DISKPART>select disk 0

Para criar partição de UEFI, os discos devem primeiro ser convertidos no tipo GPT.

DISKPART>convert gpt Criar partição do sistema UEFI.

Criar partição de UEFI.

DISKPART>create partition efi size=100

Criar partição de MSR.

DISKPART> create partition msr size=128

Criar partição primária.

DISKPART> create partition primary

• Curtir 1
Postado

Amigo Lauro, no caso tenho que usar outro sistema ou outro PC pra criar essas partições? porque não consigo chegar na tela de instalação pelo modo uefi? O secure boot precisa estar ativado?

Postado

Ele aceita sim, aparece normal porém ainda não consigo bootar, ele fica na tela de boot ou volta pro setup

E as vezes diz que não tem dispositivo bootavel, já atualizei a bios

Estava pesquisando aqui, tem q ter um instalador 64bits? Ou o sistema que tem que ser 64bits? Minha mídia do windows 8 tem as 2 versões

Postado

Sim, para instalar em uefi, tem que ser o win 8 64bits pois a versão 86x não é suportado. Se tiver tentando instalar a versão 86x teria que trocar de uefi para legacy na bios e security boot desativado.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Ola a todos

estou com dificuldade em instalar o windows 8/8.1 no meu pc no formato uefi.

vi alguns tutorias gringos, ensinam a criar o pendrive de 3 modos, e eu já tentei os os (rufus, iso2disc e o diskpart)

criou normal, porém nao consigo bootar o pendrive (já tentei 3). já tentei no ssd e no HD. minha placa é uma Asrock z77 Pro4. mexi de todo jeito no setup e não tive sucesso, uma das tentativas chegou a bootar só que ameaça entrar e dava a tela da morte.

alguem já conseguiu? tem aguma dica?

obg!

No meu caso, nem sabia dessa formatação GPT, já estava sem sistema algum.

Em outro computador encontrei uma dica sobre configuração da BIOS. 

Mesmo estando em Legacy e UEFI ( que não cheguei a usar) ele informava que meu SSD era MBR, por isso não poderia instalar senão formatasse para GPT, meu outro disco estava o de praxe, com 1TB.

A solução foi deixar com a BIOS, marcando legacy somente.

Então a partir daí tudo correu bem, o Windows 8.1 pro foi instalado sem mais avisos (erros) .

Sei que não é a configuração mais atual. Quem de madrugada ainda iria reclamar disso? o.Ô

Um abraço.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!