Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera beleza?

Tenho um SSD (O windows esta nele 8.1). É um Kingston 120GB SV300S37A120G. Instalei um programa chamado HD Tune 2.55 - Hard Disk Utility e rodei um benchmark.

Os resultados foram estes:

Transfer rate:

- Minimum 108.2 MB/sec

- Maximum 290.5 MB/sec

- Average (média) 164.1 MB/sec

- Access time: 0.3 ms

- Burst rate 199.7 mb/sec

- CPU Usage 9,2% - 30 *C (graus)

Ele esta como AHCI, a placa suporta sata 3 e já segui todo este tutorial (só não fiz o passo 7): http://www.tecmundo.com.br/ssd/56274-ssd-guia-completo-configuracoes-voce-ter-o-maximo-desempenho.htm

Também tenho um outro SSD (É um Kingston 180GB SKC300S) que uso para instalação de jogos, fiz o teste e os resultados foram:

Transfer rate:

- Minimum 219.3 MB/sec

- Maximum 325.7 MB/sec

- Average (média) 248.3 MB/sec

- Access time: 0.2 ms

- Burst rate 139.7 mb/sec

- CPU Usage 4,8% - 32 *C (graus)

Estou pensativo e bem insatisfeito com os SSD´s pois além da variação muito grande em todo o teste eu entendo que ambos deveriam estar rodando a 450mb/s. Realmente acho que não estão entregando o desempenho de forma correta, alguém sabe o que pode estar acontecendo? Além disso, o fato de o windows estar no "C:" (primeiro ssd descrito acima) prejudica a velocidade do mesmo?

Só mais um detalhe, eu também tenho HD´s no PC, em um deles um SAMSUNG HD322HJ (320GB) tem no transfer rate o mínimo de 94.1 MB/s e o máximo em 114.0 MB/s. Pensando que um SSD deve ser 10x mais rápido, tem alguma coisa errada, não acham?

Configurações do PC

- Processador AMD FX-8350 (Octacore) [Water Cooler Corsair)

- Placa mãe ASRock 990FX Killer

- Memória DDR3 16GB Dual Vengeance

- NVIDIA GeForce GTX 760 256 Bits 2048 MBytes EVGA

- Fonte Thermaltake 750w PFC Ativo 80% Bronze - SSD 120 e 180 Kingston

- 6 Coolers no gabinete (NZXT Atx Phantom Red)

- Windows 8.1 64 bits

Obrigado galera!

Postado

O SSD nunca vai ser "10x mais rápido" em transferência sequencial, que é isso que você tá testando aí... não existe 1 SSD SATA sequer que consiga isso. Sinceramente, isso é uma métrica inútil. No uso do PC não se fazem operações com arquivos grandes (sequencial), e sim operações com vários arquivos de vários tamanhos diferentes (aleatória). Aqui o que importa é o tempo de acesso, não velocidade de transferência sequencial. Basta fazer um benchmark de acesso aleatório que verás a diferença entre o HD e o SSD. Todo mundo xinga esse seu SSD da Kingston, mas ele deixa um HD de 7200 rpm comendo poeira em questão de performance...

Quanto aos 450 MB/s prometidos, teste com um arquivo pequeno, tipo 128 MB ou algo assim. Ele é pequeno o suficiente para caber no cache do SSD, então vai ser bem rápido e atingir os 450 MB/s. Note que a caixa diz "até 450 MB/s" e não simplesmente "450 MB/s"...

Postado

O SSD nunca vai ser "10x mais rápido" em transferência sequencial, que é isso que você tá testando aí... não existe 1 SSD SATA sequer que consiga isso. Sinceramente, isso é uma métrica inútil. No uso do PC não se fazem operações com arquivos grandes (sequencial), e sim operações com vários arquivos de vários tamanhos diferentes (aleatória). Aqui o que importa é o tempo de acesso, não velocidade de transferência sequencial. Basta fazer um benchmark de acesso aleatório que verás a diferença entre o HD e o SSD. Todo mundo xinga esse seu SSD da Kingston, mas ele deixa um HD de 7200 rpm comendo poeira em questão de performance...

Quanto aos 450 MB/s prometidos, teste com um arquivo pequeno, tipo 128 MB ou algo assim. Ele é pequeno o suficiente para caber no cache do SSD, então vai ser bem rápido e atingir os 450 MB/s. Note que a caixa diz "até 450 MB/s" e não simplesmente "450 MB/s"...

@victhor393

Você acha que estas métricas que tirei agora ajudam? Valeu por comentar!

SSD (C 120GB SV300S37A120G (Achei a velocidade de leitura muito baixa e a escrita muito baixa):

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/c-jpg--77

SSD (D 180GB SKC300S (Achei a velocidade de leitura ótima e a escrita baixa):

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/d-jpg--71

HD (E : 320GB SAMSUNG HD322HJ (Achei a velocidade de leitura normal [por ser hd] e a escrita normal também):

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/e-jpg--37

Conferi agora que todos estão em cabos de 6GB/s e portas da placa mãe também.

Valeu pela dica @

Postado

Sim, os testes de transferência aleatória são os com "4K". Note que os resultados nos SSD são muito maiores que no HD. Não é anormal a taxa de leitura ser maior que a de escrita em SSDs, alguns realmente são assim mesmo. 

Postado

Sim, os testes de transferência aleatória são os com "4K". Note que os resultados nos SSD são muito maiores que no HD. Não é anormal a taxa de leitura ser maior que a de escrita em SSDs, alguns realmente são assim mesmo. 

Perfeito, e tem diferença sobre o teste "4K" e o "4K Q32T1"?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!