Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montar um PC para jogos com até R$ 3.000


Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá amigos, bom dia.

 

Estou planejando montar um PC para jogos de no máximo R$ 3.000 (vide título). Estive navegando pelo fórum e anotando algumas dicas e sugestões dadas para outros usuários. Baseado nisto montei uma configuração e gostaria da opinião de vocês.

 

 

i5 4440 (Haswell), Quad-Core, 3.10GHz - R$ 675,00
 

EVGA 04G-P4-3966-KR GeForce GTX 960 4GB  - R$ 853,00 (Meu irmão vai trazer pra dos EUA :D )

 

GigaByte / GA-H97M-GAMING 3 - R$ 367,00

http://www.boadica.com.br/produtos/f532/124256.html

 

CORSAIR Vengeance 8GB (2 x 4GB) CMZ8GX3M2A1600C9 - R$ 285,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-673401667-memoria-corsair-vengeance-8gb-2-x-4gb-1600mhz-red-vermelha-_JM

 
WD Blue WD10EZEX 1TB 7200 RPM - R$ 220,00
 
Corsair / CMPSU-500CX 80 Plus Bronze  - R$ 224,00
 

NZXT / Source S340 Preto/Vermelho  - R$ 385,00

 
 
 
Total R$ 3.141,00
 
 
 
Então, vendo o que vocês tem postado consegui concluir que esta é uma boa configuração dentro do meu orçamento. Gostaria de sugestões, se há algo que eu possa melhorar. E não há problema se o valor está abaixo de 3k, ainda tenho que comprar um bom teclado e monitor.  :P
 
Além disto, acredito que vocês notarão que os preços estão todos pelo boa dica, isto porque moro no Rio de Janeiro e pretendo efetuar o pagamento à vista. Só que por morar em uma cidade tão quente me vem a duvida, preciso investir em um cooler para o processador ou fans adicionais para o gabinete?
 
Outra duvida que eu possuo é: Eu só vou ter o dinheiro total em novembro, pois durante 4 meses vou juntar uma parte do meu salário com as parcelas do meu notebook que vendi para meu primo, então vou colocar na poupança R$ 750,00 por mês até novembro quando pretendo ter a configuração completa. A duvida é, vale a pena juntar e comprar tudo no mesmo dia (visto que provavelmente vai ser tudo pingado em lojas separadas pelo centro da cidade) ou ir comprando as peças com o passar dos meses?
 
Ainda relacionado a pergunta anterior, não sei nada sobre o histórico de preço de hardware, é melhor comprar as coisas mais caras um quanto antes ou esperar chegar mais próximo do fim do ano? Os preços tendem a aumentar ou as peças entrarem em promoção mais perto do natal? Se, por exemplo, for costume colocar promoção de placa de video no natal, eu posso comprar tudo em novembro e segurar só mais um mês para comprar a GTX 960 em promoção ou até se a GTX 970 estiver em promoção com um bom preço.
 
Como eu comentei, estou saindo de um notebook, não tenho monitor, posso receber sugestões aqui ou tenho que abrir um outro tópico na parte de monitores? Se puder receber sugestões gostaria de um que seja grande, nada menor que 23", também cogito a ideia de comprar uma TV 32", mas é difícil achar uma FHD de 32" com o valor dentro do meu orçamento para monitor que é R$ 800,00. O valor do monitor/tv eu vou parcelar no cartão, então considerar o preço do produto parcelado e não à vista com desconto.
 
Outra coisa, comprando as peças avulsas eu vou ter que montar o computador, nunca fiz antes, mas já vi bastantes tutoriais e videos. Levando em conta o preço das peças e a minha falta de experiencia, é muito arriscado eu fazer a montagem? Eu sinto uma insegurança tão grande, vi em um tópico um rapaz que disse que é como lego de adulto, mas não sei não... hahaha.
 
 
Acho que é isso, também acho que escrevi demais.  :D Espero que vocês tenham entendido mais ou menos a minha situação.
 
 
Desde já agradeço a atenção prestada e queria dizer que sou super fã de vocês, mesmo tendo me cadastrado hoje sempre recorro a esse fórum para tirar duvidas corriqueiras, gosto muito dos debates e análises feitas e confio em seus julgamentos, sei que vocês querem o nosso melhor.
 
 
@edit Estou atualizando as peças conforme recomendações.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sua configuração está boa, porém pode pegar memórias com latência 9 que são mais rápidas que as de CL10 que você escolheu.

http://www.boadica.com.br/produtos/f1818/75020.html

 

Também pode pegar um HD da Western Digital, os da Seagate tem uma taxa anual de falhas muito grande.

http://www.boadica.com.br/produtos/f58/108169.html

 

Não precisa se preocupar com a temperatura, pelo menos por agora. Pode usar o cooler box que acompanha o processador e não precisa comprar fans adicionais. Se mais tarde sentir que seu PC está esquentando muito, você compra.

 

Compre tudo de uma vez. Se comprar um mês cada peça, no final pode se arrepender caso algum novo produto lance e você já tenha comprado. Ex.: você compra a GTX 960 e no mês seguinte lança uma VGA melhor na faixa de preço dela.

 

Como você vai comprar em Novembro, espere até lá e dias antes de começar as compras volte aqui no fórum. Certamente até lá o que a gente vai te recomendar vai ser totalmente diferente de agora, visto que nesse meio tempo vai ter o lançamento de novos processadores e do Directx 12.

 

Sobre o monitor, eu te recomendaria este: http://www.kabum.com.br/produto/54259/monitor-lg-led-23-ips-d-sub-hdmifull-hd-23mp55hq-p-preto

 

Acredite, montar seu próprio PC é muito fácil. Você só precisa ter calma e atenção pois no geral as coisas só encaixam de uma forma. Se você acompanha bastante os tópicos aqui do fórum, talvez já tenha visto meu mini tutorial de montagem para iniciantes. Se ainda não viu, me diga que eu posto ele aqui para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Substitua este Seagate por um WD Blue,sobre coolers adicionais,um cpu cooler com um bom desempenho é o CoolerMaster TX3 Hyper Evo,ele custa na faixa dos R$90/110 reais,coolers adicionais são sempre bem-vindos para refrigerar o sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vocês são bem rápidos, obrigado!

 

Vou seguir a sugestão de ambos e trocar o HD e também a memoria. Gostei da recomendação do cooler, ele é bem bonito também. Se eu ver que está aquecendo já sei a qual recorrer.

 

Queria perguntar uma coisa, existe alguma vantagem um usar duas memorias (fazer dual channel) ou invés de só uma?

 

 

Com essa configuração vocês acham que o PC continua rodando jogos em FHD no High (high, não ultra) durante quanto tempo?

 

Tenho planos de trocar a VGA por uma mais potente (Final 70 ou 80) daqui a um ano, fazendo isso por quanto tempo mais ou menos ele segura sem um upgrade forte (acima de R$ 1.000)?

 

 

 

@edit O cooler que você me recomendou, segundo a fabricante, não é compatível com o socket 1150 (lá no site ele não aparece 1150, só o 1155). Faz diferença? Dá pra usar ele ou não é compatível mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Jogos não se beneficiam do dual-channel. Então tanto faz você utilizar 1x8 ou 2x4.

 

Esse PC deve seguir rodando os jogos mais recentes na qualidade alta por uns 3 anos. Mas quando a placa de vídeo começar a dar sinais de que já não aguenta mais rodar os lançamentos em boa qualidade, basta você trocar a placa de vídeo pois você já vai ter processador e fonte que suportam qualquer VGA.

 

Ah, passou despercebido aqui. Mas esse modelo da GTX 960 que você escolheu usa 2 conectores de energia, e a CX-430w só possui 1. Então recomendo você pegar uma CX-500w que possui 2 cabos de energia.

http://www.boadica.com.br/produtos/f370/103893.html

 

Sinceramente eu não acho uma boa ideia trocar a GTX 960 pela 970/980 daqui a um ano. Mas se daqui a um ano você quiser fazer um upgrade de VGA, vai existir novas placas de vídeo melhores que a série 900 e pelo mesmo preço. Quando quiser fazer o upgrade, volte aqui no fórum que a gente vai te recomendar a melhor opção.

Mas hoje, se você comprasse a GTX 970/980, você ficaria sossegado por uns 5~6 anos rodando os jogos mais recentes em boa qualidade em resolução FHD (1920x1080).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Jogos não se beneficiam do dual-channel. Então tanto faz você utilizar 1x8 ou 2x4.

 

Esse PC deve seguir rodando os jogos mais recentes na qualidade alta por uns 3 anos. Mas quando a placa de vídeo começar a dar sinais de que já não aguenta mais rodar os lançamentos em boa qualidade, basta você trocar a placa de vídeo pois você já vai ter processador e fonte que suportam qualquer VGA.

 

Ah, passou despercebido aqui. Mas esse modelo da GTX 960 que você escolheu usa 2 conectores de energia, e a CX-430w só possui 1. Então recomendo você pegar uma CX-500w que possui 2 cabos de energia.

http://www.boadica.com.br/produtos/f370/103893.html

 

Sinceramente eu não acho uma boa ideia trocar a GTX 960 pela 970/980 daqui a um ano. Mas se daqui a um ano você quiser fazer um upgrade de VGA, vai existir novas placas de vídeo melhores que a série 900 e pelo mesmo preço. Quando quiser fazer o upgrade, volte aqui no fórum que a gente vai te recomendar a melhor opção.

Mas hoje, se você comprasse a GTX 970/980, você ficaria sossegado por uns 5~6 anos rodando os jogos mais recentes em boa qualidade em resolução FHD (1920x1080).

 

Verdade sobre os conectores, mas o que você me recomenda, trocar a placa por um modelo que só usa um conector (acho que li aqui em algum lugar que modelo só com um) ou trocar a fonte por uma de 500W? 

 

Não pretendo fazer over e nem usar duas placas de vídeo, no máximo vou por um SSD e outro HD (sim, gosto de acumular séries, filmes e ter instalado todos meus jogos da Steam). É vantagem ter a fonte de 500W ou trocar modelo da placa?

 

Não me leve a mal se não houver um modelo dessa placa só com um conector, talvez eu tenha lido errado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse pessoal deveria ser mais organizado, sei lá. Ter uma época especifica para lançamento de novas tecnologias... Se for desse jeito, provavelmente não será a GTX na minha conf.

 

 

E @Black Heart, o tópico acabou avançando e acho que você não viu a pergunta que eu fiz. O cooler que você me recomendou, segundo a fabricante, não é compatível com o socket 1150 (lá no site ele não aparece 1150, só o 1155). Faz diferença? Dá pra usar ele ou não é compatível mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ele é compatível com todos os sockets.

 

Intel Socket:
LGA 1366 / 1156 / 1155 / 1150 / 775 *
 
AMD Socket:
FM2+ / FM2 / FM1 / AM3+ / AM3 / AM2+ / AM2
 
Por R$ 20 a mais você pega um Hyper T4 que é bem melhor.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ Ei cara, posta ai por favor o seu guia para iniciantes, busquei no forum mas não encontrei.

 

Mais uma coisa, estava no site da Gigabyte e vi que no mesmo tipo da minha MoBo eles tem um modelo gaming que tem um LED vermelho e uma ou duas coisinhas a mais nas especificações (parte de áudio, rede e gaming) se comparada a MoBo que eu coloquei no inicio. Estou pensando em trocar por esta.

 

http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5384#ov

 

No boa dica ela está só R$ 12,00 mais cara, é menos do que um sanduiche no subway...

 

E me tira uma duvida por favor, no meu gabinete vai ter duas portas USB 3.0 na frente, essa MoBo tem capacidade para quantas conexões USB 3.0 e 2.0 frontais?

 

 

Muito obrigado por toda a ajuda e atenção prestadas até agora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Este modelo GAMING 3 aí é um pouco melhor sim, vale a pena os R$ 12 a mais. Mas ele só possui apenas 1x conector interno de USB 3.0 e 2x USB 2.0. Mas no painel traseiro, ele tem 4 USB 3.0 e mais 4 USB 2.0.

 

Mas a GA-H97M-D3H que você havia escolhido anteriormente possui 2x conectores internos de USB 3.0 e 6x de 2.0. Além de 4 USB 3.0 no painel traseiro e 2x USB 2.0.

 

Aqui vai o tutorial:

 

 

Gustavo de B. Graczik, em 04 Jul 2015 - 15:10, disse:snapback.png

A ordem de montagem é:

 

1° Instalar o CPU na mobo observando o seu encaixe certo no socket. Não faça força pois pode acabar quebrando os pinos caso esteja forçando ele na posição errada, basta largar em cima do socket da maneira certa.

 

lga11565.jpg

 

2° Instalar o CPU cooler encaixando todos os pinos na placa mãe. Após, ligue o cabo dele no CPU_FAN da placa mãe.

 

8.%20CPU-fan.jpg

 

3° Instalar a memória RAM. Basta destravar o slot e encaixar a memória. Se utilizar 2 pentes de memória você deve usar eles nos slots de mesma cor para ativar o dual-channel.

 

247300veng_r_onboard_x2_1_4.png

 

4° Parafusar a placa mãe no gabinete observando os respectivos furos na placa mãe e no gabinete. Após, encaixe o espelho do painel traseiro.

 

5° Ligar os conectores do painel frontal do gabinete, estando atento aos lugares corretos que deve ligar cada cabo.

 

troque_placamae10.jpg

 

6° Instalar a fonte no gabinete. Parafuse-a com o seu fan voltado para baixo. Passe os cabos pelos furos presentes no gabinete para fazer o cable management. Ligue o cabo de 24 pinos na placa mãe e o EPS 12v do CPU na placa mãe.

 

7° Instale o HD. Parafuse-o na baia e conecte o cabo de energia SATA da fonte nele. Após, ligue o cabo SATA nele e na placa mãe.

 

hdd_sata_connected2.jpg

 

764ae2b5_asus_sata.jpeg

 

8° Ligue o cabo dos fans que o gabinete tiver embutido, geralmente é 1 ou 2.

 

9° Instale a placa de vídeo na pista PCI-E. Após, parafuse-a no gabinete e ligue o cabo de energia PCI-E da fonte nela, alguns modelos utilizam 2 conectores de energia, como é o caso da maioria dos modelos da GTX 970.

 

Fiz um resumão para você, acho que não esqueci de nada    :lol:

Leia artigos e veja vídeos que ensinam a fazer cable management, para que o fluxo de ar dentro do seu gabinete fique legal.

 

 

Boa sorte!    :bandeira:

 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Faltou ensinar a encaixar o cpu cooler,se me permite esta diminuta soma,já vi pessoas danificando o mesmo ou colocando de forma errada,parece cômico mas há quem não saiba fazer.

É um mini tutorial, fiz em 5min. Estou pensando em fazer um tópico fixo e mais detalhado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ , por favor faça esse tópico fixo e detalhado. É ridículo, mas na web não existe nada de qualidade ensinando como montar. No youtube eu vi uns 4 tutorias mas foram muito ruins hahahaha, chegava a ser engraçado. Sem dizer que eles cortavam partes importantes por que diziam que o vídeo iria ficar muito longo (por exemplo um deles pulou a parte do encaixe do CPU cooler, que embora "cômico", eu possa fazer errado, pois nunca fiz e nem vi alguém fazendo).

 

Acredito que boa parte das pessoas que visualizam o fórum são iniciantes sem ou com pouca experiencia e seu tópico fixo e detalhado será de grande valia para todos! Por favor nos ajude!!! k

 

 

Voltando a um ponto anterior da conversa, eu sou muito consumista e não confio muito na minha capacidade de manter o dinheiro do PC guardado, estava pensando em comprar a fonte e o gabinete, pois provavelmente não vai haver nenhum grande avanço tecnológico nos próximos 4 meses pra eles, tem algum outro item que vocês acreditem que eu possa adquirir durante esse tempo pois não vai ter nenhum grande lançamento, como o HD por exemplo ou a MoBo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bom, você poderia comprar a CX-500w, o HD, o gabinete e o monitor. Mas pense bem, se você comprar tudo isso antes e eles vierem com algum defeito, você vai perder vários meses da garantia pois eles vão estar guardados sem serem usados e você não vai saber se alguma peça está defeituosa ou não. Por isso eu recomendo comprar tudo de uma vez só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É você tem razão, eu até já tinha pensado sobre isso, mas como eu disse, sou muito consumista, não consigo ficar sem gastar dinheiro hahaha.

 

Vou aguardar o dia de comprar o conjunto completo, mas vou ficar de olho nos sites, se por um acaso ver uma promoção relâmpago eu compro, afinal, não posso perder um bom desconto, mas se tudo permanecer estável vou esperar.

 

A gente comentou aqui no tópico sobre eu não saber montar um PC, porém hoje estive procurando um gabinete diferente do que eu coloquei no inicio e achei um DIVINO que é o NZXT S340 (na verdade eu queria mesmo no H440, mas não estou com tanto dinheiro assim...) e vendo alguns reviews dele no youtube me deparei com um vídeo de um cara montando um PC gamer nesse gabinete, me senti profundamente abençoado! hahaha

 

Vou compartilhar o vídeo pois basicamente vai ser igual em qualquer gabinete, só mudando um pouco de posição.

 

 

 

Mas quero deixar claro que ainda desejo e apreciaria de ver um tópico fixo seu ensinando como montar um PC, quanto mais puder ver aprender sobre isso será melhor.

 

E mais uma coisa, neste vídeo em 9:10 ele encaixa o cabo do USB 3.0, mas nesse caso na verdade são dois cabos só com um encaixe (você consegue ver dois fios chatos saindo dele). Eu vi que MoBo que eu escolhi tem esse mesmo encaixe de USB 3.0. Então eu acredito que as duas portas USB 3.0 frontais vão funcionar, mesmo que só tenha uma saída frontal para ela da MoBo, por que o cabo do gabinete é um cabo duplo (sei lá se é assim mesmo que se chama xD).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Quando eu estiver com tempo eu começo a escrever o tópico fixo. Mas vai demorar um pouco pois vai ser bem detalhado e irei anexar imagens e vídeos que expliquem cada passo. Ex.: depois que eu explicar como encaixar o CPU cooler corretamente, irei anexar uns 3 vídeos que mostram como fazer isto pois apenas lendo fica difícil para a pessoa interpretar e compreender  :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá pessoal, boa tarde.

Uma situação, meu irmão está nos USA fazendo o ciencias sem fronteiras e ele volta no fim de agosto. Vi que uma gtx 970 gringa ta custando em torno de 1k. Vale a pena pedir pra ele comprar e trazer pra mim? Lembrando que só vou poder usa-la em novembro e nao sei como funcionaria a garantia dela aqui.

Tenho varios aparelhos da philips e sei que eles tem garantia world wide, por que eu recebo papel detro falando isso, então em qualquer país que tem autorizada philips eu tenho acesso a garantia. vocês sabem se a gigabyte tambem funciona assim?

Vale a pena comprar a gtx 970 por 1k ou aguardar um possivel novo lancamento e comprar uma equivalente a gtx 960?

Olá pessoal, boa tarde.

Uma situação, meu irmão está nos USA fazendo o ciencias sem fronteiras e ele volta no fim de agosto. Vi que uma gtx 970 gringa ta custando em torno de 1k. Vale a pena pedir pra ele comprar e trazer pra mim? Lembrando que só vou poder usa-la em novembro e nao sei como funcionaria a garantia dela aqui.

Tenho varios aparelhos da philips e sei que eles tem garantia world wide, por que eu recebo papel detro falando isso, então em qualquer país que tem autorizada philips eu tenho acesso a garantia. vocês sabem se a gigabyte tambem funciona assim?

Vale a pena comprar a gtx 970 por 1k ou aguardar um possivel novo lancamento e comprar uma equivalente a gtx 960?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não há a possibilidade de enviar ela de volta para os EUA, pesquisei sobre garantia e a EVGA tem a parada do world wide. Eu hoje só consigo cobrir 200 dolares, vou ver com ele se ele intera e tras uma da EVGA pra mim.

Se ele nao conseguir inteirar, ainda compensaria comprar uma gtx 960 2gb por R$ 680,00 ou a gtx 960 4gb por R$ 780,00?

@edit não falei que a de R$ 780,00 é de 4gb, só agora que percebi... alterei no texto para fazer sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

EVGA, mas enviei um e-mail para a MSI para verificar se a garantia deles WW é valida aqui para placas de video.

Analisando o site da MSI, asus, gigabyte eu vi que o WW deles funciona para computarores, notebooks e tablets, a garantia internacional e meio limitada e ambigua, principalmente por causa do meu inglês não muito bom haha (não uso tradutor, ele meio que me atrapalha mais do que ajuda...)

Gostaria da MSI por que ela e toda envolvida com plastico e tem detalhes vermelhos. Meu pc vai ter um grande painel de acrilico e sua configuração vermelha e preta, e eu acho feio ficar aparecendo a placa, prefiro toda envolvida com plastido haha, por isso escolhi o modelo da GB nesse tópico.

@edit Por que o modelo de 4gb nao compensa? Esse aumento na memória não ajudaria em alguma coisa daqui a algum tempo quando os jogos precisarem de mais memoria? Sei la! Foi algo que ouvi falar... E esse modelo de 4gb ainda sairia mais barato do que comprar uma de 2gb aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...