Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Situação estranha


Ir à solução Resolvido por PPK2,

Posts recomendados

  • Analista de Segurança

Caros,

 

Estou dando manutenção (hardware) em um notebook Intelbras i30, meio que antigo, com o Windows 7, é o que parece. Como da imagem abaixo (fonte: Google):

 

http://img.olx.com.br/images/97/975423109583203.jpg

 

http://magazinejean.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/640x468/040ec09b1e35df139433887a97daa66f/0/9/09-20141230_112443.jpg

 

A cliente disse que ao ligar o note o monitor fica com a imagem desfigurada (estática) e reiniciava. De fato, quando liguei isso realmente aconteceu, só que ele não reinicia, e sim desliga.

 

O que fiz? Desmontei todo o notebook, desconectei tudo, fiz uma boa limpeza em todos os componentes, passei limpa contato, tirei pó etc. E montei novamente... a imagem melhorou consideravelmente, porém continua desligando.

 

Vejam as fases antes de desligar: liga-se normalmente (botão power), é feito o POST, aparece a bandeira do Windows seguido do ponteiro do mouse e antes de mostrar a tela de login, segundos antes, ele desliga.

 

Agora o engraçado: a cliente me disse que a bateria já era, só usam na tomada. O que não vejo sentido é que, quando ligo o note com a bateria, a luz do led dela mostra uma cor alranjada e o note liga normalmente até desligar (vide acima). Quando eu tiro a bateria, ele não liga. Uai, não deveria ligar?

 

Outra coisa que notei, estou com o note sem o painel power (imagem abaixo): com a bateria a placa (circuito) onde fica os botões fica magnetizado, sem a bateria, não fica.

 

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/painel-power-notebook-intelbras-i30-3845-MLB4865824240_082013-O.jpg

 

Eu não sei se seria algum curto circuito entre a bateria e a placa mãe ou algo do gênero, o problema é que não tenho multímetro para fazer medições.

 

Penso: será que não teria alguma forma de ligar o notebook sem passar pela bateria, se é que existe isso.

 

Consigo entrar no SETUP mas se demorar muito ele desliga. Já tentei reiniciar com algum DVD do Linux, mas ele desliga antes de entrar o meu SO. Poderia tentar também reiniciar com algum DVD do Windows, para tentar restaurar a MBR e/ou boot manager, mas não é possível.

 

No mais, agradeço qualquer opinião e/ou sugestão sobre o que se passa.

 

Abraços :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança

Caro PPK2

 

Retirei o HD (com bateria) e apreceu o seguinte:

 

SiS191 UNDI, PXE-2.1

Copyright ©....

 

SiS191 PXE BootROM v1.3 Use BEV/BBS

PXE-E61: Meida test failure, check cable

PXE-M0F: Exiting SiS191 PXE BootROM.

Operating system not found

 

Depois de um tempo desligou.

 

Em Modo de Segurança o notebook desliga antes de entrar nele.

 

Obrigado pela ajuda. :joia:

 

Abraços :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança

Opa,

 

Então, de acordo com a mesagem acima fiz o seguinte:

 

1) Conectei um cabo de rede no notebook e liguei, não deu certo;

2) Entrei no SETUP e desabilitei a placa de rede, também não deu certo. Neste caso o note desliga antes mesmo de aparecer o ponteiro do mouse.

 

Veja, ele possui um fax modem:

 

http://www.buscape.com.br/intelbras-i30-intel-core-duo-t2370-1-73-ghz-2048-mb-120-gb.html#detalhes-do-produto

 

Será que é problema no HD ou na placa de rede e/ou modem?

 

Abraços :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá 

 

Essa mensagem é o Notebook a tentar iniciar pela rede, faça um Clear CMOS e depois altere a ordem de boot para o HD como primeiro.

 

Note que no final da mensagem diz: Sistema Operacional Não Encontrado.

 

Agora esses desligamentos poderão ser de alguma bobine ou condensador da Board avariados.

 

SiS191 UNDI, PXE-2.1

Copyright ©....

 

SiS191 PXE BootROM v1.3 Use BEV/BBS

PXE-E61: Meida test failure, check cable

PXE-M0F: Exiting SiS191 PXE BootROM.

Operating system not found

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança

Caro PPK2

 

Então, a placa mãe (HannStarJ MV-4 94V-0) não tem uma bateria removível. Procurei o manual dela, mas não achei. Ela tem, pelo que me parece, uma pequena bateria azul (no canto inferior a direita da foto), mas está soldada, veja imagem no anexo, por favor.

 

Agora esses desligamentos poderão ser de alguma bobine ou condensador da Board avariados.

 

Você acha que isso pode ser por causa de alguma queda ou o quê?

 

Ah... amigo, em que cidade mora em Portugal?

 

Abraços :D

post-402668-0-76421300-1437429038_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Essa pequena bateria azul, é mesmo essa, para remover basta dessoldar um dos terminais durante uns minutos, enquanto isso pressione o botão ON/OFF afim de retirar qualquer  energia estática.

 

Se não conseguir ou antes pode tentar dar um " load Defaults " no Bios.

 

Sabe, fazer diagnósticos assim a esta distancia, não é fácil, não creio muito que seja derivado a alguma queda, mas....

 

Sou de uma cidade que pelo que sei também existe no Brasil " Santarém "

 

Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança

Opa,

 

Essa pequena bateria azul, é mesmo essa, para remover basta dessoldar um dos terminais durante uns minutos, enquanto isso pressione o botão ON/OFF afim de retirar qualquer  energia estática.

 

Não tenho máquina de solda, fiz um hard reset, mas não adiantou.

 

Se não conseguir ou antes pode tentar dar um " load Defaults " no Bios.

 

Fiz... também não adiantou.

 

Sou de uma cidade que pelo que sei também existe no Brasil " Santarém "

 

Legal... meu bisavô é de Zeive e meu avô de Aveiro. :)

 

Amanhã vou comprar um multímetro e testar a tensão do adptador para ver se é mesmo 19V.

 

Obrigado e abraços :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Que bom saber que ai desse lado do Atlântico existe um colega que tem uma costela Portuguesa, Aveiro ainda é um pouco longe daqui, no entanto já a visitei, tem uma excelente gastronomia e uns barcos ( Aveiros ) que são únicos no mundo. 

 

Então já tentou mudar a ordem de boot?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança

Caro @PPK2

 

Creio que solucionei o que acontece, veja:

 

Esta semana comprei um multímetro e fui testar o adpatador (fonte) de 19V. A marcação inicia em 18V oscilando em 18.5V e vai caindo aos poucos, até chegar a zero. O que reflete muito bem o comportamento descrito em meu primeiro post: o computador liga, e depois de um tempo desliga, claro, sem energia não tem como! :)

 

Hoje irei devolver o notebook para a cliente e explicar/mostar o que se passa.

 

Obrigado por toda ajuda prestada. :joia:

 

Com os melhores cumprimentos. :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!