Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tem como aumentar a RPM do cooler do processador de modo fácil adicionando algum componente eletrônico ao fio de 12V ?

O cooler aqui só possui 3 fios.

Ou então se existe algum regulador á venda que aumente a rotação.

• Membro VIP
Postado

Para aumentar a velocidade com que o fan gira a única solução prática é levantar a tensão de alimentação. Vai funcionar como se estivesses fazendo um OC no fan.. Ele vai sofrer e conforme for esse aumento ele até pode não aguentar.. Sugiro não passar de 15 a 25% de aumento.. (por volta de 15 Volts)

Para aumentar a tensão dos 12 Volts tem uns pequenos conversores no mercado chinês.. Haverá de ter a venda também no ML..

Veja ai:

http://www.dx.com/p/dc-3-34v-to-dc-4-35v-adjustable-boost-converter-charger-module-149681#.VbVfSkVRjOo

ou no ML

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682542105-conversor-dc-dc-step-up-xl6009-elevador-de-tenso-_JM

ou

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-671827312-regulador-elevador-tenso-boost-step-up-fonte-dc-ajustavel-_JM

Postado

Olha eu já liguei coolers em 24V sob regime constante, eles funcionam muito bem sopram ar mais forte que um ventilador, mas viram uma turbina, o barulho fica muito alto mesmo... Se a aplicação permitir ignorar o barulho beleza, liga em 24v, senão é melhor deixar nuns 15-18v..

caso alguém esteja curioso: usei os coolers em 24v em duas fontes atx chinesas que usava para eletrolise, como puxava 20A esquentava muito...

Mas esses conversores desses links não foram feitos para usar em cooler de processador ( nem conectores têm ).

Cooler de 3 fios não tem nada de especial, é o mesmo que se usa em fontes, no seu modulo de som... O terceiro fio deve ser amarelo, e pode ser cortado fora tranquilamente.. se ele for de 4 fios ai já é outra historia.. mas o cooler da maioria dos processadores é exatamente igual ao resto.... 

Postado

@faller, tenho um boost desses pra um cooler de meu gabinete... Realmente, funciona muito bem, porém por algum motivo tenho enfrentado problemas com ruídos na saída de som ao adicioná-lo, alimento aqui o cooler com 17VCC roda bem, porém aquece bem o motor também, faz uns 3 meses que estou com ele hehehe... 

Postado

Existem alguns coolers de processador que possuem um termistor integrado e que variam a rotação de 3200 a uns 7000 rpm, isso em 12V, sem o "smart fan" da bios habilitado, uma vez fiz um teste, coloquei o cooler em 15v, desabilitei o smart fan e aqueci o sistema, o cooler chegou fácil a 10500RPM, não queimou, porém o barulho incomoda muito... 

Postado

Então deixa a tensão igual ao amigo acima entre 15 e 18v ... Esses conversores são reguláveis, o que os torna muito convenientes para sua aplicação...

• Membro VIP
Postado

Tensão mais elevada = Maior rotação = Maior ruído .

Não tem como fugir disso dai. Escolha o que preferes..  Ajuste a tensão para o que suportas de ruído e deu...

• Curtir 1
Postado

Desisti

Neura minha, os processadores são feitos para esquentar mesmo desde que não chegue a absurdos quando então desarmam.

Tem um caso que vi aqui no fórum hoje que o sujeito ligou o PC dele sem cooler nenhum por várias vezes e o mantinha funcionando por um tempo chegando aos 100ºC desligando e nem por isso ele queimou.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1126492-processador-quente-feito-churrasqueira/

• Membro VIP
Postado

Desisti

Neura minha, os processadores são feitos para esquentar mesmo desde que não chegue a absurdos quando então desarmam.

Tem um caso que vi aqui no fórum hoje que o sujeito ligou o PC dele sem cooler nenhum por várias vezes e o mantinha funcionando por um tempo chegando aos 100ºC desligando e nem por isso ele queimou.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1126492-processador-quente-feito-churrasqueira/

Neura mesmo!

Aquecimento significa perda em calor... a não ser que estejamos falando em aquecedor.

@Henrique - RJ

Procure então melhorar o ambiente externo ao uP.

Meu PC de bancada sempre travava depois de um certo tempo ligado e desde que retirei as tampas laterais e o coloquei em lugar mais arejado, nunca mais deu problema.

Ou então ligue um cooler externo, sempre retirando, e não empurrando, o ar de dentro.

Postado

O gabinete já é cheio de furinhos super ventilado.

Se ele começar a desligar no calor do verão baixo o clock do processador no gerenciamento de energia do Windows.

Deram a ideia de instalar um duto direcionado ao cooler e á perfuração da tampa do gabinete mas não sei se isso faria diminuir a temperatura.

Postado

Faria diminuir sim, direcionar o ar do cooler do processador diretamente para fora mantem a temperatura interna do gabinete mais baixa, ou faz como o xyko, tira fora as tampas laterais... Colocar cooler para retirar o ar interno também é uma boa, mas lembre-se de botar só de um lado, afinal o ar tem que entrar por em algum lugar para o fluxo ficar bom.

Postado

O cooler do processador, se for os de fábrica (existem variações a regra) puxa o ar  quente do dissipador e o empurra na direção em que esta "apontado", a ideia do duto é impedir que esse ar quente se misture com o ar dentro do gabinete elevando sua temperatura. O duto seria só um tubo q direciona esse ar do dissipador para fora do gabinete... Existem maneiras melhores de abaixar a temperatura, mas acredito que não queira investir nisso, o duto funciona, mas também não garanto que sua eficacia é suficiente para resolver seu problema

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...