Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal, tudo certo?

Eu consegui alguma grana, pra fazer um up no meu pc, que ta velhinho

Eu tenho um Athlon II x2 3.00GHz, 4 GB RAM DDR3 1333 Kingston, Uma HD6670 1GB GDDR5, e uma fonte da CORSAIR CX430.

Como ele está antigo, e eu queria jogar alguns jogos novos, como project cars, f1 2015, pensei num up, como meu dinheiro é limitado, cerca de 1300 reais, eu tinha pensado nisso:

AMD FX6300, Placa mãe M5A78L-MX da ASUS, uma radeon r7 260x. Não sei se é a melhor opção, aceito sugestões.

Minha maior dúvida é, eu compro + 4GB DDR1333 ou compro 1600? O que vale mais a pena, se eu colocar 1600 sei que ela vai trabalhar a 1333, mas elas não trabalharão em dual channel?

Obrigado, desde já! 

Att

Postado

Olá Pessoal, tudo certo?

Eu consegui alguma grana, pra fazer um up no meu pc, que ta velhinho

Eu tenho um Athlon II x2 3.00GHz, 4 GB RAM DDR3 1333 Kingston, Uma HD6670 1GB GDDR5, e uma fonte da CORSAIR CX430.

Como ele está antigo, e eu queria jogar alguns jogos novos, como project cars, f1 2015, pensei num up, como meu dinheiro é limitado, cerca de 1300 reais, eu tinha pensado nisso:

AMD FX6300, Placa mãe M5A78L-MX da ASUS, uma radeon r7 260x. Não sei se é a melhor opção, aceito sugestões.

Minha maior dúvida é, eu compro + 4GB DDR1333 ou compro 1600? O que vale mais a pena, se eu colocar 1600 sei que ela vai trabalhar a 1333, mas elas não trabalharão em dual channel?

Obrigado, desde já! 

Att

Hmm...

1. Já vá pondo um anúncio no Mercado Livre para vender essa sua HD 6670. Eu consegui me livrar da minha por 180 R$. Talvez você só consiga ainda menos que isso. É pouco, mas já vai ajudar no orçamento.
  2. Compre um segundo pente de RAM de 4gb, você encontra usado no ML por +/- 100 R$. Por simplicidade, vou assumir que você comprou esse pente usando o dinheiro da 6670, do item acima.
  3. Depois, vá atrás de uma mobo h81 + i3 4150.
  4. Pra fechar, a PV você pega uma r7 260x mesmo, como você próprio já disse.

Infelizmente, essa config que você quer não vai dar muito certo. Pra começar, essa mobo não suporta os FX direito; foi só uma sucateada da AMD, pra CPU FX, precisa de uma 970 ou 990. Sem mencionar que, mesmo ignorando isso, os FX tem perda de desempenho com RAM menor que 1866mhz.

Se quiser, você pode ir usando o vídeo integrado do i3, enquanto espera o próximo mês para comprar a placa de vídeo, pra não apertar demais o bolso. E quem sabe até entra o dinheiro de vender sua CPU + mobo atual, se conseguir.

• Moderador
Postado

As placas mãe com chipset 78 não são adequadas para os processadores FX, com ela você pode vir a enfrentar problemas de instabilidades e quedas de FPS devido ao super aquecimento da placa. O ideal para os processadores dessa linha é uma placa mãe com chipset 970.

Faça o seguinte com os R$ 1300:

Vai ultrapassar os R$ 1300, mas com a venda da sua HD 6670 você consegue cobrir esse aumento de custo no orçamento. Como a sua memória atual é de 1333MHz, o novo pente de 1866MHz também vai rodar em baixa frequência para poder funcionar em dual-channel com a sua memória atual, limitando assim o desempenho do FX. Porém futuramente basta você comprar outro pente de 1866MHz e assim conseguir extrair o desempenho máximo do CPU. Agora com o DX 12, os FX vão ter um salto de desempenho devido ao fato da melhor utilização dos núcleos.

Postado

Opa cara, valeu pela resposta, mas estou receoso de ir pra um i3 por ele ser dual core, além de jogar eu uso o computador pra modelagem 3d, faço faculdade de engenharia e uso bastante o siemens nx, e o fato de ele ser dual core, acabaria pesando um pouco no desempenho! Mesmo assim ele ainda seria melhor que o FX?

Postado

Opa cara, valeu pela resposta, mas estou receoso de ir pra um i3 por ele ser dual core, além de jogar eu uso o computador pra modelagem 3d, faço faculdade de engenharia e uso bastante o siemens nx, e o fato de ele ser dual core, acabaria pesando um pouco no desempenho! Mesmo assim ele ainda seria melhor que o FX?

Realmente, o i3 é "só" um dual core. Só que os cores do i3 são, individualmente, BEM mais potentes do que os do FX. Sem mencionar que, dependendo do tipo de tarefa realizada, os "6 núcleos" do FX na realidade são apenas 3 núcleos, pois eles compartilham recursos em pares.

Ah, e pelas minhas pesquisas, o NX não faz tanto uso de multithread. Até faz, mas a maioria do trabalho é single core.

Postado

Mas o que o Gustavo falou em cima procede? Se os FX6300 vão ter um up em desempenho com o novo directx, não vale a pena investir nele?

1. O limitador dessa config é a placa de vídeo, não o processador. Pra falar a verdade, os dois vão ter o mesmo desempenho com essa r7 260x. Isso ai é mais pra configs com placas high end.
  2. Agora, por outro lado, o DX 12 permite usar uma GPU integrada em conjunto com a discreta. Ou seja, quem vai ter ganho de desempenho (pelo menos nessa config), vai ser o i3, que tem vídeo onboard, e não o FX.

Sendo que isso é só para jogos que se otimizem para DX 12. Praticamente qualquer jogo HOJE vai ganhar 0 de desempenho. Salvo alguns casos raríssimos, os jogos de hoje vão continuar só usando o DX 11, e ponto final, o 12 não vai mudar nada. E mesmo aqueles jogos novos que ainda vão ser lançados (sabe-se lá quando e quais....), vão depender da capacidade dos desenvolvedores para, de fato, usar todo o potencial da API.

Isso fica bem claro quando você compara, por exemplo, os primeiros jogos que sairam para o Xbox 360, com os últimos. O hardware é o mesmo, mas a diferença na qualidade gráfica é gritante.

Postado

Com o dinheiro a mais, eu pensei nessas duas configs

Core i5 4430

Placa mãe asus h81

4+4 gb de ram

R7 260x

ou 

Fx6300

Placa mãe Gigabyte GA970

4+4GB de ram

r9 270x

qual é melhor?

Obrigado

Uma config i3 + h81 com uma r9 270(x). Vai ser melhor que essas duas opções.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!