Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Componente equivalente para substituição


Posts recomendados

Boa noite,

 

tenho aqui uma placa fonte inverter de um notebook, tem um Ci drive mosfet com a seguinte especificação em cima dele: 

CD632H

 

não achei de jeito nenhum esse ci para comprar. alguém conhece um equivalente que tenha mesma função dele?

ou se alguém souber onde encontro esse CD632H é só postar.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@marcelo.br, Essas placas não foram construídas para serem reparadas! Talvez  você encontre a placa completa para vender!... E mesmo assim, terá que contar com um fator diferenciado! (A Sorte), Pode encontrar uma placa completa nova, ou usada... (que pode apresentar o mesmo defeito em pouco tempo!)....

Não me agrada dar essas respostas!!!... Mas é a realidade de hoje!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bcpetronzio obrigado pela resposta, mas é isso mesmo que você falou, o fabricante faz a placa para ser descartavel.

Eu até tentei repara-la, troquei eletroliticos que estavam estufados, um KIA431, um SEM2005 e um outro CI.

Troquei alguns resistores para potencias mais altas, mesmo que eles estejam bons, renovei todas as soldas dos componentes, testei o trafo chaveador para ver se estava aberto e nada.

Constatei que tinha um fusivel aberto, troquei e ainda assim a placa não saia alta tensão para as lampadas.

Algumas tensões (5.1 e 15v) estavam existindo, com a de 15v caindo para 13.33v

Então comecei a pensar no trafo inverter gerador de alta tensão e nesse Ci mosfet, os dois ou um deles devem estar com defeito.

Mas aí eu resolvi pesquisar para comprar dessa placa e achei não exatamente essa, mas a de um equivalente, de 19" (o meu é de 17"). O vendedor disse que não teria problema porque a placa era compativel.

Resolvi foi trocando a placa mesmo, só que eu ainda quis tentar reparar essa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o fusível foi embora foi porque teve uma falha grave no circuito, então você procura na parte de potência o que deu errado, porque é o mais provável de falhar dessa forma, ou seja, vai logo atrás do chaveador.

Já testou esse FET? Teste de continuidade entre gate e drain, gate e source, se estiver em curto com qualquer um dos 2, já era, está ai o seu problema. O gate é isolado, se estiver em curto com qualquer um dos outros 2, significa que o material isolante do gate se rompeu e o MOSFET não funciona mais. É normal dar indicação de curto entre drain e source, por causa do diodo entre drain e source. Talvez tenha levado o CI controlador junto, às vezes acontece isso.

Nem tente procurar "equivalente", encontre que MOSFET é esse e compre exatamente igual, se comprar diferente, é bem capaz de dar problema. Já aviso logo que isso é caso de "reparo não economicamente viável", dependendo do preço do inversor, especialmente depois de ter trocado tantos componentes na tentativa de encontrar o problema.

 

Experiência pessoal: fonte ligada na tensão errada, queimou o fusível. Fiz a besteira de colocar outro fusível no lugar. Se o fusível queimou é porque alguma coisa deu muito errado... Testei MOSFET chaveador, bom. Testei a ponte retificadora, estava em curto. Troquei e tudo funcionou. Nem perdi tempo olhando a parte de controle da fonte ou o secundário dela, se o fusível queimou é quase certeza que alguma coisa da etapa de potência foi embora.

 

Não existe nada impossível de consertar que não seja encoberto de resina. A questão é... sai mais barato perder seu tempo procurando o defeito, esperando as peças chegarem e repetir o processo caso tenha errado a causa, ou simplesmente trocar o módulo inteiro?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro perder meu tempo tentando e tentando achar o defeito rs... fica sim mais viável, mas o problema é que o monitor não é meu e o cliente precisou dele rápido.

 

Aí conversando com ele combinamos de trocar a placa da fonte, eu havia achado a placa propria e comprei.

 

Esse mosfet parece estar bom, de um lado ele tem os 4 pinos em comum, deve ser o dreno. Teve resistencia com todos os outros pinos do outro lado, mesmo trocando as ponteiras, então parece não ser esse drive.

 

Só se for algum componente smd embaixo, mas aí vai dar trabalho, tenho que olhar direito na folha do esquema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes acontece do MOSFET queimar e não ser possível identificar pelo teste de continuidade. Se der curto entre drain e qualquer outro terminal então está ruim com certeza, mas nem sempre é isso que ocorre.

 

Bom, aí ficou difícil. Só achando outro novo para substituir, o problema é eu não achei nem a pau para comprar.

É um CD632H

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mateus7, olha lá no site http://www.electronica-pt.com/, à direita do site procure pela guia "Equivalencia componentes".

você coloca seu componente atual na barra de pesquisa e ele vai procurar se há algum equivalente ao seu.

 

Às vezes ocorre de o site não encontrar um equivalente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!