Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak Prestolite 24V - Dúvida Teste Hardware e Bateria

Posts recomendados

Olá.

Eu tenho um nobreak que comprei usado da PRESTOLITE. Ele utiliza duas baterias em série dentro dele dando os 24 Volts.

Após testar o equipamento, eu mandei ele para um suporte técnico para garantir outros testes que não consigo fazer apenas com multímetro. Eles me disseram que o nobreak tinha defeito apenas nas baterias. Eu comprei duas baterias novas e elas estão com 12,9 a 13,x de tensão tanto em repouso quanto quando removo a energia do nobreak (em carga). Essa carga, porém, é apenas a carga para manter o nobreak operacional com sons, etc. Não cheguei a ligar carga mais pesada na saída do nobreak.

Enfim, resumindo, as baterias mantêm individualmente a tensão quando removo a energia, porém, as saídas na traseira do nobreak estão indicando 96 volts ao invés dos 119 de quando o nobreak está na tomada. Não sei se essa diferença de tensão já é suficiente para fazer os equipamentos ligados ao nobreak não funcionarem ou se esta queda de tensão na saída é aceitável. Como as baterias são novas e boas, gostaria de saber se esta tensão de saída é indicativa de defeito no meu nobreak ou se ele está utilizável.

Outros testes via multímetro que queiram sugerir também eu faço.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Com certeza esse no-break dai gera forma de onda retangular que tem formato diferente daquele da tomada da rede elétrica..

Tente entender observando esses gráficos da tensão pelo tempo..

Formasdeonda.jpg

A primeira delas é a forma de onda senoidal pura, que é exatamente a que a rede elétrica lhe entrega. Ao medir com multímetro esse tipo de forma de onda esse multímetro vai lhe dar a tensão correta dai pois ele é concebido e ajustado para esse ler esse tipo de forma de onda..

Como o no-break se for minimamente decente, em vez de entregar aquele tipo de senoide, que seria o correto, entrega esse segundo tipo, chamado de forma de onda retangular. Seu multímetro vai fazer a leitura errada da tensão pela diferença do fator de forma de onda.. Esse tipo de forma de onda não é nada aconselhável para alimentar uma série de equipamentos, com transformador na entrada, ou com motores etc..  Modernas fontes de PC, com PFC ativo, também não se dão bem com esse tipo de forma de onda retangular. Alguns fabricantes ou de fontes ou de no-breaks chegam a avisar e aconselhar não usar esse tipo de no-break com essas fontes de PC..

Se você tiver um multímetro com a função (ou operação) True RMS ele sim conseguirá medir de modo correto e lhe mostrar a tensão RMS efetiva de diferentes formas de onda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...