Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperar dados de hd formatado


Ir à solução Resolvido por Headstock Holmes,

Posts recomendados

Salve senhores.

Em um pc com windows 8.1, mostrava o disco como 5oogb. Precisei fazer a formatação e como o sistema ainda era o original de fabrica, precisei converter o formato que era GPT. Após usar o comando "clean" no DiskPart, instalei o windows 7. Haviam duas partições e agora há somente uma. Outro ponto é que o disco sempre apareceu como 5oogb e agora mostra somente 290gb, e mesmo no diskpart mostra apenas uma partição. O detalhe é que preciso recuperar alguns arquivos que estavam no volume que eu utilizava como D. É possivel recuperar esses arquivos? Já usei o GetDataBack e não resolveu. É possível fazer a partição que desapareceu aparecer novamente? É possível que o sistema tenha mostrado 5oogb de disco e ele ser bem menor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Headstock

 

Acredito que se a partição que estava os dados foi apagada.. não há o que fazer... a não ser que você tente levar em alguma empresa especializada( que não é barato)

 

Se tu apagou sem querer a partição já era...   Deverias ter feito o backup antes de fazer as mudanças.

 

Certamente os outros 250GB de partição que tinhas foi pro saco. Provavelmente se entrar no setup de instalação do windows no momento do boot, ou dar um boot no linux com live e utilizar o qparted, verás que 250GB de partição pode não estar mais alocada... ou seja, terias que criar a partição novamente com o tamanho máximo dele de 250GB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Headstock

 

Os dados que estavam na partição deletada se perderam. Não tem como recuperar algo que foi praticamente destruído.

 

Vou tentar dar um exemplo bem banal que possas entender o que acontece.

 

Vamos imaginar uma pizza.

 

Particionamos a pizza em 2.  

 

Você guarda as duas metades da pizza na geladeira. 

A qualquer momento você pode acessar qualquer uma das metades.

 

Mas aí você sem querer jogou fora uma das metades.

 

A que ficou na geladeira, continua ali.. podes acessar ela e todos os ingredientes contido nela.

A que jogou fora, fica inacessível, não dá para comer,  irrecuperável.

 

Voltando da analogia, A partição que foi deletada, se perdeu.. juntamente com os dados contidos nela. não tem como recuperar.

 

Mas aí você disse que seu HD é de 500GB mas só mostra 250GB. 

Sim, por que uma das partições foi deletada, o sistema não reconhece partição  não-alocada. Ou seja, para o sistema, aquela partição não existe, mas tem espaço para que ela exista.

Para reconhecer esta outra partição, é preciso aloca-la. 

Para fazer isso, pode ser:

  • pelo windows, no gerenciador de disco
  • pelo linux usando o programa qparted
  • ou apenas dando um boot do instalador do windows, ou seja, por DVD ou pendrive.

 

Não vou mostrar os processos neste meu post, primeiro vou esperar seu retorno e me dizer se entendeu... depois eu coloco como se faz se quiser :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@dif meu velho... Felizmente consegui recuperar todos os meus arquivos. Usei o RECUVA, programa muito eficiente na recuperação e de fácil operação, totalmente intuitivo. Não sei se já existe algum tópico sobre ele aqui no fórum, mas fica aqui uma sugestão. Quanto ao meu disco, verifiquei pelo modelo: Toshiba MQ01ABF32, e constatei para minha surpresa que ele é de 320GB e não de 500. Ainda não entendi como foi que comprei esse gato por lebre. Sendo assim, a leitura de 298gb está correta, uma vez que há alguns espaços que nunca conseguimos acessar no disco.

 

O mais importante eu consegui, que eram os dados que estavam no volume (D:). 

Enfim... mais um saldo da "excepcional atualização windows 10", que desta vez, teve um final feliz (ou não).

 

Abraço ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!