Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com R7 260x Windforce


Posts recomendados

Boa tarde, galera. Tudo bem?

 

Seguinte, faz umas 2 semanas que comprei um PC Gamer, peça por peça, e montei por conta própria. Aparentemente correu tudo bem, mas na hora de rodar os jogos é os problemas começaram a surgir.

 

A Placa de Vídeo anda dando diversos problemas, que variam sempre que abro e fechou o jogo (podendo ser o mesmo jogo ou diferentes jogos), e alguns deles são: Tela piscando, queda drástica de FPS, artefatos e bugs gráficos pela tela, congelamentos, desempenho muito baixo e às vezes quadradinhos com imagens de outros programas ou da area de trabalho formando um xadrez em cantos da tela. 

 

Procurei no google e tudo que encontrei foi um pessoal dizendo que a placa de vídeo está morrendo e que é melhor comprar outra, mas se comprei essa recentemente, como pode já estar morrendo?  :(

 

Tentei reinstalar o driver várias vezes e, cada vez que reinstalo, um problema novo surge. Não sei mais o que fazer. 

 

Alguém pode me ajudar?

 

Minha config. é:

 

Gigabyte GA970a DS3P

AMD FX-6300 Black

R7 260X WindForce Rev. 2.0

1x8GB Corsair Vengeance

Fonte Corsair 500w 80plus

 

Segue imagens de alguns problemas que me deparei.

post-648873-0-19441600-1439320790_thumb.

post-648873-0-59937500-1439320793_thumb.

post-648873-0-75787800-1439320796_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Desinstale totalmente os drivers de vídeo com o programa abaixo, após reinicie o sistema e baixe a ultima versão disponível para a sua VGA no site da AMD.

http://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

 

Se o problema persistir, teste a placa de vídeo em outro computador. Se mesmo assim ela ainda apresentar problemas, acione a garantia e peça uma placa nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desinstale totalmente os drivers de vídeo com o programa abaixo, após reinicie o sistema e baixe a ultima versão disponível para a sua VGA no site da AMD.

http://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

 

Se o problema persistir, teste a placa de vídeo em outro computador. Se mesmo assim ela ainda apresentar problemas, acione a garantia e peça uma placa nova.

 

Fiz esse procedimento novamente e o problema persiste. Não tenho como testar a placa em outra máquina, já que essa é a única que tenho. Não sei mais o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fiz esse procedimento novamente e o problema persiste. Não tenho como testar a placa em outra máquina, já que essa é a única que tenho. Não sei mais o que fazer.

Sem testar em outro PC não da para te dizer com exatidão se o problema é na VGA, mas aparenta ser. Não tem nenhum amigo seu ou parente que possa te deixar testar a VGA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem testar em outro PC não da para te dizer com exatidão se o problema é na VGA, mas aparenta ser. Não tem nenhum amigo seu ou parente que possa te deixar testar a VGA?

 

Minha esperança é de que seja só um problema de instalação e não algum defeito na placa. Há algum procedimento seguro a ser seguido pra instalar a VGA? Usei o programa que passou em modo de segurança mas não consegui instalar o driver por lá, só no modo normal. Há chance desse problema ser do processador? Desculpe a ignorância mas, não é preciso um driver para o processador, certo?

 

Tenta utilizar em outros jogos também, de preferência originais e/ou que demandem menos esforço da vga.

 

Faz quanto tempo que comprou a placa ? Se foi pela internet tens 7 dias para devolver por DESISTENCIA. Tenta entrar em contato com a loja para saber sobre garantia.

 

Já fiz isso, já rodei desde jogos antigos até Batman Arkham Knight e Lords of Fallen, todos apresentam o mesmo problema uma hora ou outra. O curioso é que em alguns momentos os jogos rodam perfeitamente, em outros o desempenho cai muito e começam a surgir os artefatos na tela. Notei que em jogos que usam versões diferentes do Direct X, o jogo apresenta problemas diferentes ou problemas mais frequentes. Comprei a placa tem umas 2 semanas, agora só se eu apelar para a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apelar ? kkkkkkkkkk Dependendo da loja é bem tranquilo, já fiz trocas por incopatibilidade desistencia e garantia na Kabum e foi super tranquilo. Depende tudo da loja que comprou.

 

O meu problema é esperar 30 dias ou mais pra voltar da assistência técnica. Como minha placa-mãe não tem video onboard, eu ficaria sem pc por todo esse período. 

 

Ainda estou torcendo para que seja um problema de software mesmo, já que reinstalei o driver mais uma vez e ele parece estar funcionando melhor, porém, alguns artefatos ainda aparecem na tela vez ou outra. Mas bem melhor do que quando tirei essas prints.

 

Uma coisa que está acontecendo também é de algum jogo travar e eu receber a mensagem "O driver de vídeo parou de responder e se recuperou". São tantos problemas que até desanima ter gasto tanto com um PC.  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava fazendo um teste aqui e percebi que esses artefatos aparecem, aparentemente, só quando eu ativo o AMD Overdrive ou faço OC pelo Afterburner, mas se eu não faço eu tenho um desempenho um pouco baixo e ainda acontece de dar umas quedas de fps. Tomb Raider no ultimate, por exemplo, roda entre 50 a 58 fps mas tem quedas pra 20 fps ou menos. O mesmo pra todos os jogos. Desanima um pouco porque já vi gameplays, com a mesma placa mas processadores mais fracos e menos memória rodando tudo tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomb Raider no ultimate, por exemplo, roda entre 50 a 58 fps mas tem quedas pra 20 fps ou menos. O mesmo pra todos os jogos.Desanima um pouco porque já vi gameplays, com a mesma placa mas processadores mais fracos e menos memória rodando tudo tranquilamente.

 

E você instalou todas as atualização para o jogo? Tomb Raider tem uma série de patchs que corrigem problemas relacionados a performance in game. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem falar nesse OC aí, quais parametros tu mudou ???

 

Segui os parâmetros usados pelo site LegitReviews, aumentando para 1225MHz o core clock e 1800MHz a memória.

 

Lá, diz o seguinte: "The AMD Radeon R7 260X 2GB comes clocked at 1100MHz on the core and 1625MHz on the memory. You can go up to 1320MHz on the core and 1800MHz on the memory in AMD OverDrive. We were easily able to overclock the AMD Radeon R7 260X to 1225MHz on the core and 1800MHz on the memory. With these clock speeds we were able to get solid gaming performance without any tearing or artifacts."

 

No caso, como a minha é o modelo Windforce Rev.2.0, ela já vem com um clock maior de fábrica (1188MHz). Isso já deveria ser o bastante pra rodar os games, mas não é o que sinto.

 

E você instalou todas as atualização para o jogo? Tomb Raider tem uma série de patchs que corrigem problemas relacionados a performance in game. 

 

Eu jogo pela steam, ela já disponibiliza todas as últimas atualizações, e esse problema não é exclusivo do Tomb Raider. Outro que acontece isso, por exemplo, é o Star Wars: Force Unleashed 2 que é relativamente antigo e tem essas quedas de fps. Não duram muito, coisa de meio segundo, mas da pra sentir. 

 

Poderia isso ser gargalo com o processador? Meio que exclui essa hipótese porque é certo de que um FX6300 suporta a VGA, mas nunca se sabe. Aliás, o problema pode estar envolvido, de alguma maneira, com o processador e não com a VGA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava fazendo um teste aqui e percebi que esses artefatos aparecem, aparentemente, só quando eu ativo oAMD Overdrive ou faço OC pelo Afterburner

 

Se o surgimento de problemas como o aparecimento de artefatos só são reproduzidos quando você faz overclock é evidente que o chip gráfico e/ou a memória não estão suportando o aumento de frequência, se um usuário faz overclock e não consegui operar com estabilidade a lógica é simples!

 

 

Segui os parâmetros usados pelo site LegitReviews, aumentando para 1225MHz o core clock e 1800MHz a memória.

 

Lá, diz o seguinte: "The AMD Radeon R7 260X 2GB comes clocked at 1100MHz on the core and 1625MHz on the memory. You can go up to 1320MHz on the core and 1800MHz on the memory in AMD OverDrive. We were easily able to overclock the AMD Radeon R7 260X to 1225MHz on the core and 1800MHz on the memory. With these clock speeds we were able to get solid gaming performance without any tearing or artifacts."

 

 

O problema é que cada Wafer de silício é único, o que você obtém de overclock com um chip não será necessariamente alcançado com outro, isso funciona para processadores e GPU's, não existe receita pronta para overclock e certamente o problema que você tem é o OC, não há defeito em placa de vídeo em que removendo os parâmetros de overclock as anomalias desaparecem, isso é sintoma de instabilidade por aumento de frequência além do que o processador gráfico pode suportar com determinada tensão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Como o @Dimitriusbueno disse, cada chip é diferente. Enquanto algumas pessoas conseguem subir muito a placa a uma cerca frequência sem enfrentar problemas, outras enfrentam problemas com um leve aumento. Você não deve "copiar" o OC que alguem faz. Coloque a placa em stock, e vá subindo a frequência aos poucos. Vá testando e quando travar ou apresentar artefatos, suba a tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o surgimento de problemas como o aparecimento de artefatos só são reproduzidos quando você faz overclock é evidente que o chip gráfico e/ou a memória não estão suportando o aumento de frequência, se um usuário faz overclock e não consegui operar com estabilidade a lógica é simples!

 

 

 

O problema é que cada Wafer de silício é único, o que você obtém de overclock com um chip não será necessariamente alcançado com outro, isso funciona para processadores e GPU's, não existe receita pronta para overclock e certamente o problema que você tem é o OC, não há defeito em placa de vídeo em que removendo os parâmetros de overclock as anomalias desaparecem, isso é sintoma de instabilidade por aumento de frequência além do que o processador gráfico pode suportar com determinada tensão.

 

Mas chega a ser o caso de pedir a troca da placa? Porque se placas desse modelo podem chegar até X de desempenho, seria ideal que o minha alcançasse o mesmo, não? 

 

Como o @Dimitriusbueno disse, cada chip é diferente. Enquanto algumas pessoas conseguem subir muito a placa a uma cerca frequência sem enfrentar problemas, outras enfrentam problemas com um leve aumento. Você não deve "copiar" o OC que alguem faz. Coloque a placa em stock, e vá subindo a frequência aos poucos. Vá testando e quando travar ou apresentar artefatos, suba a tensão.

 

Fazendo testes pelo Afterburner, consegui aumentar pra 1202MHz o core clock e 1702MHz a memória sem que artefatos surgissem na tela. Desse desempenho que consigo alcançar, pro que seria "ideal" de acordo com o site que consultei, a diferença é visivelmente muito grande? Ou seja, de 1225MHz o core clock e 1800MHz a memória para 1202MHz e 1702MHz? É possível fazer aumento de tensão pelo Afterburner ou me indica algum outro programa para fazer isso e o OC? Tem o próprio da Gigabyte, mas não me parece funcionar direito.

 

A queda de FPS ainda permanece em alguns jogos, não são todos agora mas ainda acontece. Como é o caso de L4D2 e Sniper Elite. Tudo lindo rodando a 60 FPS e BAM! Cai pra 17 a 20fps, é bem estranho e tenho medo de que seja alguma coisa com o processador ou memória. Poderia ser alguma outra coisa?

 

Resumindo, minha preocupação agora é: Aciono a garantia ou tento contornar o problema aumentando tensão/parametros do OC até onde for possível sem surgir artefatos? Esses pequenos "gargalos" podem ser provenientes de algum defeito NA placa/processador/memória ou é só alguma configuração errada mesmo?

 

Agradeço MUITO à ajuda de todos até agora, e principalmente a atenção de todos. Sinto que estamos chegando lá! HAHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas chega a ser o caso de pedir a troca da placa? Porque se placas desse modelo podem chegar até X de desempenho, seria ideal que o minha alcançasse o mesmo, não?

 

Depende, o desempenho é impulsionado por uma série de fatores, os reviews que você leu certamente utilizavam como base outra configuração de processador, talvez memórias com clock maior etc. O seu processador pode dar conta da placa de vídeo mas isso não significa que um CPU topo de linha não faria incrementar alguns frames acima do que você tam aí, é necessário observar se as quedas de FPS que você relatou acometem o tempo inteiro de gamaplay ou ocorrem apenas em  partes específicas do jogo, se eu estou jogando Tomb Raider com uma média de 50 frames é natural que em determinados trechos do cenário ocorra uma redução de quadros por segundo, isso é influenciado pela presença de texturas de maior qualidade em determinados pontos, maior concentração de inimigos na tela e outros fatores, o que não pode ocorrer é uma queda permanente de FPS, se estavas jogando com média de 50 frames por 15 minutos repentinamente cai para 20 e segue assim todo o periodo de jogo. A placa de vídeo que você possui e a configuração como um todo são intermediárias, não se pode superdimensionar uma performance incompatível com o seu conjunto de hardware.

 

 

A queda de FPS ainda permanece em alguns jogos, não são todos agora mas ainda acontece. Como é o caso de L4D2 e Sniper Elite. Tudo lindo rodando a 60 FPS e BAM! Cai pra 17 a 20fps, é bem estranho e tenho medo de que seja alguma coisa com o processador ou memória. Poderia ser alguma outra coisa?

 

A taxa cai para 20 FPS e se mantém permanentemente assim ou saindo de determinado ponto do jogo ela volta a subir? - Você tem que compreender que existem partes do gameplay onde naturalmente existe uma exigência maior da GPU e do CPU, nessa situação pode ser natural uma queda com um hardware modesto mas depois ela volta a subir, não poderia passar de 50 para 20 FPS e ficar assim o tempo todo, use a cabeça e tente discernir se a diminuição da taxa de quadros não ocorre só em trechos específicos do cenário, locais com maior concentração de inimigos e maior abundância de detalhes gráficos.

 

 

 

Fazendo testes pelo Afterburner, consegui aumentar pra 1202MHz o core clock e 1702MHz a memória sem que artefatos surgissem na tela. Desse desempenho que consigo alcançar, pro que seria "ideal" de acordo com o site que consultei

 

Cada chip gráfico que saí da fábrica é único, teremos com isso placas que apresentarão diferentes potenciais para overclock, não existe o que seria ideal porque temos nesse caso um "jogo" de sorte, você não deve ficar atrelado ao que viu em sites de benchmark buscando a todo custo atingir o mesmo patamar, pode utilizar o MSI Afterburn para o aumento na tensão do GPU e da memória e com isso tentar impulsionar o rendimento mas existe limite, a placa que você comprou não é a Topo de linha   

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende, o desempenho é impulsionado por uma série de fatores, os reviews que você leu certamente utilizavam como base outra configuração de processador, talvez memórias com clock maior etc. O seu processador pode dar conta da placa de vídeo mas isso não significa que um CPU topo de linha não faria incrementar alguns frames acima do que você tam aí, é necessário observar se as quedas de FPS que você relatou acometem o tempo inteiro de gamaplay ou ocorrem apenas em  partes específicas do jogo, se eu estou jogando Tomb Raider com uma média de 50 frames é natural que em determinados trechos do cenário ocorra uma redução de quadros por segundo, isso é influenciado pela presença de texturas de maior qualidade em determinados pontos, maior concentração de inimigos na tela e outros fatores, o que não pode ocorrer é uma queda permanente de FPS, se estavas jogando com média de 50 frames por 15 minutos repentinamente cai para 20 e segue assim todo o periodo de jogo. A placa de vídeo que você possui e a configuração como um todo são intermediárias, não se pode superdimensionar uma performance incompatível com o seu conjunto de hardware.

 

 

 

 

A taxa cai para 20 FPS e se mantém permanentemente assim ou saindo de determinado ponto do jogo ela volta a subir? - Você tem que compreender que existem partes do gameplay onde naturalmente existe uma exigência maior da GPU e do CPU, nessa situação pode ser natural uma queda com um hardware modesto mas depois ela volta a subir, não poderia passar de 50 para 20 FPS e ficar assim o tempo todo, use a cabeça e tente discernir se a diminuição da taxa de quadros não ocorre só em trechos específicos do cenário, locais com maior concentração de inimigos e maior abundância de detalhes gráficos.

 

 

 

 

Cada chip gráfico que saí da fábrica é único, teremos com isso placas que apresentarão diferentes potenciais para overclock, não existe o que seria ideal porque temos nesse caso um "jogo" de sorte, você não deve ficar atrelado ao que viu em sites de benchmark buscando a todo custo atingir o mesmo patamar, pode utilizar o MSI Afterburn para o aumento na tensão do GPU e da memória e com isso tentar impulsionar o rendimento mas existe limite, a placa que você comprou não é a Topo de linha   

 

Entendo que em diversos jogos, existem locais ou situações (como muitos inimigos na tela) que exigem mais do PC e há essas quedas de FPS. No caso, acontecia de pequenas travadas por nada em ambientes sem muita ação ou com o jogo parado mesmo. Porém, percebi que isso só acontece quando começo a usar a placa  e depois que ela vai "esquentando" o fps permanece estável na maior parte do tempo. Não tinha jogado ainda por um período de tempo maior, já que só estava abrindo os games pra fazer testes e tudo mais. 

 

Desisti de querer fazer OC na placa e decidi aceitar o desempenho de fábrica mesmo, que já vem com OC. O problema agora é que, depois de 4 horas de uso e com a placa em "stock" os retângulos pretos com vários quadradinhos começaram a aparecer na tela novamente. Chequei a temperatura e se realmente estava com o OC desabilitado, tudo nos conformes. O que pode ser isso? De alguma forma, as tentativas de OC anteriores podem ter prejudicado a placa? Isso aconteceu só em dois jogos até agora e nenhum deles é atual (How to Survive e Burnout Paradise), já no Tomb Raider está tudo certo até então. 

 

Série Fx não limitaria uma 260x não, se fosse um dual core antigo daí sim.

Muitos jogos craqueados podem dar quedas de fps, tô jogando gta v e em qualquer resolução e qualidade há quedas bruscas de fps.

 

Eu não jogo nada craqueado, sempre faço um esforcinho pra comprar pela steam e não ter dor de cabeça. APARENTEMENTE, só tenho essa queda de fps quando começo a usar a placa no dia, depois fica tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...