Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compro i5 3330 (3ª geração) ou o i5 4460 (4ª geração)?


Posts recomendados

Eu não uso o pc para trabalhar, apenas para uso pessoal (navegar na net, ver filmes, jogar, etc...), e eu quero fazer um upgrade no meu pc para rodar jogos mais pesados, como: GTA V, BF4, etc.

 

Tenho uma mobo com LGA 1155 e gostaria de saber se vale a pena comprar uma mobo com LGA 1150 para usar um i5 de 4ª geração? O desempenho de um i5 4ª geração é muito melhor que um i5 3ª geração? Qual i5 comprar (tanto pra LGA 1155 quanto pra LGA 1150)?

 

Configuração do meu PC atual:

 

Pentium G2020

GA-H61M-S1

Radeon HD 7850 2GB GDDR5

4GB de ram ddr3

500GB de HD

 

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Um i5 de 4° geração seria melhor, pois seria uma plataforma mais nova e com recursos mais recentes. Porém se a grana ta curta, pode pegar um de 3° geração mesmo, o desempenho dos i3/i5/i7 de 2°/3°/4° geração é muito semelhante em jogos.

 

Lembrando que para rodar estes jogos que citou com bom desempenho, é necessário 8GB de RAM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua placa deve ter no máximo uns 2 anos de uso.
Se ela estiver funcionando bem, eu pessoalmente optaria por somente em trocar o processador para um de terceira geração (Ivy Bridge).

Quanto aos jogos, um ivy bridge já atenderia bem.
Se não me engano, a diferença de desempenho de sair de um Ivy para um Haswell seria somente de 5% - 10% para o mesmo clock.

Eu economizaria a grana extra da nova placa ou senão investiria em outros itens do pc como memória, HD ou SSD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo LGA 1155 e LGA 1150 nao sao modelo de placa-mãe, mas sim de Socket.

Eu sei disso, por isso disse "(Tenho uma mobo com LGA 1155(...)"

 

Um i5 de 4° geração seria melhor, pois seria uma plataforma mais nova e com recursos mais recentes. Porém se a grana ta curta, pode pegar um de 3° geração mesmo, o desempenho dos i3/i5/i7 de 2°/3°/4° geração é muito semelhante em jogos.

 

Lembrando que para rodar estes jogos que citou com bom desempenho, é necessário 8GB de RAM.

Eu levaria 2 meses para conseguir grana pra comprar uma placa mãe que suporte i5 de 4ª geração, acha que valeria a pena? 

Eu já encomendei +4gb de ram.

Obrigado pelas dicas amigo

 

Sua placa deve ter no máximo uns 2 anos de uso.

Se ela estiver funcionando bem, eu pessoalmente optaria por somente em trocar o processador para um de terceira geração (Ivy Bridge).

Quanto aos jogos, um ivy bridge já atenderia bem.

Se não me engano, a diferença de desempenho de sair de um Ivy para um Haswell seria somente de 5% - 10% para o mesmo clock.

Eu economizaria a grana extra da nova placa ou senão investiria em outros itens do pc como memória, HD ou SSD.

Ela tem uns 4 anos +/-, tem alguns fatores nela que me incomodam um pouco, como o posicionamento de alguns conectores que são em lugares meio "difíceis" de se acessar, mas ela não tem nem um problema que me preocupe muito, só não sei se deveria esperar uns 2 meses e investir em uma mobo com suporte aos processadores de 4 geração. :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 anos já seriam um tempo significativo em que as pessoas até trocam de plataforma.

Eu diria que a opção seria mais pessoal, pensar no melhor custo benefício ou partir para uma plataforma mais nova.
De qualquer forma, mesmo o Haswell daqui algum tempo vai ficar obsoleto também.

 

No caso da grana ser curta, eu pessoalmente partiria para o melhor custo benefício.

A grana economizada poderia ser melhor utilizada para algum up ou substituir alguma peça que possa vir a falhar.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 anos já seriam um tempo significativo em que as pessoas até trocam de plataforma.

Eu diria que a opção seria mais pessoal, pensar no melhor custo benefício ou partir para uma plataforma mais nova.

De qualquer forma, mesmo o Haswell daqui algum tempo vai ficar obsoleto também.

 

No caso da grana ser curta, eu pessoalmente partiria para o melhor custo benefício.

A grana economizada poderia ser melhor utilizada para algum up ou substituir alguma peça que possa vir a falhar.

 

 

Eu to pensando seriamente em comprar o i5 3330 mesmo e ao invés de gastar com uma nova placa mãe, investir em um HD/SSD/Gabinete sei lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

4 anos de uso? Eu investiria em uma plataforma nova. Se pensa em usar um SSD nessa placa mãe aí, saiba que a velocidade dele vai ficar limitada a 300MB/s, enquanto em uma placa mãe com suporte a SATA3 de 6GB/s ele funcionaria em desempenho máximo, que é de 540MB/s, ou seja, na sua placa mãe ele teria perda de 45% de desempenho.

 

Por este e outros motivos, eu recomendaria investir em um i5 de 4° geração e placa mãe H97 (o combo ficaria em R$ 1200).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 anos de uso? Eu investiria em uma plataforma nova. Se pensa em usar um SSD nessa placa mãe aí, saiba que a velocidade dele vai ficar limitada a 300MB/s, enquanto em uma placa mãe com suporte a SATA3 de 6GB/s ele funcionaria em desempenho máximo, que é de 540MB/s, ou seja, na sua placa mãe ele teria perda de 45% de desempenho.

 

Por este e outros motivos, eu recomendaria investir em um i5 de 4° geração e placa mãe H97 (o combo ficaria em R$ 1200).

 

Em jogos uma maior velocidade do disco não significaria melhor FPS.

O que se teria seria uma maior velocidade nos tempos de boot e load.

Durante jogos o acesso ao disco é pouco.

No uso cotidiano (real-world) não se veria uma diferença de desempenho que seja realmente significativa.

Veja testes de uso cotidiano entre SATA 3 Gb/s e 6 Gb/s aqui e aqui.

 

Eu to pensando seriamente em comprar o i5 3330 mesmo e ao invés de gastar com uma nova placa mãe, investir em um HD/SSD/Gabinete sei lá...

 

A sugestão do colega sobre a nova placa H97 teria suas vantages: USB 3, mais slots de memória (max 32 GB), 2 portas SATA a mais, mais conectores de fans de gabinete.

Segundo a Gigabyte placas H97 possuem suporte ao Windows 10. Fonte aqui.

A troca dependeria mais da intenção da pessoa, se funcionalidades extras da placa serão aproveitadas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Em jogos uma maior velocidade do disco não significaria melhor FPS.

O que se teria seria uma maior velocidade nos tempos de boot e load.

Durante jogos o acesso ao disco é pouco.

No uso cotidiano (real-world) não se veria uma diferença de desempenho que seja realmente significativa.

Veja testes de uso cotidiano entre SATA 3 Gb/s e 6 Gb/s aqui e aqui.

 

 

A sugestão do colega sobre a nova placa H97 teria suas vantages: USB 3, mais slots de memória (max 32 GB), 2 portas SATA a mais, mais conectores de fans de gabinete.

Segundo a Gigabyte placas H97 possuem suporte ao Windows 10. Fonte aqui.

A troca dependeria mais da intenção da pessoa, se funcionalidades extras da placa serão aproveitadas.

 

Quando eu disse que um SSD traria mais frames?

Desde quando placa mãe precisa ter escrito nas especificações que roda tal sistema? Eu hein!

Placa mãe H97 é voltada ao uso gamer, pois possui melhor distribuição elétrica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu disse que um SSD traria mais frames?

Desde quando placa mãe precisa ter escrito nas especificações que roda tal sistema? Eu hein!

Placa mãe H97 é voltada ao uso gamer, pois possui melhor distribuição elétrica.

 

Desculpe, não tive intenção de ser rude.

Tive intenção de mencionar que no uso prático, embora o SSD tenha velocidade limitada não teria um impacto muito significativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem necessidade de trocar a placa mãe agora... O mais importante para jogos aí seria a memória....dual channel de 2x4gb + um i5

Li muita gente falando da placa nova por causa do usb3 e sata6... Isso aí não faz diferença alguma... As placas mais novas com h97 z97 z77 h77 entre outras tem diferencia nas tecnologias novas de gerenciamento de tráfego de dados na placa... Ou seja..nos I/Os e outras tecnologias voltadas diretamente a arquitetura da placa... Também com a alimentação da placa...como o colega citou a posts atrás...

SSD tem traz um ganho de desempenho visível no uso geral da máquina...FPS você não vai ganhar.. Mais você vai ter um ganho em tempo de carregamento dos jogos e depende do do HD é bem significante.

é de se pensar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entre sandy-bridge, Ivy Bridge e Haswell(2ª,3ª e 4ª geração) a diferença não passa de 8-13% em performance geral, até mesmo um i5-2500/2500K seria ótimo para games.

 

 

COMO a intel foi "c* doce" e só lançou CPUs com economia de energia/foco para GPU Onboard na 5ª geração, que é compatível com o 1150,(depois pulou para 6ª gerção que usa 1151) não faz muito sentido para quem tem um 1155 trocar a plataforma inteira para ganhar 8% de performance(isso que é performance em produtividade, em games não dá 5%), pegue logo um 3330(recomendo um 3460) e seja feliz, rode os mesmos games, da mesma forma, e gaste menos, no futuro, daqui uns 2-3 anos troque para uma plataforma nova recém-lançada.

 

 

eu mesmo queria trocar meu i3zinho ivy por um haswell para esperar a 5ª geração do i5 sair e pegar o mais brabo, assim ganhando "imunidade" em games por uns 4 anos, depois que ví que saiu aqueles i7 5770c e 5775c que levam pau de um i7 4770 eu desisti, vou acabar pegando um i7-3770K, sai mais barato que pegar um i5 1150, e eu terei um "pequeno monstro" que vai me deixar rodar tudo no máximo por um bom tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!